Por que João era a voz que clama no deserto? O que significa essa profecia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Sabemos que Isaías profetizou sobre uma voz que clama no deserto. Mais tarde, essa voz foi identificada como sendo João Batista. O que eu gostaria de saber com mais detalhes é o significado da expressão “voz que clama no deserto”. Ela significa o que no contexto bíblico? Pode me ajudar a compreender melhor essa questão?

Caro leitor, as figuras de linguagem usadas na Bíblia são muito ricas de significado e exigem do estudante da Palavra uma atenção especial e dedicação para alcançar toda a profundidade delas. Vamos analisar juntos sobre a “voz que clama no deserto”.

O que é a voz que clama no deserto?

(1) Essa profecia foi dada em Isaías 40:3, que diz: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus”.

Sabemos que no contexto de Isaías essa “voz” indicava um precursor, alguém que viria antes da chegada do Messias. Nos evangelhos, essa voz é identificada como sendo João Batista:

“Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia e dizia…” (Mateus 3:1).

Os quatro evangelistas pontuam que João Batista era o cumprimento da profecia de Isaías (Veja Mateus 3:3; Marcos 1:3; Lucas 3:4 e João 1:23). Agora que achamos as referências claras sobre quem é a “voz”, vamos compreender com mais detalhes o restante da expressão.

(2) A expressão “clama” traz a ideia de “gritar, de fazer ouvir algo falado em alta voz, uma mensagem proferida, proclamada”. Sem dúvida temos aqui o indicativo de uma mensagem pública sendo transmitida.

Dentro do contexto da época, sabemos que quando um rei, ou uma grande personalidade importante estava em viagem, um precursor ia à frente, limpando os obstáculos, comunicando a chegada dessa pessoa e preparando tudo para que ela chegasse no melhor momento.

Esse clamor citado por Isaías parece indicar esse tipo de atuação, que aponta para a chegada do tempo certo em que o Senhor está vindo.

A atuação marcante de João Batista mostra isso ocorrendo. Ele foi uma voz de clamor, que buscava chamar a atenção do povo para um retorno à presença de Deus, para o arrependimento sincero (Mateus 3:2)!

(3) Na profecia de Isaías, esse que clama, clama no “deserto”. Aqui temos muitos pensamentos sobre esse significado. Alguns pensam que Isaías estava falando inicialmente do retorno de Israel do cativeiro babilônico, falando da ação de Deus indo salvá-los dali e, claro, pensando na salvação futura trazida pelo Messias (que eles não sabiam quando viria, mas desejavam muito Sua vinda).

Outros já pensam em um uso totalmente figurado, onde o deserto aponta para a figura do estado em que o povo vivia, ou seja, um estado seco, sem vida, de pecados graves. Seja como for, no Evangelho, João Batista é retratado pregando (clamando) no deserto físico ali da região da Judeia.

E falando também da necessidade urgente de arrependimento. Isso pode indicar que “deserto” tenha um sentido duplo, tanto de local físico, quanto de condição, pois, como observamos nas narrativas, o local onde João começa a clamar é enfatizado e a mensagem de arrependimento que ele levava também!

(4) Ditas todas essas coisas, nos afastamos um pouco das polêmicas de interpretação e nos atemos ao fato principal e claro: toda a profecia sobre o Messias se cumpriu.

Veio o seu precursor, João Batista, depois o próprio Messias, Jesus Cristo, também veio e cumpriu toda Sua missão! Assim como profetizou Isaías, a glória do Senhor se manifestou nessa terra:

“A glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne a verá, pois a boca do SENHOR o disse” (Isaías 40:5). Aleluia!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp