Posso fazer jejum de chocolate, refrigerante, tevê, etc? É bíblico?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta, Jejum | Imprimir Imprimir
Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como

Você Pergunta: Gostaria de saber sobre jejum: É valido jejuar de algo no qual eu goste muito, exemplo: chocolate, café, refrigerante, etc. E o jejum de coisas que não são alimento como não assistir tevê ou ficar sem entrar nas redes sociais? Deus aceita todos esses tipos de jejuns? O que a Bíblia nos ensina sobre isso?

Cara leitora, o jejum é um ato espiritual. Quando jejuamos estamos mostrando que a dependência de Deus e o próprio Deus são prioridades sobre qualquer prazer (licito) que possamos ter na carne. Daí o fortalecimento espiritual que ele traz na vida de quem o pratica. O jejum parece algo simples, mas não é, pois somos muito ligados aos prazeres (lícitos) da carne. Jejuar é sempre um desafio.

O padrão bíblico do jejum é o de alimentos. A grande maioria das passagens bíblicas que falam sobre jejum aponta para esse tipo. Por exemplo: “Buscou Davi a Deus pela criança; jejuou Davi e, vindo, passou a noite prostrado em terra. Então, os anciãos da sua casa se achegaram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis e não comeu com eles.” (2 Samuel 12. 16).

jejum de refrigerante, jejum de chocolate, jejum de televisão, jejum bíblico

Posso fazer jejum de chocolate, refrigerante, tevê, etc.?

Porém, temos também menção do jejum de alimento e de água, mas somente em casos mais especiais e por períodos menores (excetuando, é claro, o jejum de 40 dias praticamente sobrenatural de Moisés, Elias e Jesus). “Esdras se retirou de diante da Casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe, e lá não comeu pão, nem bebeu água, porque pranteava por causa da transgressão dos que tinham voltado do exílio.” (Esdras 10. 6)

Nesse sentido é importante ressaltar que o jejum deve sempre ser acompanhado de bom senso. Pessoas frágeis, de idade avançada, com problemas de saúde, ou que fazem trabalhos mais pesados, devem jejuar de uma forma que não as prejudique. Talvez essas pessoas devam optar por jejuns parciais, jejuns de algum tipo específico de alimento, etc. O que vale é aquilo que você combinar com Deus. Ele sabe seus limites e as intenções de seu coração. Jesus mostrou que jejuar é algo bem íntimo entre quem jejua e Deus: “Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (Mateus 6. 17)

E o jejum tirando coisas que gostamos muito, tipo: Café, chocolate, refrigerante? Vou ainda mais longe: E o jejum de tevê, de redes sociais, e outras coisas que não são alimento, são bíblicos?

Com relação aos jejuns de um tipo específico de alimento, não vejo problema, já que temos exemplos bíblicos desse tipo de jejum (Daniel 1. 8). É preciso apenas avaliar a intenção. Por exemplo, jejuar se abstendo de refrigerante para emagrecer e aproveitá-lo para o lado espiritual não é jejuar. Deixar de comer doce para controlar o diabetes e aproveitar como um jejum não é jejuar. O motivo da abstinência deve ser focado no lado espiritual. É claro que, em havendo a possibilidade jejuar com abstenção total de alimentos, este deve ser feito.

Temos na Bíblia pelo menos dois exemplos de jejum de coisas diferentes de alimento e água. O primeiro é o um jejum feito por Daniel, onde além de jejuar de alimentos, jejuou de passar um tipo de perfume: “Naquela ocasião eu, Daniel, passei três semanas chorando. Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma fragrância perfumada, até se passarem as três semanas. (Daniel 10. 2-3 – NVI). O segundo exemplo é uma orientação de Paulo a casais, que parece nos indicar abstinência por certo tempo com um propósito espiritual: “Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.” (1 Corintios 7. 5).

É importante observar que estes dois exemplos são pontuais e não a regra quando se trata de jejum nas Escrituras. No entanto, podemos ver que existe a possibilidade de fazermos outros tipos de jejuns, mas não em substituição do jejum de alimentos, que é um tipo de padrão nas escrituras.

Mesmo que você jejue de algo que não é alimento, em minha opinião, isso não deve ser uma regra, não deve substituir o jejum bíblico; deve ser feito apenas por algum motivo especial. A única exceção que vejo são as pessoas que não podem se abster de alimentos por período nenhum por alguma causa específica (uma doença, por exemplo). Essas não precisam ficar sem jejuar, mas podem lançar mão de outras formas de jejum e estarão debaixo da aprovação de Deus.

O assunto “jejum” é muito amplo. Se você ainda tem dúvidas vale a pena pedir a orientação de seu pastor para que o jejum seja uma bênção e não algo prejudicial em sua vida.

COMPARTILHE:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

>> GOSTA DE USAR CELULAR? Instale nosso aplicativo grátis com mais de 1300 conteúdos gratuitos, CLIQUE AQUI

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Bacharel em TeologiaCurso Livre Bacharel em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão