O que a Bíblia ensina sobre fofoca? É pecado falar dos outros?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Quem nunca fez uma fofoca ou escutou uma, que atire a primeira pedra! A fofoca tem feito parte de nossa sociedade e é até mesmo aceita como algo natural, como algo que faz parte das relações humanas.

Mas o fato é que a fofoca sempre trouxe e traz muitos prejuízos não só para as relações, mas também para a nossa vida como um todo. Por isso, é muito importante saber o que a Bíblia ensina sobre fofoca, a fim de, como servos de Deus, sermos equilibrados a respeito disso e não seguirmos modismos mundanos e prejudiciais.

Mas antes, vamos definir o que é a fofoca. Segundo o dicionário online Priberam, significa:

“Fato ou coisa contada em segredo, sem conhecimento do(s) visado(s) ou sem conhecimento real ou efetivo”.

Em outras palavras, é falar da vida dos outros de uma forma negativa, revelar segredos das pessoas, de forma a propagar esses segredos de uma forma prejudicial e pelas costas; segredos e informações que nem sempre são verdadeiras e completamente reais.

O que a Bíblia ensina sobre fofoca?

(1) A palavra fofoca não aparece na Bíblia. No entanto, vários sinônimos dela aparecem. Por exemplo, em Levítico 19:16 a Bíblia nos orienta:

“Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR”.

Observe que o “mexerico” ou a “fofoca” é apontada aqui como algo que atenta contra a vida do próximo, daí a ordem de não sermos mexeriqueiros. A Bíblia também fala do maldizente (Provérbios 18:8) e do difamador (Provérbios 16:28). Todas essas palavras apontam para a fofoca.

(2) Além disso, observamos em diversos textos, sérias advertências a respeito de espalhar fofocas das pessoas. Em Provérbios 6:16 e 19 Deus diz que abomina tal ato:

“Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina (…) testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”.

Isso demonstra claramente o que a Bíblia ensina sobre a fofoca, ou seja, a Bíblia sempre a relaciona como algo mau, como um comportamento não aceitável.

Leia também: Foi apenas um comentário sem maldade

Os perigos da fofoca

(3) Outro fato bíblico muito importante é que a Bíblia nos indica que a nossa língua é perigosa. O texto de Tiago 3:6 nos mostra o quanto a língua é perigosa:

“Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”.

Esse é um texto forte que mostra que uma língua controlada pelo desejo da fofoca, da maledicência e de outros pecados da língua, tem grande poder de destruição não só da própria pessoa, mas também de outros.

(4) O servo de Deus é incentivado na Bíblia a controlar seus lábios, a resistir ao desejo de fofocar da vida dos outros. Antes, ele é incentivado a usar as palavras para abençoar:

“No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente” (Provérbios 10:19).

Isso mostra que se falamos muito e sem pensar, corremos o risco de pecarmos muito mais. O que a Bíblia ensina sobre fofoca? Este texto resume muito bem: “O mexeriqueiro (fofoqueiro) descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre” (Provérbios 11:13 – acréscimo meu entre parênteses).

Não podemos fazer comentários e julgamentos sobre o próximo?

(5) A Bíblia não proíbe que façamos comentários e analisemos questões que envolvem outras pessoas. Muitas vezes teremos de fazer isso em nossa família, trabalho, estudos, igreja, etc., a fim de nos posicionarmos sobre questões que envolvem outras pessoas.

Mas devemos ser sábios para não sermos propagadores de mentiras e acréscimos sobre fatos que envolvem outros.

Leia também: A Bíblia diz que o cristão não pode criticar?

E ainda devemos ter grande cuidado de não sermos propagadores de fatos (ainda que verdadeiros), mas que não edificam. Nossa postura deve ser sempre a de preservar a honra do próximo e de barrar quaisquer informações que não contribuam com a edificação.

Jesus mandou julgarmos as coisas baseados na reta justiça: “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça” (João 7:24).

Isso significa que não devemos fazer com o próximo aquilo que não gostaríamos que fosse feito conosco. Devemos ser corretos e íntegros e para sermos assim a fofoca não deve ter lugar em nossa vida.

 (6) Por isso, agora sabendo o que a Bíblia ensina sobre fofoca, quando aparecer alguma diante de nós, devemos ser sábios e rejeitá-la.

Seja quando ela nasce dentro de nós e cria um forte desejo de propagá-la, seja quando ela vem de outras pessoas com o desejo de que nós também saibamos e também propaguemos.

Não faça fofoca. E se você souber de uma fofoca, não seja um agente propagador dela.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp