5 pensamentos negativos que te afastam de Deus e como se libertar deles

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Sabemos que muitas vezes o nosso maior inimigo somos nós mesmos, especialmente os nossos pensamentos negativos. Não é à toa que a Bíblia em um de seus textos mais lindos nos orienta: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8). Apesar dessa orientação ser uma boa orientação, nem sempre é fácil colocarmos ela em prática. A falta de cuidado com nós mesmos nos faz em muitos momentos esquecer de cuidar de nossos pensamos, daquilo que povoa nossa mente.

5 pensamentos negativos que te afastam de Deus e como se libertar deles

Pensamentos negativos que te afastam de Deus

Pensamentos têm o poder de se transformar em ações. E ações se tornam hábitos. E os hábitos constroem o nosso dia a dia, o que fazemos e por fim o que somos. No meio de tantos tipos de pensamentos que podem ser destrutivos para a nossa fé em Deus, existem cinco que realmente levam a pessoa a se afastar de Deus. Precisamos identificá-los e eliminá-los, e vamos aprender isso agora.

Pensamento 1: Amanhã eu leio a Bíblia e oro

Esse pensamento é destrutivo porque sempre vê a vida com Deus para o amanhã e não para o hoje. O amanhã chega e mais uma vez é adiado para o próximo “amanhã”. Isso leva pessoas a passarem dias, semanas, meses e até anos sem terem uma vida de profunda comunhão com Deus, sem lerem a Bíblia, sem orar com frequência, sem jejuar, sem participar ativamente da obra de Deus, pois sempre programam para o “amanhã” dedicar algum tempo e energia a Deus.

Solução: Comece agora, hoje. Mesmo que sua vida seja corrida, separe um pequeno tempo para começar a orar e ler a Bíblia. Coloque atividades espirituais em seu dia a dia. Não deixe para amanhã.

Pensamento 2: Eu não tenho tempo para fazer a obra de Deus

Esse pensamento é destrutivo porque ignora a missão que Deus deu a cada um. Pessoas que não enxergam que Deus tem uma missão de vida para elas tendem a ser apenas religiosas e frequentadoras dos bancos de igreja. Não se levantam para ajudar, pois seu pensamento as convenceu de que elas realmente não têm tempo para fazer a missão que Deus lhes deu. Arrumam desculpas destrutivas que, com o tempo, destroem a sua fé, pois longe da vontade de Deus para as nossas vidas não existe bênção.

Solução: Comece a fazer a missão de Deus através de pequenas atitudes diárias. Ore por um perdido, por alguém que sofre. Interceda por um doente. Estenda a mão a alguém que precisa. Pequenas atitudes de serviço colocam a nossa mente no pensamento correto de servir a Deus e ao próximo.

Pensamento 3: Eu não tenho nenhum dom espiritual

Esse pensamento é destrutivo porque vem de uma baixa autoestima onde a pessoa olha para si mesma como sendo inferior e desnecessária. Mas a Bíblia ensina que todos nós somos importantes para Deus e recebemos Dele algum dom para exercermos em Sua obra. O que ocorre é que muita gente foca sua atenção em dons que aparecem mais (pregação, ensino, etc), mas se esquecem que a Bíblia também apresenta dom de exortação, de misericórdia, de contribuição, por exemplo. A obra de Deus precisa de todos os servos de Deus servindo onde Deus os chamou a servir.

Solução: Comece hoje a descobrir seu dom espiritual. Analise você mesmo, o que mais gosta, o que faz seu coração “queimar”. Converse com pessoas mais experientes que podem te ajudar a se encaixar no serviço do Senhor. Leia também: 5 dicas para descobrir seu dom espiritual e servir a Deus

Pensamento 4: As pessoas vão me julgar

Esse pensamento é destrutivo porque é paralisante. É um pensamento que leva a pessoa a ter medo de exercer sua fé no dia a dia com receio de ser julgada por outros. Então ela não opina sobre questões da fé, não se posiciona, não questiona, não faz nada. Prefere ser alguém quase que um “cristão secreto” a ter que ser julgada por pessoas por conta de ser crente.

Solução: É preciso entender que julgar e ser julgado é algo natural e comum. Acontece o tempo todo. Somente quem se expõe é julgado pelas suas ações, no entanto, também somente quem se expõe alcança resultados! Esconder-se para não ser julgado não te levará a ter bons resultados na vida e nem em sai fé. Aprenda com os julgamentos. Aproveite os positivos e rejeite os negativos.

Pensamento 5: Todo mundo tem seus pecados eu também tenho os meus

Esse pensamento é destrutivo porque parte do pressuposto de que se algo existe na vida de “todo mundo” então é normal existir na minha vida também. Apesar de o pecado ser uma realidade em nossa vida, o servo de Deus não se conforma com ele. O fato de “todo mundo” ou uma grande maioria das pessoas viverem uma vida que desagrada a Deus não pode servir de desculpa para eu não lutar contra meus erros que desagradam a Deus.

Solução: Enxergue o pecado como ela realmente é: uma ofensa terrível a Deus e um destruidor de vidas. Nunca permita que sua mente ache um pecado normal. Não aceite esse tipo de pensamento. Questione você mesmo, pense no que a Bíblia diz e expulse tais pensamentos de sua mente. Isso vai garantir que sua caminhada em direção a santidade seja produtiva e vitoriosa. Leia também: Controlar os maus pensamentos que inundam a mente?

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão