5 pensamentos negativos que te afastam de Deus e como se libertar deles

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Sabemos que muitas vezes o nosso maior inimigo somos nós mesmos, especialmente os nossos pensamentos negativos.

Não é à toa que a Bíblia em um de seus textos mais lindos nos orienta: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).

Apesar dessa orientação ser uma boa orientação, nem sempre é fácil colocarmos ela em prática. A falta de cuidado com nós mesmos nos faz em muitos momentos esquecer de cuidar de nossos pensamos, daquilo que povoa nossa mente.

Pensamentos negativos que te afastam de Deus

Pensamentos têm o poder de se transformar em ações. E ações se tornam hábitos. E os hábitos constroem o nosso dia a dia, o que fazemos e por fim o que somos.

No meio de tantos tipos de pensamentos que podem ser destrutivos para a nossa fé em Deus, existem cinco que realmente levam a pessoa a se afastar de Deus. Precisamos identificá-los e eliminá-los, e vamos aprender isso agora.

Pensamento 1: Amanhã eu leio a Bíblia e oro

Esse pensamento é destrutivo porque sempre vê a vida com Deus para o amanhã e não para o hoje. O amanhã chega e mais uma vez é adiado para o próximo “amanhã”.

Isso leva pessoas a passarem dias, semanas, meses e até anos sem terem uma vida de profunda comunhão com Deus, sem lerem a Bíblia, sem orar com frequência, sem jejuar, sem participar ativamente da obra de Deus, pois sempre programam para o “amanhã” dedicar algum tempo e energia a Deus.

Solução: Comece agora, hoje. Mesmo que sua vida seja corrida, separe um pequeno tempo para começar a orar e ler a Bíblia. Coloque atividades espirituais em seu dia a dia. Não deixe para amanhã.

Pensamento 2: Eu não tenho tempo para fazer a obra de Deus

Esse pensamento é destrutivo porque ignora a missão que Deus deu a cada um. Pessoas que não enxergam que Deus tem uma missão de vida para elas tendem a ser apenas religiosas e frequentadoras dos bancos de igreja.

Não se levantam para ajudar, pois seu pensamento as convenceu de que elas realmente não têm tempo para fazer a missão que Deus lhes deu. Arrumam desculpas destrutivas que, com o tempo, destroem a sua fé, pois longe da vontade de Deus para as nossas vidas não existe bênção.

Solução: Comece a fazer a missão de Deus através de pequenas atitudes diárias. Ore por um perdido, por alguém que sofre. Interceda por um doente. Estenda a mão a alguém que precisa. Pequenas atitudes de serviço colocam a nossa mente no pensamento correto de servir a Deus e ao próximo.

Pensamento 3: Eu não tenho nenhum dom espiritual

Esse pensamento é destrutivo porque vem de uma baixa autoestima onde a pessoa olha para si mesma como sendo inferior e desnecessária.

Mas a Bíblia ensina que todos nós somos importantes para Deus e recebemos Dele algum dom para exercermos em Sua obra.

O que ocorre é que muita gente foca sua atenção em dons que aparecem mais (pregação, ensino, etc), mas se esquecem que a Bíblia também apresenta dom de exortação, de misericórdia, de contribuição, por exemplo. A obra de Deus precisa de todos os servos de Deus servindo onde Deus os chamou a servir.

Solução: Comece hoje a descobrir seu dom espiritual. Analise você mesmo, o que mais gosta, o que faz seu coração “queimar”. Converse com pessoas mais experientes que podem te ajudar a se encaixar no serviço do Senhor. Leia também: 5 dicas para descobrir seu dom espiritual e servir a Deus

Pensamento 4: As pessoas vão me julgar

Esse pensamento é destrutivo porque é paralisante. É um pensamento que leva a pessoa a ter medo de exercer sua fé no dia a dia com receio de ser julgada por outros.

Então ela não opina sobre questões da fé, não se posiciona, não questiona, não faz nada. Prefere ser alguém quase que um “cristão secreto” a ter que ser julgada por pessoas por conta de ser crente.

Solução: É preciso entender que julgar e ser julgado é algo natural e comum. Acontece o tempo todo. Somente quem se expõe é julgado pelas suas ações, no entanto, também somente quem se expõe alcança resultados!

Esconder-se para não ser julgado não te levará a ter bons resultados na vida e nem em sai fé. Aprenda com os julgamentos. Aproveite os positivos e rejeite os negativos.

Pensamento 5: Todo mundo tem seus pecados eu também tenho os meus

Esse pensamento é destrutivo porque parte do pressuposto de que se algo existe na vida de “todo mundo” então é normal existir na minha vida também.

Apesar de o pecado ser uma realidade em nossa vida, o servo de Deus não se conforma com ele. O fato de “todo mundo” ou uma grande maioria das pessoas viverem uma vida que desagrada a Deus não pode servir de desculpa para eu não lutar contra meus erros que desagradam a Deus.

Solução: Enxergue o pecado como ela realmente é: uma ofensa terrível a Deus e um destruidor de vidas. Nunca permita que sua mente ache um pecado normal. Não aceite esse tipo de pensamento.

Questione você mesmo, pense no que a Bíblia diz e expulse tais pensamentos de sua mente. Isso vai garantir que sua caminhada em direção a santidade seja produtiva e vitoriosa. Leia também: Controlar os maus pensamentos que inundam a mente?

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp