Como controlar os maus pensamentos que inundam a mente?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: Eu tenho vivido alguns meses muito difíceis. Confesso que acho que até blasfemei contra o Espírito Santo. Eu não consigo controlar meus pensamentos. De repente me vem pensamentos horríveis na mente. Pensamentos ruins sobre mim, sobre Deus, sobre Jesus. Pensamentos de morte que me levam a tristeza e, às vezes, me fazem até chorar. O que posso fazer para mudar isso? Será que eu cometi o pecado imperdoável e não tem mais solução para mim. Como conseguir controlar os maus pensamentos que inundam a minha mente?

Cara leitora, creio que em primeiro lugar precisemos avaliar a sua situação. Creio que existem duas situações possíveis. A primeira e mais leve (que é a que vou analisar mais abaixo) é um descontrole na sua mente causado talvez por estresse, por algo difícil que você talvez passou na vida ou alguma coisa parecida. Esse tipo de situação ajuda você a não conseguir controlar os maus pensamentos. Essa situação foi uma espécie de gatilho e foi puxando outras, até você estar em um nível tão grande de cansaço emocional, que perde até o controle de seus pensamentos.

A segunda situação é você já estar com uma depressão ou mesmo alguma síndrome do pânico grave. Nesse caso seria bom que você procurasse um psicólogo a fim de te orientar ou mesmo algum apoio pastoral. Para você definir em qual das duas está, siga minhas orientações abaixo. Se o problema não melhorar e se resolver, procure ajuda profissional.

Como controlar os maus pensamentos que inundam a mente?

Como controlar os maus pensamentos?

(1) O nosso cérebro é um órgão extremamente poderoso que, além de controlar as nossas funções vitais, também nos permite interagir com o mundo à nossa volta. Ele faz isso através de estímulos, principalmente aqueles captados pelos nossos sentidos. Isso significa que quando existe um equilíbrio saudável nos estímulos que deixamos entrar em nosso cérebro, temos a tendência de termos uma mente mais saudável. Acontece que muitas vezes nosso cérebro é invadido por estímulos negativos ou por desequilíbrios hormonais. Isso faz com que haja certo descontrole na mente.

(2) Talvez seja esse o seu caso. Sua mente está cansada, estressada. Isso faz com que sentimentos como desânimo, tristeza e outros bem negativos, tomem certo controle. Resultante de todo esse estresse e cansaço, um descontrole mental é perfeitamente possível. É como, por exemplo, quando estamos muito cansados e não nos alimentamos direito. Costumamos ficar impacientes, nervosos e pouco dispostos a tratar as pessoas bem. É o mesmo caso. A pergunta é: como controlar e melhorar isso?

(3) Felizmente a Bíblia trata de uma forma bem interessante a respeito da forma com que devemos lidar com os maus pensamentos. Quero destacar aqui três coisas muito importantes que toda pessoa deve fazer para ter sua mente saudável e forte, para ter paz dentro da alma e conseguir controlar os maus pensamentos:

a) Descanse no cuidado de Deus. O nosso cansaço mental muitas vezes é fruto de muita ansiedade, de incertezas, dos impactos das dificuldades do dia a dia. Tudo isso impacta negativamente a nossa mente, trazendo descontrole a ela. A orientação bíblica é fazer o seguinte: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:6-7). É muito importante que tenhamos comunhão com Deus e falemos com Ele em oração, que desabafemos com Ele, que confiemos Nele. Isso gera um impacto positivo em nossa mente, pois Deus age nela, acalmando-nos e fazendo que vejamos a realidade do cuidado diário que Ele tem da nossa vida.

b) Cultive bons pensamentos. Da mesma forma que controlamos onde colocamos as mãos ou os pés para que não nos machuquemos, a Bíblia nos orienta a termos cuidado com aquilo que colocamos para dentro de nossa mente. Cultivar pensamentos positivos e proveitosos garantirá uma saúde mental muito maior. Veja o ensino bíblico: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8). Cultive o hábito de rejeitar pensamentos que não agradam ao Senhor.

c) Tenha um olhar positivo para a vida. Todos concordam que a vida não é fácil. Existem muitas tristezas e dores envolvidas na vida. O mundo também é um lugar cruel. É muito fácil começarmos a olhar para as coisas negativas, para as dores, para tudo aquilo que é difícil, e começarmos a cultivar um olhar desequilibrado e extremamente negativo das coisas e da vida. Ficamos como aquela pessoa que não consegue se agradar com um lindo dia de sol, antes, só consegue reclamar do calor que o sol produz. Ou quando num dia chuvoso só consegue ver os incômodos que a chuva pode trazer, ao invés das grandes bênçãos que a chuva representa para o nosso planeta. Esse olhar negativo reflete dentro da mente, fazendo com que os pensamentos dessa pessoa sejam extremamente negativos e prejudiciais. Por isso, olhe para a vida de uma forma positiva. Isso ajudará a eliminar os maus pensamentos.

E para finalizar, como você mencionou sobre essa questão de não saber se cometeu o pecado imperdoável, que a Bíblia chama de blasfêmia contra o Espirito Santo, leia este outro estudo que produzir para te orientar: Como saber se eu cometi o pecado imperdoável, a blasfêmia contra o Espírito Santo?

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão