Namoro Cristão [8] – 10 dicas para saber se seu namoro ou namorado (a) é de Deus

Postado por em: Namoro Cristão Quer receber os estudos bíblicos do Presbítero André gratuitamente em seu e-mail? Vagas limitadas, não deixe para amanhã, Cadastre-se grátis (em 30 segundos) clicando aqui

Será que meu namoro é de Deus? Será que Deus aprova o meu relacionamento com o fulano (a)? Estou tão em dúvida se devo ou não continuar esse namoro, se essa é a pessoa certa, pois não tenho uma resposta clara de Deus a esse respeito! Será que devo começar um namoro com aquele rapaz ou esperar outro?

Essas são algumas das dúvidas que recebo todos os dias pedindo aconselhamento. Realmente nem sempre é tão fácil sabermos, ou melhor, percebermos se aquele relacionamento é ou não da vontade de Deus. Porém, existem formas claras de avaliarmos isso sem qualquer revelação sobrenatural. Existem sinais que podem nos orientar a tomar melhores decisões sobre a nossa vida amorosa. Por isso, preparei 10 dicas que te ajudarão a avaliar se seu relacionamento ou futuro relacionamento é algo de Deus para sua vida ou não.

namoro-10-dicas-para-saber-se-seu-namorado-ou-namoro-e-de-deus

 

1-) Seu relacionamento ou parceiro te afasta de Deus?

Esse é um grande sinal a se observar. Tome muito cuidado quando conhecer alguém que, ao invés de te ajudar a crescer na presença de Deus, te guia para longe da presença de Deus. Será que Deus aprova um relacionamento com alguém que te leva para longe Dele?

2-) Seu relacionamento ou parceiro te incentiva a pecar?

Sabemos que existem muitas tentações envolvidas em um namoro e que um casal terá que vencê-las lutando bastante. Quando avaliar se seu relacionamento ou pessoa é de Deus ou não, tente avaliar se ele (a) te incentiva a pecar ou se está junto com você lutando para preservar a santidade do namoro. Uma pessoa de Deus te ajudará a se aproximar ainda mais do Pai, colaborando com a sua santidade e não te ajudando a destruí-la.

3-) O que seu futuro namorado (a) pensa sobre alguns assuntos importantes da vida?

Se ainda não começou a namorar ou mesmo se já estiver namorando, converse antes com seu futuro namorado (a) a respeito da opinião dele sobre assuntos importantes como sexo antes do casamento, sobre participar da igreja, sobre servir a Deus, família, dinheiro, etc. Alguns podem achar isso sem importância, mas esse cuidado pode te dar a direção a respeito de que tipo de pessoa você está pensando em seu relacionar. As respostas dele (a) te ajudarão a ver se ele (a) realmente é algo de Deus para você. Gosto muito do texto bíblico de Amós 3:3: “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”. É importante que o relacionamento seja bem claro quanto ao que cada um pensa para que andem juntos de verdade.

4-) Ele (a) é convertido?

Eu sou bem claro em meus aconselhamentos. Relacionamento entre crentes e não crentes não é algo que a Bíblia aprova. Já expliquei aqui no site a respeito do que a Bíblia diz sobre jugo desigual e também se convém ao crente se relacionar com pessoas de outras religiões. Antes de entrar em um relacionamento priorize a sua condição com Deus e não os seus sentimentos, pois sentimentos são enganosos. Use a razão. Muitas pessoas sofrem graves crises porque na área espiritual estão separadas de seus parceiros.

Veja também:
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
- Outros Materiais (Comece aqui)

5-) Deus é o centro do relacionamento?

Um sinal muito importante que mostra se um relacionamento está nos caminhos do Senhor é a avaliação do lugar que Deus ocupa no relacionamento. Há casais que não oram juntos, que não buscam a Deus juntos, que não tem planos sobre a sua vida com Deus juntos. Deus simplesmente não faz parte do namoro. Com Deus no centro um relacionamento sempre caminhará na busca de glorificar a Deus em tudo. Mas se Deus não estiver no centro, eu me pergunto: para onde esse relacionamento caminha?

6-) O namoro está começando com objetivos futuros claros?

Para que serve o namoro que você está querendo começar ou que já começou? Qual o objetivo dele? Se o namoro não servir para uma evolução do relacionamento para um futuro noivado e casamento, talvez seja melhor que termine ou nem comece. Namorar só para passar o tempo, só para dizer que está com alguém não é algo que agrada a Deus. Bons relacionamentos têm planos claros que incentivem o casal a avançar, a construir sua vida juntos como homem e mulher e, claro, com Deus.

7-) Como ele (a) te trata como pessoa?

Já aconselhei muitas pessoas que tinham dúvidas se deveriam casar porque o namorado (a) as tratavam mal, fazia pouco caso delas e, às vezes, era até violento (a). A paixão cegava essas pessoas, que acreditavam que com o casamento ou com um compromisso mais sério essas pessoas as trataria melhor. Um engano! Fuja de relacionamentos com pessoas que não te respeitam. O motivo é claro: com o tempo e a maior convivência a situação tende a piorar ainda mais. Se ele (a) não te trata bem, não te respeita, é violento, com o tempo irá piorar ainda mais. O momento de sair desse barco furado é agora.

8-) Como é o comportamento dele (a) em casa com a família?

A nossa casa é o lugar certo para que se saiba quem nós somos de verdade, pois é lá que temos a maior liberdade possível. Um bom sinal para verificar se aquela pessoa é de Deus para você é observar as relações familiares dela. Pessoas desobedientes aos pais, rebeldes, egoístas, que não amam a sua família, certamente, são pessoas que devem ser evitadas por quem deseja um relacionamento de namoro e futuro casamento abençoado e saudável.

9-) Ele (a) tem objetivos de vida ou “trabalha” na VASP (Vagabundos anônimos sustentados pelos pais?

Tudo bem que a paixão e o amor são ingredientes importantes em um relacionamento, mas não são os únicos. Pessoas sem objetivos na vida vão empatar a sua vida. Fuja de relacionamentos com esse tipo de gente. Procure pessoas que tenham objetivos profissionais, pessoais e espirituais bem definidos. Esse tipo de pessoa vai te ajudar a crescer na vida em todos os sentidos e não te fazer andar para trás na vida.

10-) Como é o passado amoroso dele (a)?

Evidentemente ninguém é perfeito. Mas o passado de uma pessoa em contraste com o presente dela poderá nos mostrar muito se ela é alguém que busca não cometer os mesmos erros ou se gosta de cometer os mesmos erros. Um exemplo: se você deseja um namorado de Deus para sua vida e encontra uma pessoa que nos últimos anos teve vários relacionamentos, será que essa pessoa é para você? Você encontra alguém que teve vários relacionamentos curtos, sem duração, que largava uma pessoa e já estava com outra rapidamente. Alguém que já teve vários históricos de traição, etc. Enfim, avalie muito bem isso, pois você não quer ser mais um (a) nas estatísticas dessa pessoa, quer? E tenho certeza que Deus também não deseja que você seja mais um objeto que outra pessoa vai usar por um tempo e descartar.

CONCLUSÃO

Não adianta nada buscar uma pessoa e um relacionamento da vontade de Deus se você também não contribui fazendo a sua parte. Você é uma pessoa que passaria por todos os questionamentos acima? Evidentemente não existe pessoa perfeita, porém, as pessoas precisam estar em busca do crescimento. Você faz isso? Seja alguém que pode ser uma bênção na vida de outro e Deus vai abençoar seu relacionamento. Muitas pessoas são hipócritas com relação ao que querem. Querem, por exemplo, uma pessoa que as respeitem, mas não respeitam; querem alguém que tenha visão de futuro, mas nunca pensaram no que querem no futuro.

IMPORTANTE: Muitas vezes as pessoas procuram sinais extraordinários para terem uma direção de Deus em seus relacionamentos. Mas, como pudemos ver, existem sinais bem claros que Deus nos dá para tomarmos as melhores decisões sobre nossos relacionamentos. Às vezes Deus está nos mostrando a vontade Dele, mas nós não queremos vê-la.

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

Compartilhe a Bênção:


> Curso Livre Bacharel em Teologia - Sem mensalidades e 100% online (vagas abertas - clique)

Recomendado Pra Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

26 comentários

  • Rubens Miguel disse:

    Parabéns grandemente, Que Deus te abençoe muito mais e que você continue assim sendo tão importante na vida de muitas pessoas com estes temas que nos ajudam. Obrigado de coração.

    Responder
  • Jeferson Santos disse:

    Parabéns André, muito clara a tua resposta, acredito que tenha alcançado o objetivo da pergunta. Como você mencionou algumas pessoas buscam sinais de Deus para seus relacionamentos, mas na verdade somos nós mesmos que escolhemos errado na maioria das vezes, não é porque uma pessoa está dentro de uma igreja que é a pessoa certa, conheço muitas pessoas que tem relações antes do casamento e que estão dentro das igrejas e quando casam ficam se perguntando porque o meu casamento não está bem, simples, porque não esperaram a pessoa certa, fizeram a escolha e não observaram os preceitos da palavra, não conversaram com a pessoa antes pra conhecer melhor, foram atrás de seus instintos “desejos”, porque ela ou ele eram bonitos.
    Muito importante o que você falou sobre a pessoa levar a pecar, com certeza esse é um dos pontos mais importantes na fase do namoro. Se uma das pessoas faz o outro pecar, com certeza não é um relacionamento que Deus aprova.
    Abraço!! Deus te abençoe sempre com o dom da palavra da sabedoria!!

    Responder
  • meire disse:

    Espero sempre ansiosa as sextas feiras para aprender com a sabedoria desse homem de Deus.
    Presbítero, louvo ao Senhor por sua vida.

    Responder
  • luciana oliveira disse:

    Presbítero Andre louvo a deus o dia que tive acesso a esse blog, e gostaria de te pedir como eu faço para publicar os temas em meu face, por que sou crista e sei que assim como face tem sido uma potente arma para destruir os jovens sei também que pode ser em nossas mãos uma potente arma para evangelizar, e se o senhor quiser me ensina também a divulgar o blog e eu farei com alegria no meu coração, meu face e lucianaoliveira351@yahooo.com.br, sou do ministério da Igreja Assembleia de deus Visão de Aguiã, em jordânia minas gerais no vale Jequitinhonha, amo estudar a palavra , o admiro profundamente e gostaria de te ajudar a alcançar mais pessoa. Que a paz do senhor seja sempre contigo e sua família, e que a ciência na palavra te acompanhe para nos abençoar ate o ultimo dia de sua vida, em nome de jesus!!!

    Responder
  • rococavaRose Augusto disse:

    Parabéns, homem de Deus. Seus comentários são ótimos:abrangentes, claros e fundamentados.

    Responder
  • Luciana disse:

    Gostei muito das suas dicas,mas tenho uma sugestão faça uma lista para pessoas divorciadas que precisam avaliar os erros passados e começar novamente sem traumas

    Responder
  • Andressa Mendes disse:

    Olha Eu Aq De Novo Rsrs, Só Voç Me Responde. Então Vim Pediir Um Conselho. Eu Estou Namorando Um Presibitero, Faz Um Mês So Q Agente Ta Junto. Eu To Orando Ainda Mais Ele Ta Diferente Sabe , Ele Não Tá Mais O Msm , N Me Abraça Q Nen Ates . N Faz Mais Questão De Me Levar Em Casa Mais Ele Nen Quer Mais . Tipo Ele N Er Romantico!! Mais Ele Mudou Um Pouco Cmg, Eu Perguntei Oq Era Mais Ele Falou Q N Era Nada , Q Tava Como Sempre. Diz Aii Pastoor Oq Eu Fasso?? No Comeso, Muitos Falaram Pra Mim Q Tinha Outra Pessoa De Olho Nele, Q Tinha Gente Fasendo Oração Ao Contrario, So Q Na Minha igreja Todos Os Jovens Vão Começar Um Proposito De Pano De Saco Na Igreja, Er Errado Se Eu Fasser Um Proposito Em Pro Dw Nois Dois ??????

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Converse com ele. O diálogo é a melhor ferramentas para esclarecer as coisas

      Responder
      • mikaele disse:

        Tenho 14 anos nos dois somos da igreja e elem se afastado da igreja de uns tempos pra o que eu faço se ele nao que falar sobre o assunto

        Responder
  • Lívia disse:

    Olha eu não sei quem é o Dono desse site..mais queri parabenizar.. gostei muito e me ajudou bastante. .na minha edificação tbm..graças a Deus eu e meu namorado estarmos indo bem..mais ainda precisamos melhorar mais. Um pouco. .

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Muito obrigado, Livia, fico feliz pelos materiais terem sido úteis :)

      Responder
  • Jeffersonn disse:

    Paz do Senhor Pastor.
    Gosto muito do seu site, sempre visito ele para esclarecer minhas duvidas. Sou um jovem de 17 anos, sou diácono da congregação, e faz quatro anos que amo uma jovem lá da minha igreja, no começo ela não gostava de mim, até porque eu sou um pouco desprovido de aparência. Mais ainda esse ano nós nos aproximamos, ela disse que estava começando à gostar de mim, e eu vi sinceridade em nela. Hoje nós marcamos em ir falar com nosso líder espiritual para começarmos a orar, para iniciar um relacionamento sério na vontade de Deus. Porem, por surpresa nossa, a pregação hoje na igreja foi sobre Esperar mais no Senhor, ficamos com essa duvida em nosso coração, e portanto desistimos de ir falar com o Pastor. Eu amo muito ela, e sei que não irei esquece-la fácil. Queria saber se é possível esse nosso relacionamento ser da vontade de Deus, mais que ainda não estar no tempo do Senhor, já que nós possuímos todas essas qualidades citadas no texto?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Jefferson, não vejo problema algum em vocês começarem a orar para iniciar um relacionamento.

      Responder
    • Paulo disse:

      Por acaso vcs aceitaram a Jesus hoje? Por acaso já não oravam antes? Por acaso vcs creem que é Cristo quem dirige suas vidas? Devemos orar sim e não apenas pra inicio de namoro, mas devemos viver em oração pra tudo né. O namoro é um Test Drive apenas, pode dar certo ou não. Mas o que não pode é se esquecer que namoro cristão é sério e com compromisso de casamento apenas. Uma dica: combinem em ter um namoro que agrade a Deus, evitem ao máximo mão boba e beijos prolongados e tudo que cause excitação e ficar muito tempo a sós. Esse é o ponto chave se quiserem resistir e ter um namoro que agrada a Deus.

      Responder
  • Andressa Mendes disse:

    Ola! Meu Nome É Andressa, Eu Conheci Um Joven Evangelista , Agente Começou A Si Conheser Temos Muitas Coisas Em Comum Mais Ele Mora Em Outra Cidade. Eu E Ele Estavamos Orando. Só Q Passou Um Tempo Eu Fui Roubada Perdi O Contato Com Ele Mais Nois Dois Estavamos Orando, Eu Ainda Continuo Orando Pq Tenho Esperanças. Eu Em Minhas Oraçoes Andei Pedindo Confirmação A DEUS Si Eu ii Ele Estavamos Nos Planos Di DEUS ii Eu Sonhei Com Ele Duas Vezes. A Primeira Vez Tinha Tres Jovens, ii Minha Mãe Apontava ii Falava Esse É O Homem De DEUZ pra Sua Vida, ii No Outro Sonho Eu Tava No Aeroporto Esperando Ele, Ai Ele Chegava ii Eu Pulava Em Cima Dele ii Abraçava Ele E Agente Si Beijava, . Mais Mesmo Depois Desses Sonhos Eu Ainda Estou Em Duvidas, Ele Tá Passando Por Um Momento Muito Dificil Ele Esta Sem Forças Eu Do Nada Achei A Ft Dele E Levei P Igreja Pedi Oração ii Depois Disso Eu Senti No Coração De Faser Propositos Em Pro Da Vida Dele. Eu Estou Fasendo. Gostaria De Uma Ajuda Sua, Oq Vooç Acha Q Devo Faser ?
    Sera Q Esses Sonhos Tem Aver ?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Andressa, se você teve uma confirmação de Deus, agora busque e faça a sua parte

      Responder
  • TAINÃ disse:

    PASTOR A PAS DO SENHOR !MEU NOME É TAINÃ E EU ESTIVE EM UM RELACIONAMENTO DE 1.8 MESES . NOS CONHEÇEMOS EU EU ERA EVANGELICA E DESVIADA , SEMPRE FUI ASSIM ACEITAVA E NÃO LEVA O SENHOR A SERIO ERA UMA COISA MOMENTANIA. NOS CONHECEMOS EM UMA FESTA NÃO EVANGELICA , ELE DISSE QUE NA QUELA epoca só queria ficar comigo e depois disso eu procurei rolou sentimento e agente marcou um novo encontro e começou a namorar . mas chegando ao ponto ele agora é mas firme na igreja e eu voltei para igreja depois que achei ele tão somente começei a ter vontade de buscar a DEUS , mim batizei era feliz em todas as areas , porem ele disse que Deus não avia confirmado o namoro a ele e por meio de profecisas ele tbm recebeo oque buscava , no caso a resposta , nós tambem não tenhamos um relacionamento santo na presença de DEUS , E EU MIM AREPENDO POR ISSO AMARGAMENTE ! DEUS PODE RESTAURAR ESSE RELACIONAMENTO PASTOR Muitos dizem que foi pretesto dele para termina relacinamento e pq não mim amava .
    tenho recebido profecias na igreja depos dos nossos 2 meses separados . Muitas são para mim percevera não desistir , que tem supresa Deus vai mim reconpesar e tem milagre no caminho .
    eu recebo e creio ! e eu não consigo desistir por mas que as pessoas madem eu partir para outra eu tenho uma esperança dentro de mim uma fé que não morre , de que por eu ser uma pecadora arrependida , E TER PERDIDO TUDO POR NEGLIGENCIA MINHA DEUS PODE RESTAURAR , RESTITUIR . A ULTMA PROFECIA QUE RECEBI FOI QUE ERA SIM NO TEMPO DELE E NA HORA DELE MADARAM EU ATE ANOTAR O DIA E A HORA . OQUE O SENHOR ACHA . EU DEVO ORAR MAS JEJUAN MAS E TER UM PROPOSITO PARA DEUS RESTAURAR ?OU DEVO SEGUIR CONSELHOS.

    Responder
  • thaina disse:

    A Paz do Senhor!!
    Peço qui mi de uma ajudinha. Deus já revelou para a missionária e o pastor la da igreja , quem e , o meu escolhido . Então sabendo disso mês passado fez 6 meses qui ele tava tentando mi conquista, ai agora ele mi pediu em namoro, mais tem um problema : Eu não consigo conversar com ele muito olhando pra ele , morro de vergonha de abraça ele , as vezes ele tenta mi abraça a força carinhosamente mais eu não deixo . Agora eu não sei o qui fazer pra e essa vergonha ir embora . E sobre o beijo por enquanto ta tudo bem, agente decidiu beijar so no dia do nosso casamento. O nosso amor veio dos céu . Ele fala qui ama , qui vai fazer di tudo pra mi ver bem e feliz, fala qui não e pra eu desisti di ir pra igreja, fica querendo mi encher de presentes mais eu não aceito . Ele e uma pessoa muito boa , ele fala que se Deus disse qui eu sou escolhida dele então ele nunca irá desisti di mim.
    Obrigada bjs !!

    Responder
    • Marcos disse:

      Thainá, vejo que és muito novinha e imatura ainda. Então, não devemos desprezar as profecias, mas a bíblia manda provar se são mesmo de Deus (ou não), não se deve acreditar assim cegamente em tudo, só o tempo dirá se ele é mesmo ou não de Deus. Já vi muita gente quebrar a cara com esse negócio de casar por profecia, e depois acabam se separando, pois o marido é um monstro de ruim em tudo.

      2º O beijo não é pecado, o que se torna pecado no namoro é permitir a excitação, esse é o inimigo nº 1 dos namorados cristãos. É normal haver interesse sexual, de outra forma, seria melhor nem se casarem se não houver essa atração, porém o segredo é o equilíbrio, vcs podem dar beijos breves, nada prolongados, evitar tudo que excita, mas também evitar ficar sozinhos no carro, casa, etc, evitar carícias prolongadas, mão boba, etc.
      Então, tudo com equilíbrio, nada exagerado como ficar sem beijo, e nada que excite, por isso 70% dos casais cristãos caem na fornicação, pois não querem obedecer essas regras, são poucos os que escapam. Deus vos abençoe!

      Responder
  • Fernanda disse:

    Pastor, primeiramente a Paz do Senhor.
    Estou passando por um momento difícil, pois acabei de terminar um relacionamento de quase 2 anos. O seu post caiu como uma luva pra mim, pois durante o tempo de relacionamento via várias coisas das quais foram citadas acontecer mas eu não quis enxergar, fiquei insistindo no relacionamento, pois pensava que quando casássemos tudo iria mudar, mas não. Eu esperava por respostas extraordinárias como revelações e sonhos em que Deus me diria se é da vontade d’Ele, porém já avistava sinais mas não queria acreditar. Enfim, muito obrigada por ser um canal para a vida das pessoas que precisam de um bom conselho para saber discernir o que é de Deus e o que não é. Meu relacionamento acabou, mas sei que foi para um bem maior. Preciso de orações.

    Fica com Deus.

    Responder
  • Rafaela disse:

    ME AJUDA!!
    Tenho uma pergunta: Sobre nível acadêmico, assim eu estou cursando uma faculdade, e estou interessada em começar um namoro com um rapaz que gosto, porém ele tem em mente trabalhar e construir uma casa para nós, e eu já penso que ele deve fazer uma faculdade para se tornar alguém bem financeiramente. Ai fica minha dúvida, essa diferença no nosso nível acadêmico é ruim? Será que dá certo? (Detalhe: temos os dois 18 anos)

    Responder
  • Lane disse:

    Ola meu nome é lane eu tou triste pq vc citou sobre passado e o meu nao é nada bom porem hj q sou crista a 2 anos n pratico mais as coisas passadas….mais aconteceu algo conigo depois q aceitei a Deus ou seja ele mim aceitou…é q no começo da minha fé eu namorei um q dizia ser crista mais so durou 15 dias pq ele queria mais,q beijo e eu nao aceitei outras coisas então ele drcidiu n querer mais depois de um tempo namorei um de 8 meses tbm nao pratiquei nada alem do beijo foi muita oração c esse porem n deu certo pq ele n era,divorciado ainda preferiu mim deixar livre depois apareceu um outro q durou 1 mês pq Deus nao confirmou esse tbm procurou outros meio e eu n aceitei…entao c isso tudo tou mim sentindo mal como se eu tivesse mim prostituindo de novo tenho medo de mim relacionar e dar errado de novo..e pior q tou conhecendo um jovem e dessa vez ele é diferente ta esperando c calma Deus resp…mais tou c medo mim ajudem o que faço😢😢

    Responder
  • Manu disse:

    Pastor preciso muito de uma orientação, namoro a 6anos com um homem mais velho ele 40 e eu 24 ja fui muito apaixonada por apesar ter me feito sofrer muito ja tem 1ano que ele se tornou uma pessoa melhor pra mim diz que me ama e carinhoso as vezes se estressa comigo .eu me sinto triste so que eu não sinto mais aquela paixão por ele, quando mantemos relação n sinto prazer as vezes faço so por ele mas sinto algo por ele mas acho q n é amor.ele tem muitos problemas financeiramente .quando está bem de dinheiro fica um amor, ele faz planos eu fico do ouvindo n tenho mais aquela ansiedade n me sinto feliz completamente ja teve algumas profecias q ele e meu varao e outras q so e amor de irmao ele ja lutou pela minha alma quando quade cair no lesbianismo ele e afastado dos caminho do senhor e agora que mme renconciliei com Deus fico pensando se é Deus esse relacionamento .só que penso que vou perde meu trabalho pois trabalho com ele .ele me ajuda muito financeiramente penso nos amigos q vou perder ainda sonhei 2vezes q está namorando com o obreiro da igreja isso balançou meu coração o q faco

    Responder
  • Manu disse:

    Pastor preciso muito de uma orientação, namoro a 6anos com um homem mais velho ele 40 e eu 24 ja fui muito apaixonada por apesar ter me feito sofrer muito ja tem 1ano que ele se tornou uma pessoa melhor pra mim diz que me ama e carinhoso as vezes se estressa comigo .eu me sinto triste so que eu não sinto mais aquela paixão por ele, quando mantemos relação n sinto prazer as vezes faço so por ele mas sinto algo por ele mas acho q n é amor.ele tem muitos problemas financeiramente .quando está bem de dinheiro fica um amor, ele faz planos eu fico do ouvindo n tenho mais aquela ansiedade n me sinto feliz completamente ja teve algumas profecias q ele e meu varao e outras q so e amor de irmao ele ja lutou pela minha alma quando quade cair no lesbianismo ele e afastado dos caminho do senhor e agora que mme renconciliei com Deus fico pensando se é Deus esse relacionamento .só que penso que vou perde meu trabalho pois trabalho com ele .ele me ajuda muito financeiramente penso nos amigos q vou perder ainda sonhei 2vezes q está namorando com o obreiro da igreja isso balançou meu coração o q faco

    Responder
  • Cida disse:

    Olá!
    Preciso de um conselho um homem da minha igreja mim convidou para ora com ele, aceitei ele é gente boa mim trata super bem mas tem um probleminha pedir a ele o tempo de três meses
    E eu não consigo mim imagina nem beijando ele será que devo para ou espera a resposta de Deus?

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.