O que quer dizer “Levantai, ó portas, as vossas cabeças”, no salmos 24:7?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Fazendo minha leitura devocional no livro de Salmos 24:7 me deparei com esta curiosa frase: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças”. Não entendi muito bem o que o salmista está querendo dizer com essa frase. Entendi, sim, que é uma linguagem figurada, mas o que ele quis comunicar aos leitores com essa questão de portas levantarem as cabeças?

Caro leitor, o livro de Salmos é escrito em linguagem poética (poesia hebraica) e o uso de figuras de linguagem é bem intenso em diversas passagens, fazendo com que os leitores sejam estimulados ao estudo, ao pensamento, a imaginação, à reflexão profunda das verdades por trás de cada figura. Hoje faremos isso juntos para entender essa expressão objeto de sua dúvida.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que quer dizer “Levantai, ó portas, as vossas cabeças”?

(1) Primeiro compreendamos um pouco do contexto: Esse salmo começa demonstrando a grandeza de Deus, apontando-o como dono de tudo e de todos!

“Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmos 24:1).

Em Salmos 24:2 o salmista explica que Deus é o criador, o fundador da Terra! Depois ele provoca reflexão ao demonstrar a santidade de Deus:

“Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar?” (Salmos 24:3). Quem poderá estar perto desse grande Deus?

Ele explica: “O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente” (Salmos 24:4).

(2) O texto onde essa expressão aparece é Salmos 24:7, que diz: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória”.

Ela é repetida também no verso nove do mesmo capítulo. Nesses versos temos uma exaltação da grandeza do Senhor e de Sua vitória sobre os inimigos. O Senhor é apresentado como um guerreiro chegando de uma batalha onde triunfou:

“Quem é o Rei da Glória? O SENHOR, forte e poderoso, o SENHOR, poderoso nas batalhas” (Salmos 24:8).

(4) O grande e poderoso Senhor chegou triunfante. Aquele que narra Sua grande vitória olha para as portas e portões da cidade e os personifica, ou seja, os trata como se tivessem vida.

Por maiores que possam ser as portas e portões, são considerados baixos demais para que o Rei passe com toda Sua grandeza e glória. O salmista quer mostrar a grandeza do Senhor a quem Ele serve.

Quando ele cita “levantai, ó portas, as vossas cabeças” está dizendo que a parte superior da porta (que ele chama de cabeça), que limita o seu tamanho na vertical, é pequena demais para que o grande Senhor passe por elas!

(5) As portas deveriam, então, se alargar. A glória do Senhor que estava passando triunfante era grande demais para ser contida!

Poeticamente as portas ganham vida na escrita do salmista, que fala a elas que será necessário se abrirem bem, alargar-se ao máximo, pois o Senhor retorna vitorioso, glorioso, triunfante e deve ser recebido com as maiores honras e glórias.

A ordem dada para que as portas se alarguem é repetida duas vezes (24:7 e 24:9) o que traz uma ideia de ênfase, de destaque. A ideia é que fique destacada a grandeza do Senhor que vem triunfante!

(6) Temos ainda no texto a ideia de que o Senhor havia saído para uma batalha, já que está voltando a entrar pelas portas. O Senhor é aquele que guerreia pelo Seu povo e volta com a vitória! Não existem inimigos para Ele.

Esse salmo prefigura a vitória de Jesus Cristo, o guerreiro divino, que se fez homem, que venceu todos os inimigos e para quem todas as portas se abrem, pois Nele está toda a plenitude do poder de Deus!

Nem mesmo a morte conteve Seu poder, Ele triunfou sobre tudo e todos!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp