O que significa ser frio ou quente em Apocalipse 3:15?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou estudando um pouco sobre as sete igrejas em Apocalipse e me chamou a atenção quando Jesus diz à igreja de Laodiceia: “quem dera fosses frio ou quente”. O que Jesus está querendo dizer aqui? É possível um cristão ser frio? Pode me ajudar a compreender melhor esses detalhes?

Cara leitora, esses sete escritos às sete igrejas que constam em Apocalipse são fascinantes, pois mostram uma visão de Jesus Cristo sobre os pontos positivos e negativos delas.

Vamos juntos compreender agora esses detalhes sobre a igreja de Laodiceia.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa ser frio ou quente em Apocalipse 3:15?

(1) O que chama a atenção nas falas de Jesus à igreja de Laodiceia é que ela não recebe nenhum elogio do Mestre, apenas críticas.

De fato, a situação dos que ali congregavam não era boa. Jesus começa sua série de repreensões, dizendo: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!” (Apocalipse 3:15).

É interessante notar que Jesus diz “conheço”. Ele é aquele que conhecia por dentro, por trás das máscaras, no interior, além das aparências.

Ele conhecia a essência daqueles crentes, sabia o que estava em seus corações naquele momento e o que os havia levado a desagradar ao Senhor!

(2) A citação de “frio ou quente” é bastante intrigante. O que conseguimos perceber de início é que não tem nada a ver com serem “crentes quentes” ou “crentes frios” no que se refere ao fervor espiritual.

Como poderia um crente ser frio e ser aceito por Jesus? Observe que no verso 16 ele os critica por serem “mornos” e no verso 15 orienta que sejam ou “quentes” ou “frios”, portanto, não temos aqui uma indicação de fervor ou frieza espiritual.

Mas o que Jesus está ensinando aqui, então?

(3) Para descobrirmos é importante conhecer um pouco do contexto da cidade de Laodiceia. Toda essa figura usada por Jesus possivelmente se refira a água que os moradores da cidade tinham à disposição.

Por receber água vinda de fontes distantes, conectadas à cidade por longos tubos, a água chegava ali morna. Você já bebeu água morna? É horrível!

Por outro lado, tínhamos naquela região cidades como Hierápolis, que tinha águas quentes e medicinais. Colossos, outra cidade ali próxima, tinha águas frescas e geladas que desciam das montanhas e, por isso, muito apreciadas.

(4) Dessa forma, é possível que Cristo esteja usando essa desagradável água da cidade para exortar essa igreja.

Ao invés de ser morna, como as águas que ali chegavam, eles deveriam ser quentes e medicinais como as águas de Hierápolis ou frescos e refrescantes como as águas de Colossos.

O foco do erro desses crentes é explicado a partir de Apocalipse 3:17: “pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” (Apocalipse 3:17).

Essa igreja havia se acomodado, fechou-se no seu poder financeiro, orgulho, egoísmo, distanciando-se do verdadeiro evangelho e do Senhor Jesus.

Ela não fazia mais a diferença (sendo igreja de Cristo) onde estava, era morna, intragável, causava ânsias no Senhor!

(5) Quando Jesus deseja que essa igreja fosse quente ou fria a está chamando a uma mudança. A fazer a diferença, a transformar-se para novamente ser bênção.

Jesus chama os irmãos dessa igreja a “comprar” o que de fato tem valor. Eles tinham muito dinheiro, podiam comprar muita coisa no mundo, mas se esqueceram que os tesouros que realmente permanecem são os tesouros nos céus (Mateus 6:19-20). Por isso, Jesus diz a eles:

“Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez…” (Apocalipse 3:18).

A mudança verdadeira só viria se eles voltassem novamente toda sua vida para Cristo!

(6) Por fim, o mais interessante é que essa crítica pesada feita por Jesus tinha o objetivo de discipliná-los para um retorno à verdade, mostrando a misericórdia e o amor do Senhor por eles:

“Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Apocalipse 3:19).

Corremos o risco de nos transformar em crentes “mornos”, por isso, precisamos sempre verificar em nossas vidas como está nossa conexão com Cristo, a fim de não permitir que a mornidão faça parte da nossa vida e sejamos para o Senhor um incômodo que cause náuseas e ânsia de vômito Nele!

Antes, como as águas quentes medicinais, ou como as águas frescas prazerosas que matam a sede, devemos fazer diferença positivamente sendo servos do Senhor fiéis a Ele e à missão que Ele nos deu a cumprir!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp