Namoro cristão [7] – Namorar com uma pessoa mais velha é errado?

Postado por em: Namoro Cristão Quer receber os estudos bíblicos do Presbítero André gratuitamente em seu e-mail? Vagas limitadas, não deixe para amanhã, Cadastre-se grátis (em 30 segundos) clicando aqui

Depois que comecei essa série sobre namoro cristão me chegaram algumas perguntas a respeito dessa questão da diferença de idade no namoro, se esse tipo de namoro seria correto, se valeria realmente a pena entrar em um relacionamento como esse. Abaixo vou deixar algumas considerações que acho importantes sobre o relacionamento de duas pessoas com certa diferença de idade.

(1) Em tese não há nenhum problema ou erro em alguém namorar uma pessoa que tenha diferença de idade para mais ou para menos. Não existe qualquer proibição bíblica a respeito dessa questão. É claro que estamos levando em conta aqui que os dois são maiores de idade, já que podem existir alguns problemas legais em um maior de idade namorar um menor.

Namoro cristão [7] - Namorar com uma pessoa mais velha é errado?

(2) Apesar de não haver impedimentos bíblicos, a Bíblia sempre nos chama a atenção para que hajamos com sabedoria. Assim sendo, penso que o casal deve ser racional o suficiente para avaliar se essa diferença de idade trará implicações que os dois não estão dispostos a aceitar.

Uma das implicações mais importantes é o quê o passar do tempo representará para cada um. Por exemplo, imaginemos que um homem de 30 anos deseje namorar uma mulher de 55 anos. Se esse homem deseja formar uma família, ter filhos biológicos com essa mulher, com certeza haverão impedimentos físicos envolvidos devido a idade da mulher. Nesse caso esse rapaz deverá refletir se está disposto a superar isso. Se isso não será um problema no relacionamento deles, etc. Caso seja algo que o incomode muito, não seria conveniente começar um namoro.

Veja também:
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
- Outros Materiais (Comece aqui)

Outro exemplo: Imaginemos que uma mulher de 60 anos deseje namorar um rapaz de 30. Essa mulher e esse rapaz deverão estar cientes da diminuição da libido da mulher com o passar dos anos. Estariam dispostos a ter uma vida sexual com menos atividade? Um rapaz de 30 anos está no auge de sua sexualidade, por isso, deve pensar bem.

Essas são apenas algumas questões envolvidas que devem ser resolvidas antes de uma decisão importante. Tudo deve ser bem pensado para que depois não haja problemas causados por decisões impensadas.

(3) Deve-se tomar um cuidado todo especial antes de entrar em um relacionamento com muita diferença de idade, principalmente levando em conta que no início dos relacionamentos a paixão costuma cegar as pessoas e torná-las menos racionais. É claro que o sentimento conta muito, mas nunca deve estar desvinculado de uma atitude “pé no chão”.

Hoje em dia muitos divórcios acontecem justamente porque o casal não pensou nas implicações que o relacionamento traria em suas vidas com o passar dos anos. Por isso, é bom colocar a paixão no lugar dela e pensar em todos os aspectos do relacionamento de forma sábia. O sábio já disse: Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” (Pv 19. 2)

(4) Finalmente penso que o casal que tem muita diferença de idade deve estar ciente que sentirá na pele todas as dificuldades normais de um relacionamento como outro qualquer e ainda outras dificuldades adicionais. Por isso, devem estar muito bem fundamentados de sua decisão para que depois esse namoro não culmine em um casamento infeliz, quando aquele fogo da paixão inicial se esfriar um pouco. No final das contas, a decisão é de cada um. Leve em conta o amor, mas leve também em conta a realidade da vida.

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

Compartilhe a Bênção:


> Curso Livre Bacharel em Teologia - Sem mensalidades e 100% online (vagas abertas - clique)

Recomendado Pra Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

165 comentários

  • Augusto Cusseala disse:

    É minha opinião pessoal, a bíblia não diz nada a respeito da diferença de idade, mas não seria bom um adulto namorar com alguém da idade de seu filho ou filha.
    Não haverá estima e consideração por parte destes para com o parceiro ou parceira de seu pai ou mãe.

    Responder
    • euqueromaisdedeus disse:

      Bom dia, meu irmão! Concordo e assino embaixo o seu post! Sábias palavras! Que o nosso DEUS continue abençoando grandemente a você e toda a sua família!! Abraços.

      Responder
    • passarinho disse:

      Qdo o rei Davi ja era muito avancado de idade,nenhum cobertor lhe era suficiente para o acacer,os seus servos procuraram uma mulher para ele,mas que era jovem para o esquentar. Sera que isso nao e nada? Ao afirmarmos que a biblia nao diz nada sobre idades,temos que ter cuidado porque devemos nao apenas olhar os textos biblicos,mas devemos observa-los. Espero que minha contribuicao nao seja ignorada.

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Essa mulher que você citou não foi esposa do rei Davi, foi apenas uma cuidadora

        Responder
      • thiago oliveira disse:

        passarinho disse: e quem disse que todos versiculos biblicos podem se interpretar assim na direta como se o lêu ? acorde……. tbm….
        …………
        Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
        João 3:5
        …………
        Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
        Mateus 1:1
        …………
        nessa parte aqui que falei ,,, os religiosos sao umas vergonhas ainda….

        Responder
  • Alana disse:

    Se um rapaz tiver , tipo , 17 anos e a moça 14 , há algum problema ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Alana, pessoalmente creio que namorar numa idade muito baixa é mais complicado para o casal, principalmente porque será muito mais tempo até o casamento e o casal irá ter que ter muito mais força de vontade. E tem outra coisa, sendo menores, os pais devem ser consultados

      Responder
      • Gabi disse:

        Pastor, tenho 17 anos estou prestes a completar 18, sou cristã, e conheci um homem de 34, ele tem 1 filho de 14 anos… estou pedindo ao SENHOR direção …. mas, será que pode dar certo? por ele ja ter um filho…

        Responder
        • Presbítero André Sanchez disse:

          Gabi, pense bem se é esse tipo de experiência que você deseja para sua vida.

          Responder
  • Vic disse:

    Se um rapaz tiver 15 e a menina 17 é errado ???

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Vic, não vejo que seja errado. É apenas algo complicado devido a pouca idade dos dois

      Responder
  • thata disse:

    É errado uma menina ter 16 e o rapaz 26 ??

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Thata, perante a lei esse rapaz pode ser penalizado por estar se relacionando com menor de idade. É preciso ter cuidado

      Responder
      • thata disse:

        Mesmo se os pais tiverem autorizado ?
        Obrigado

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Nesse caso a decisão deve ser de vocês. Se a família concordar a decisão é de cada um

          Responder
        • thiago oliveira disse:

          thata ,, vc é crente ne,,,,,,,,,,,,,so fique esperta,,,,,, carne fraca,,,,,,,,,,,seus desejos aflorarao ( se ele for um pertubado e te atacar ),,

          Responder
  • Yago Fernandes disse:

    Se uma garota tem 15 e o rapaz 21… O rapaz esta disposto a esperar a garota completar 18 para que possam começar a orar, isso é errado?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Creio que não, Yago.

      Responder
    • thiago oliveira disse:

      yago,,, vigie ,, espirito preparado mas a carne é fraca,,,,,,,,,,, beijinho ,, carinho devez enquando é bom,, ajuda…………….. olha a carne ae em,,,,,,,,,,,,,,, e busquem mais se buscam pouco.

      Responder
  • Ana Martins disse:

    André, parabéns pelo blog, todas as postagens dessa tag “namoro cristão” são muito boas. Gostaria de sugerir um post sobre sua experiência pessoal com Daniela, sua esposa (você a mencionou no “quem sou eu”). Acredito que no tempo de namoro vocês tenham aprendido muito de Deus. Gostaria de poder ler o testemunho de quem ja viveu o que eu e muitos outros jovens vivem hoje.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Ana, anotei aqui, vou preparar algo

      Responder
  • Joana disse:

    Se o rapaz tiver 21 e a rapariga 29, é errado?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Joana, os dois são maiores de idade e devem decidir se querem ou não ficar juntos. Não vejo problema

      Responder
    • thiago oliveira disse:

      joana que falas é essa ? ,, acorda o ,, veja aonde estas……..pra mulher,, essas falas ae sao super feias…… i ne nao.

      Responder
      • emilly disse:

        Andre
        Rapariga quer dizee moça
        E q ela deve ser de Portugal

        Responder
  • Nathalia disse:

    É o meu caso … tenho 19 anos e o cara 32 anos. Estamos se gostando. :)

    Responder
  • Elise disse:

    Oie,eu tenho 18 e ele 25 anos há algum problema?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Elise, isso é você quem deve decidir. Não é uma distância tão grande, mas a decisão dos prós e contras é sempre do casal

      Responder
      • Elise disse:

        Obgadaa André *-*
        Me ajudou mto,irei orar mais e er se também é da vontade de Deus…Obgada e Ótimo trabalho.Abraços!

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Que bom, Elise

          Responder
  • Alex Gabriel disse:

    oi se uma mulher tiver 41 anos e homem 18 anos tem algum erro ??

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Alex, erro em si não tem, o que o casal deve pensar são nos prós e contras conforme coloquei no artigo.

      Responder
  • joyce disse:

    Se a moça tem 19 e o rapaz 29 é errado?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Joyce, os dois são maiores de idade. Cabe aos dois avaliarem os prós e contras do relacionamento e se decidirem se devem ou não seguir com o relacionamento

      Responder
  • leandro disse:

    boa tarde Andre ! tenho tenho 40 estou gostando de moça com 22 anos, mas ela tem dois filhos.. mas sinto que diferença de idade é grande entre agente. mas pelo filhos que ela já tem sinto ela com os pés no chão. o que vc acha sobre isso, devo continuar essa historia?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Leandro, como os dois são maiores de idade, creio que devam racionalmente pesar os prós e contras e tomarem a decisão de vocês, sabendo que terão de assumir as consequências de qualquer decisão no futuro. Os dois querendo de forma adulta não vejo problema.

      Responder
    • thiago oliveira disse:

      40,, 22 da nao……………………. pelo lado de voce velhao e ela nova ainda,,,,,,,,,,,,,,,,, faça isso com a menina nao,, pense por ela…………………………mas ae vai é de voce,,, voce decide,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,vc decidindo = que pensar por ela o que ,, eu quero saber é desse brotinho… 22 anos..

      Responder
      • Jon disse:

        Misericórdia né tha doido vigia idade pra ser sua filha

        Responder
  • francisca disse:

    Oi meu esposa e 54 anos mais velho que eu. Se conhecemos na igreja tocavamos na orquestra e hoje estamos em outra igreja devido a mudanças. Mas estamos felizes realmente devemos colocar na frente as dificuldades pois ele não é mais um jovem, o bom de tudo que ele nao aparenta ser velho ele e muito cuidaso com sua saúde e aparência. A paz de Deus

    Responder
    • thiago oliveira disse:

      e o cara cazou contigo é………… em que mundo estamos……… maldição………….e 54 anos mais velho que eu. Se conhecemos na igreja

      Responder
      • Jon disse:

        Aí na hora do prazer vc procura os novin né, kkkk

        Responder
  • francisca disse:

    Esposo corrigindo

    Responder
  • ADILSON S.SABINO disse:

    MEU NOME É ADILSON,FAREI 41 ANOS EM AGOSTO ,MINHA NOIVA JA TEM 49 E FARA 50 EM MAIO,NÃO VEJO PROBLEMAS ALGUM,PRETENDO ME CASAR COM ELA NA DATA DO ANIVERSÁRIO DELA,O QUE ME IMPORTAR PRIMEIRAMENTE É O CORAÇÃO DELA,ELA É LINDA AOS MEUS OLHOS E SEMPRE SERÁ,SEI QUE ENVELHECERÁ MAIS RÁPIDA,POR SER LOIRA E EU MORENO,MAIS VOU AMÁ-LA PELO QUE ELA É PARA MIM,ELA SEMPRE SERÁ MINHA PRINCESA,MEU PRESENTE DE DEUS….ABRAÇO À TODOS

    Responder
  • Andrea Barros disse:

    Esse assunto muito me interessou,tenho 38 anos moro com um um jovem que é um ano mais velho que meu filho,quando nós fomos morar juntos ainda não conhecíamos a verdade,estamos juntos há dois anos e meio,eu o amo muito e ele também me ama,hoje estamos fazendo planos para casar,só que as vezes tenho duvidas se devo prosseguir com esses planos,afinal hoje reconheço que errei em me juntar com um homem 15 anos mais jovem do que eu,as vezes penso em deixa-lo,mas sei que ele vai sofrer muito com isso,porque todas as vezes que conversamos sobre isso ele fica muito triste,eu sei muito bem o que quero,porém ele como é muito jovem talvez não saiba ainda o que é um amor verdadeiro,tenho medo de está atrapalhando a vida dele,não posso mais ter filhos porque sou operada para não ter mais filhos,fico triste porque não posso dar essa felicidade pra ele que é ser pai,estou orando muito para que Deus nos direcione,envie pessoas para nos ajudarem em oração. oque vc pode me falar sobre esse pequeno resumo da minha vida? me ajude com suas palavras sinceras,eu preciso ouvir a verdade neste momento,o que eu devo fazer?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Andrea, o caminho é o diálogo. Vocês dois devem estar cientes das implicações de estarem juntos, pois serão vocês dois que irão sentir na pele. Tome a decisão certa de forma racional e não emocional

      Responder
    • thiago oliveira disse:

      andrea………. passado ja foi,, é museu…..
      quando nós fomos morar juntos,, ainda não conhecíamos a verdade,
      estamos juntos há dois anos e meio,eu o amo muito e ele também me ama……. vejo besteiras por ae antes de casar no balde..em,,2 descrentes mas vamos ao que interessa…

      é conversar com ele a real…. bem clarinho…. uma conversa seria…
      vc sabe que nao pode se separar ( DEUS nao quer ),,
      eu ja velha e voce novo ainda… ( vai me trair nao e se dar mal perante DEUS ,,,, inferno ),, a ,, ela esta veia ,, vou a trair..
      ate la ele era para ja ter amadurecido espiritualmente..
      mas sabemos que tem os que nao amadurece…
      ,,
      é falar bem explicadinho ,, isso que ele vai colher ,,
      voce senhora e ele ainda novo etc..
      e se ele quer…
      e fale ,, pense bem ,, o..
      ae ,, vc decida.. ( se quizer ).

      Responder
  • daflaocha disse:

    é errado um menino de 13 namorar uma menina de 15 ??? com autorização dos pais

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Errado não é, mas é algo precoce, com certeza.

      Responder
    • thiago oliveira disse:

      daflaocha…………… crianças ainda em…………. nem falo nda…………….

      Responder
  • Leonir Pacheco disse:

    Paz. Tenho 33 anos minha amiga 15
    Ela quer namorar comigo mas eu disse a ela:
    Complete seus 18 20
    Anos primeiro vamos manter somente a nossa amizade ate depois q vc for de maior podemos então pensar nisso.

    Responder
    • Jon disse:

      Poxa vc em parabéns papá anjo vai toma vergonha na cara a se eu fosse pai dessa menina

      Responder
  • Dheyssi disse:

    Paz..Tenho 16 anos e ele 25 estamos namorando seria errado isso?

    Responder
  • natacha disse:

    tenho 24 anos,estudo psicologia,e estou interessada em uma rapaz que tem 20 anos ele é estudante de direito,ele tem uma maturidade espiritual e social muito grande,que nao percebo nem em certos rapazes da minha idade,e até mais velho do que eu. ele nao sabe do meu interesse,e eu também nao pretendo dizer,tenho duvidas e ate insegurança sobre um relacionamento assim,acho que é melhor deixar isso pra lá. o que o senhor me diz?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Natacha, creio que só você sabe o que se passa em seu coração. E se fez toda essa análise positiva dele, creio que talvez valha a pena investir sim nesse possível relacionamento

      Responder
    • thiago oliveira disse:

      natacha………… o problema ae,,,,,, esta é,, em voce nao falar que gosta dele ,,,,,,,,, voce colheras o que plantou,, o perderas,,,,,,,,,,,,,,, por ser infantil,, ou imatura ,, ou sei la o que… vacilou ,, dançou………. perdeu a oportunidade…
      ….
      certo = ei ,, voce tem namorada ? ,, sabe que ,, ate gosto de voce ,, etc..

      Responder
  • natacha disse:

    corrigindo ele tem 20 anos de idade,e eu 24,nossa diferença é de 4 anos,mas acho que isso pesa pra mulher,lá na frente.

    Responder
    • thiago oliveira disse:

      natacha,,, mandou pessimo nessa em,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,nada a ver,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,20 anos ele e 24 eu,, acho que isso pesa pra mulher,lá na frente……………………………deve estar brincando,, so pode..

      Responder
  • Tiffany Eller disse:

    Oi , tenho 15 anos e meu pretendente 23 é errado ? pretendo ter um relacionamento sério com ele é claro com a permissão dos meus pais *-*

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Tiffany, pessoalmente, te acho muito nova para ter um relacionamento sério. Na sua idade outras coisas são prioridade. Mas converse com seus pais e veja o que eles acham que é melhor pra você

      Responder
      • Tiffany Eller disse:

        Muito obrigado , adoreei beijos fica na paz , vou pensar mais sobre isso !

        Responder
    • thiago oliveira disse:

      espirito preparado mas a carne é fraca,, vigie,, cuidado com as suas carnes ae.. atenção

      Responder
  • Adriana disse:

    Eu e meu esposo temos a diferença de 9 anos, eu com 38 e ele com 29. Nos damos muitissimo bem pq nos amamos muito. Preconceito da parte das pessoas encontramos antes de noa asar, achavam que estavamoz nos prexipitando ao casar. Mas ivemos uma vida muito feliz. Tenho 2 filhos adolescentes e ele trata como filhos. Nao tenho do que me queixar sobre a nossa diferença de idade.

    Responder
    • Matheus disse:

      Oi meu nome e matheus e tenho 19 anos e minha parceira tem 24 e estamos orando a deus pra casarmos tem algum entendimento sobre isso oque VC pode me aconselhar?

      Responder
  • Karolyn disse:

    Tenho 17 anos e oito meses, felizmente ou infelizmente tive que criar responsabilidades muito cedo, e penso em assumir um relacionamento com alguém 8 anos mais velho. Nossas idéias e nossos ideais são bem parecidos e há um ano estamos orando a Deus por esse relacionamento. Temos em vista o que é um relacionamento saudável e no que ele implica. Porém os meus tutores (pais adotivos) são absolutamente contras, o problema é que seus argumentos as vezes não são baseados na Palavra, e acabaram tomando um posicionamento de inibição. Por mais que eu ame o rapaz, não quero passar por cima da autoridade de meus pais. Como proceder?
    Deus o abençoe.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Karolyn, por enquanto você é menor de idade, seus pais são responsáveis direito por você. Em breve perante a lei poderá fazer como quiser, porém, sempre considere o que os pais dizem, converse com eles, pois sempre buscam o seu bem

      Responder
    • thiago oliveira disse:

      pelo jeito vejo que sao crentes……………o problema é que seus argumentos as vezes não são baseados na Palavra, e acabaram tomando um posicionamento de inibição. ………………
      explicou para eles o certo ( da palavra ae ) ?
      ja que eles falaram errado……….
      mostre para eles qual era o errado.
      ………………..
      17anos e oito meses ja tentou os alugar ,, convencer ?
      tente denovo entao..
      pais ,, amo ele ,, sou quase de maior,, so falta uns dias ,, para eu ser de maior,,
      deixe,, vejam o meu lado ,, felicidade.. ele tambem é cristao e sabem,, dexa vai…
      ………………..
      ae se nao da certo,,,,,,,,,,,,, fale com o rapaz ,,,,,,,,,,,, falta poucos dias,,,,,,,,,,,,,
      tentei os convencer mas nao deu,,
      espere esses poucos dias… é o jeito…….. ( nao se zangue ,, furia ,, de mal ,, deles nao )..
      .
      vamos ver se de maior ,, pode.. ( vai orando ae,, senhor,, me ajuda,, etc )

      Responder
  • Raissa disse:

    Tenho 16 anos e estou muito focada nos caminhos de Deus e nos meus estudos, porém conheci um rapaz muito mais velho de que eu, ele tem 33 anos e também é cristão, estou orando muito para que Deus me revele algo a respeito disso, porém tenho muitas dúvidas em relação a esse assunto e queria que você me ajudasse com suas palavras sinceras.

    Responder
    • thiago oliveira disse:

      Raissa,, ae é com voce… pense bem em,,,,17 anos mais velho que voce,,,,,,
      …………DEUS nao quer que se separe,,,,,,
      ……….voce consegue ver realmente o que vai fazer ?,,,,,,,,,,, a fria em que entraras ……..?
      é facil raciocinar nessa situação…
      eu não aceitaria…….
      chegava nele e falava:
      como eu te queria,, muito mesmo ,,,,, mas 17 anos mais velho que eu nao da…nao…
      procure outra e nao ensista..
      veja o meu lado……… 17 anos é muito…
      eu nova e voce um velhinho…………………é isso que colheras………….ae é com vc..
      ………..
      enganoso é o coração quem o conheceras ?
      ha caminho que ao homem parece bom ,, mas o fim deles….

      Responder
  • andrielle disse:

    Ola tenho 20 anos e estou gostando de um garoto de 17 anos, e ele gosta de mim tbm e tenho uma filha de 3 anos e certo agente tentar ficar junto ou não?

    Responder
    • thiago oliveira disse:

      andrielle,,,, no probleme……………….. e busquem muito a DEUS em.

      Responder
  • Elza disse:

    conheci um homem de 60 anos e eu tenho 41 tenho duvida quanto daqui a 10 anos vou estra com 51 e ele 70 e assim por diante é uma pessoa maravilhosa mas não sei como proceder!!!

    Responder
    • thiago oliveira disse:

      41 ,, 60 ,, colheras o que planta……………. nao pode se separar e 60 anos voce ,, suponhamos que chegou a isso,,,,,,,,,,as vezes forte ,, e o cara só a capa ,,,,,,,,,,,,,,,,,, acabou o resto da sua vida….voce cuidando do difunto :)………. mas é isso ae ,, se guarde para o ceu ,, santidade ao SENHOR……………. ja viveu muito mesmo.

      Responder
  • Maciel disse:

    Ola Andrea.. nao sei de quando é seu post, mas se identifiquei com a historia, porém com pequenas diferenças. Tenho 42 anos e com a crise da separação procurei a Deus (sinceramente fui em busca de ajuda religiosa); aconteceu que logo de inicio conheci uma moça. nos conhecemos namoramos 2 meses. os pais dela sao contra, porque ela esta com 17 anos apenas. Conversamos e concordamos esperar ela fazer 18 anos. Sou vasectomisado e nao poderei tambem oferecer a maternidade a ela (pelos metodos convencionais); tenho 25 anos a mais que ela, – que me parece bem madura pela pouca idade. temos nossas dificuldades normais de casal (ciume principalmente), pois estou com dificuldades em me adaptar a essa nova realidade. Bem, estou orando muito, para certificar-se de que Deus aprova nossa relação. Deus te abençoe e espero que vc seja feliz com a Benças de Deus em sua vida.

    Responder
    • thiago oliveira disse:

      facil rapaz resolver isso ae………… tenha dó da menina e ^^ …………….tenho 25 anos a mais que ela,….
      qualquer um ver que isso nao convem.. ( ainda mais para homem de DEUS ,, sabio,, 25 anos nao ne )

      Responder
    • thiago oliveira disse:

      procurou tarde em…….. aprenda……..DEUS = napo se separe.. nao pode.. permito……………………………………………… tenho 42 anos e com crise da separação procurei DEUS.

      Responder
      • thiago oliveira disse:

        PRO MARCIEL ,, ESSA FALA QUE POSTEI.

        Responder
  • Stephannie disse:

    Olá Eu posso namorar um menino de 15anos sedo que Eu tenho10

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Stephannie, você tem 10 anos e quer namorar já? Desculpe, mas está muito precoce. Pense em outras coisas agora

      Responder
    • thiago oliveira disse:

      Stephannie = pra voce ve como o mundo evoluiu… piorou……….tambem,, malicia ,, besteiras,, jogadas poderosamente na cara das nossas crianças.

      Responder
  • helder disse:

    Apaz de Deus ..tenho 23 anos mas todos falam que tenho mais por eu ser alto.conheci uma moça de 34.é possível dar certo

    Responder
    • thiago oliveira disse:

      não vejo nenhum mal……………………é com você……………eu casava ,, sem problemas nenhum…
      se eu gostasse dela ,, porque não.

      Responder
      • helder disse:

        Muito obrigado pela resposta..então nossas famílias se unirão os pais dela vem em casa .meus pais vão na casa dela. Todos da minha família quer que nos se casamos. Gostomos muito dela por ela ser uma pessoa humilde simples amável com todos. Mas se for permissão de Deus tudo dar certo….. Abraços…

        Responder
  • helder disse:

    Espero resposta

    Responder
  • michelly disse:

    Ola.tenho 20anos e estou conhecendo uma pessoa que tem35anos ele ja foi casado mas houve adulterio que acabou em divorcio.estamos nos gostando estudamos juntos e nos damos bem…
    Sera que ha algum problema?so sei que as pessoas ignoram o fato da diferenca de idade ….e caso o relacionamento fique serio creio que havera muita cobranca dos nossos pais.

    Responder
  • Flávia disse:

    Olá pastor, eu tenho 18 anos e quero namorar um rapaz de 30, será que dá certo?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Flávia, creio que vcs mesmos que tem que responder essa questão. São maiores de idade e podem sim fazer dar certo

      Responder
  • Luiz c campos disse:

    Tenho 44 anos e minha esposa 21anos quanto nos casamos ela tinha 17 anos nesse tipo relação tem que ter muito amor e principalmente respeito somos muito felizes .e estamos orando para deus celar nosso casamento com um filho pois sou pai 3 filhos do 1primeiro casamento e minha esposa não tem filhos es a qüestão de idade

    Responder
  • francisco juscelino de lima disse:

    pastor,tenho 31 anos, é errado para Deus namorar uma moça de 18 anos? e na sua opinião pode da muito certo? caso der certo como s comportar aos olhares preconceituosos?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Francisco, isso vocês 2 precisam conversar e aceitar o que o passar do tempo trará de dificuldades para cada um. Como os dois são adultos a responsabilidade é de vocês

      Responder
  • Rubens Paiva neto disse:

    Oi pastor estou interessado em uma jovem de 15 anos. Tenho 29. Esta certo minha atitude ?

    Responder
  • Aliny disse:

    tenho 22 anos me separei a um ano e tenho um filho de 2 anos, tem um homem querendo namorar comigo so que e bem mais velho q eu te 44 anos e quer assumir meu filho, eu sou evangelica e ele e pastor e errado eu orar e me casar com ele.

    Responder
  • leticia nascimento disse:

    A paz do Senhor . Estou meio confusa .. Estou em periodo de oração com uma pessoa . Algumas pessoas nao concordam , fazem fofoca .. Conversei com o meu pastor , que me disse pra continuar orando . Tenho 18 anos e ele tem 30 . Ele é evangelista , e eu faço parte do grupo de louvor Eu to triste , porque tem tanta gente que diz nao vai dar certo que eu mesma ja estou acreditando .

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Não escute as pessoas que não querem o seu bem, Letícia. Entregue nas mãos de Deus

      Responder
  • Rafael disse:

    Rafael,

    pastor tenho 26 anos, e estou com uma jovem de 20 anos sera que posso namora com ela

    Responder
  • lucinete disse:

    ola tenho 28 e ele 46 nao e muita diferença mais vc acha que pode haver algum problema

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Vocês dois precisam avaliar os prós e contras, Lucinete

      Responder
      • Rafael disse:

        Rafael,

        E quanto a mim presbítero, tenho 26 anos e estou com uma jovem de 20 anos sera que posso namora com ela, ou a idade esta avançada ?

        Responder
        • Presbítero André Sanchez disse:

          Rafael, não vejo problema. Não é tanta diferença assim

          Responder
          • Rafael disse:

            Presbítero DEUS confirma namoro de crente ?

          • Presbítero André Sanchez disse:

            Rafael, o que você entende por “confirmar”?

  • Rafael disse:

    Eu, intendo presbítero que se DEUS confirmar, tudo vai dar certo no noivado, casamento, até o fim da vida ,pos sera uma família bem estruturada no senhor ou não ?

    Responder
  • Willy Matheus disse:

    Tenho 23 e namoro uma mulher de 33 anos tem algum problema que possa interferir futuramente(ex.: o fato de ela querer ter filhos, familia e etc sendo que não tenho planos para tal)?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Willy, são essas questões que você levantou que os dois precisam conversar juntos. Se houver comum acordo, não vejo problema

      Responder
  • Rafael disse:

    Presbítero e quando a minha pergunta ?

    Responder
  • Rosangela disse:

    Boa tarde Sr. André, é a primeira vez q leio seu blog, sou de uma outra denominação estou firme e feliz! Li cuidadosamente os relatos acima, e reparei que o Sr. responde as dúvidas das pessoas, sem julgar, sem discriminar, sem fazer acepção de ninguém, mas muito desagradável uma outra pessoa aqui que se mete nos comentários das pessoas, primeiro que ele não é juiz, ou é? e segundo que as pessoas têm a liberdade de expressão. Eu ficaria constrangida se te fizesse alguma pergunta, devido essa pessoa que opina e faz críticas, como as pessoas escrevem, o jeito que o outro fala. Ele tem bastante tempo, porque dificilmente ele deixa de opinar, sugiro que aconselha que faça um blog para ele. Uma coisa são críticas construtivas e outra coisa é julgar os outros, isso é muito desagradável. Agradeço a atenção e Deus te abençoe!

    Responder
    • Nonato Filho disse:

      Concordo plenamente, hoje tenho 43 anos, sou Cristao, faco atividade fisica, nao aparento a idade que tenho e namoro com uma garota de 17 anos com aprovacao dos pais, sei das consequencias deste relacionamento… O dificil é enfrentar o Preconceito !

      Responder
  • jennifer disse:

    Se a moça tiver 24 anos e o rapz 17 ja p completar 18 acha q tem problema?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Creio que não há problema

      Responder
  • Andréia disse:

    Na época conheci o meu esposo com 51 achei uma boa ideia pois sempre gostei de homens mais velhos se passaram anos agora estou com 39 e meu esposo 65 estou envelhecendo ao lado dele e ele sem poder me dar filhos é complicado pois era o meu sonho ter bebês mais o meu amor falou mais alto por ele por tanto estou conformada que seja da vontade de Deus OBS: eu estava ciente na minha escolha

    Responder
  • Hugo disse:

    Meu nome é Hugo e tenho 31 anos durante um namoro aconteceu que tive um filho com uma namorada e ele vai fazer dois anos, procuro alguma pessoa legal pra minha vida e encontrei uma que parece que vai dar certo, ela tem 25 anos e conversamos muito antes de sairmos juntos para conversar, era uma amiga desde a época de colégio. Fui sincero com ela em relacão que tenho um filho que mora com a mãe e ela meio que perdeu o encanto de antes mas mesmo assim me beijou e estamos conversando so me pediu um tempo pra saber se é isso que ela quer pra ela. Estou tendo problema nessa situação de falar a verdade e explicar o meu caso a tudo que é pessoa que me aproximo, mas vejo que eu e ela podemos nos dar super bem, até por pensamos iguais na maioria das coisas e ela me pediu um tempo pra pensar como devo agir, eu estou errado pelo meu passado e querer uma pessoa que eu futuramente possa vir a casar e viver na graça de Deus? Porque, isso é uma coisa que me incomoda bastante e devido a essas situações me da vontade de omitir mas não é o que faço.

    Responder
  • lysbeth disse:

    Tenho 25 nos, já sou formada, nunca fui casada, espero em Deus, e gosto de alguém com diferença de dez anos. Ele tem 35. Porém eu tenho jeito de 17 anos, ninguém acredita na minha idade e frequentemente sou confundida com uma menor.Porem sou uma mulher madura. Seria isso um problema? Dez anos é muita diferença?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Lysbeth, pessoalmente não vejo problema

      Responder
  • Felipe do nascimento disse:

    Oi pastor boa noite ,eu gosto muito de uma menina que vai completar 17 anos agora em outubro, e tenho 25 anos e ela tbm me ama muito ,tem algum problema na relação entre agente?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Felipe, ela é menor de idade. O que a família dela diz sobre isso?

      Responder
      • Felipe do nascimento disse:

        Pastor ,os pais dela sempre educam ela e diz tbm que é pra focar nos estudos dela ,mais tem um porém pastor ,quando eu converso com ela ,ela sempre sempre me diz que não quer me perder sabe ,devo esperar um tempo mais pra que ela fique maior de idade pastor ,já que ela gosta tanto de mim assim?

        Responder
        • Presbítero André Sanchez disse:

          Felipe, creio que vocês devem conversar e entrar em acordo, se é melhor esperar um pouco ou não

          Responder
      • Felipe do nascimento disse:

        E assim tbm pastor ,eu sou uma pessoa que trabalho tenho minhas ocupações, tenho essa idade 25 anos como eu já disse antes ,e sou um pessoa de família tbm ,um cara que respeito às pessoas e não tenho nem um tipo de vícios ,e assim pastor, tem pessoas que me conhece diz pra mim que eu nem pareço ter 25 anos ,por causa da estatura física, e me dão uns 19 ou 20 anos de idade ,o que o senhor relata sobre isso pastor?

        Responder
  • Quesia disse:

    Pr: Tenho 36 anos e namoro um rapaz de 23.. Tem algum problema? E ele quer casar! Já conversamos sobre as consequências futuramente, mas mesmo assim ele quer casar.. Ele falou que me ama, e que a idade não importa, e sim o que ele sente por mim. Mas mesmo assim me sinto insegura. Peciso de um conselho…..

    Responder
  • Ramiro Rodrigues Wiro disse:

    Olá pastor é a primeira vez que vejo seu blog. Escrevo apartir de Angola e como todos, eu também estou na mesma situação.. Eu faço 23 em Fevereiro Próximo e ela fez esse ano 28. Durante um tempo vivemos sob o mesmo teto porque ela é sobrinha do marido da tia da minha mãe (espero muito que entendas essa parte Sr. pastor) logo embora muit distante, temos um grau de parentesco. Desde pequeno ela sempre meu amou e quando eu me apercebi, também abri meu coração e a amo muito. Ela ja é formada e eu estou com com muitas dificuldades de dar continuidade ao meu ensino superior. Estamos a namorar conversamos muito e tanto ela como eu, não temos dúvidas de que realmente nos queros pra sempre mas, eu tenho muito medo da nossa família e peço a si orientação. Como deverei me proceder perante a família. ? Uma vez q sou alguém muito respeitador, como deverei agir caso a família nnão concordar?

    Responder
  • Antonio disse:

    Olá pastor!

    Tenho 28 e namoro uma mulher de 45.
    Oque acha disso?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Antonio, não vejo problemas, mas vcs dois precisam estar cientes das implicações da diferença a longo prazo. Havendo concordância não há problema

      Responder
  • Julia disse:

    Tenho 31 anos e estou gostando de um jovem de 16, erante a lei não é pedofilia so se ele tivesse menos de 14. Perante Deus seria errado visto que tenho a idade da mãe dele.

    Responder
  • Anderson disse:

    Olá.
    Eu estou passando por um dilema. Sou cristão, e conheci uma mulher bem mais velha que eu e que não é da igreja, porém ela aceita muito bem a minha fé, me incentiva, e até aceita ir comigo aos cultos e estudos. Creio que num futuro próximo ela possa até vir a fazer parte da igreja.
    Bom, eu tenho 18 anos e ela 47. Estamos juntos há mais de um ano, no início eu tinha 17 e ela 46.
    Ela tem uma filha da minha idade. Meus pais sabem e não concordam, porém não me proíbem. Nos amamos muito, e somos muito felizes um com o outro. Temos planos de casar e construir mesmo que sem folhão uma família. Algum conselho? Qual a sua opinião? O que a Bíblia me diria? Obrigado e fique com Deus, pastor!

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Anderson, creio que no presente possa sim dar certo, mas vocÊ precisa pensar, por exemplo, daqui a 20 anos. Você terá 37 anos, em pleno vigor de sua vida, e ela terá 66 anos, já na terceira idade. Você está disposto a enfrentar essa questão? Reflita em todos esses detalhes, pois casamento é coisa séria

      Responder
  • vanessa silva disse:

    A. Paz
    Tenho 19e meu namorado tem33 isso pode dar certo

    Responder
  • Roneide disse:

    Eu tenho 31 e estou gostando de um rapaz dê 18 ele gosta de mim tb mais eu tenho medo .O que quer eu faço?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Roneide, dialogar sempre é o melhor a fazer, pensarem juntos nas questões que envolvem essa possível relação

      Responder
  • Alina disse:

    Pastor sou alina tenho 23 ano e estou gostando de um adolescente de 17 preciso de um concelho e certo errado e ainda sou secretária dele não sei o que vc isso está mim consumando

    Responder
  • Alina disse:

    Por favor pasto sou alina responda pra mim agradeço desde já

    Responder
  • Ane disse:

    Eu tenho 31 e estou gostando de um adolescente de 15 anos,ele é colega do meu sobrinho.
    Ninguém sabe d nós.
    Já ficamos algumas vezes,confesso tenho muito medo de descobrirem.
    Preciso de um conselho.,me ajude.

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Ane, perante a lei isso pode se enquadrar em crime. Saia dessa.

      Responder
  • Vanessa disse:

    Pastor. Eu estou passando por uma fase linda da minha vida. Onde entrei em um propósito com um rapaz que é mais novo que eu. Ele tem 17 anos e eu tenho 27 ,porém ele me fez a faz ficar muito mais próxima de Deus é temos uma intimidade muito grande com Deus acima de qualquer coisa. A mãe dela aceitou tranquilamente,mas a minha família ainda não,por mais que eu seja maior de idade. Eu estou muito bem com ele. Mas será que há algo de errado pelo fato da minha família não respeitar isso,e pela idade?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Vanessa, a família costuma ter bastante critério para tentar proteger você. Ore a Deus, logo ele faz 18 anos e isso pode mudar

      Responder
  • Luiza Ribeiro disse:

    se a moça tiver 18 e o rapaz 16 anos, e pecado?
    por enquanto estão servindo ao senhor, e correndo atras das futuras responsabilidades, faculdade, e profissão.. enfim, é pecado?

    Responder
  • Vanessa disse:

    Lembrando pastor que ele tem um nível de maturidade espiritual muito grande com Deus…ele ama a Deus acima e todas as coisas,e agora disse que está decidido o que quer pra vida dele. Por isso estamos em constante oração E jejum… Preciso de um conselho Pastor.

    Responder
  • vana disse:

    ola sou vana tenho 16 anos e namoro um menino de 22 e certo?

    Responder
  • pablo alexandre disse:

    Presbítero André Sanchez não existe diferença de idade em relacionamentos, vc não se torna nem melhor nem pior que ninguem por isso…. mas vc se torna responsável por tudo aquilo que cativas !!! não existe base biblica pra isso oque importa e se a pessoa goste da outra e isso não e pecado !!

    Responder
  • Gabrieli disse:

    Conheci um moço ele tem 22 e eu estou prestes a fazer 15 , ele falou em orar e esperar , eu perguntei pros meus pais e disseram que não irão deixar, por causa da diferença de idade . Preciso de um orientação , obrigado.

    Responder
  • Daniel Rodrigues Linhares Filho disse:

    Boa tarde, bom eu tenho 15 ano e estou me apaixonando por uma moça de 20 anos, eu senti esse amor a ela por conta de suas atitudes e do seu primeiro amor, que é o mesmo Deus que eu sigo, eu também participo da mesma igreja que ela, mais ela diz que por conta de ser mais velha ela não pode corresponder, qual sua opinião sobre esse amor?

    Responder
    • SULENI APARECIDA DOS REIS RODRIGUES disse:

      BOA TARDE, MEU NOME E SULENI. TENHO 35 ANOS E GOSTEI DE UM JOVEM DE 24 MAS ESTOU FALANDO COM DEUS, QUE SE ELE FOR ENVIADO DE DEUS PARA ELE ME DA UM SINAL.E UM JOVEM SIMPÁTICO .MAS ESTOU FIRME DIATE ESSA SITUAÇÃO. E TAMBEM TENHO ESTUDADO MUITAS COISA SOBRE DIFERENÇA DE IDADE. QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ASSUNTO?

      Responder
  • Nathalia disse:

    oiii meu nome é nathalia e sou adventista do setimo dia,eu tenho 18 anos e to gostando de um rapaz de 25,e ele gosta de mim e tem os mesmos principios,é errado namorar alguem 7 anos mais velho que vc???

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Não vejo problema, Nathalia.

      Responder
  • Gabriel disse:

    Olha tenho 15,gosto de uma pessoa que tem 25 anos,Mais Não penso em namoro agora e sim mais para frente,seria possível ?

    Responder
  • Ana disse:

    Eu gosto de um garoto que tem 22 anos e eu tenho 16 anos. Algum problema?

    Responder
  • marilene disse:

    pastor tenho um namorado que é bem mais novo do que eu tenho 52 anos e ele tém 32 anos ainda mais que ele não trabalhar não estuda, não fas nada na vida.será que ele só esta enteressado no meu dinheiro na minha casa no meu carro,preciso de um conselho urgente.

    Responder
  • Luisa disse:

    Meu namorado tem 25 e eu 27 quando comecamos a namorar eu tinha 22 e ele 20, e quando minhas amigas descobriram que tinhamos uma diferenca de idade sofri muito porque elas gozavam comigo e diziam que nao ia dar certo, que ele so queria me usar, mas gracas a Deus ate hoje estamos juntos,ele cuida bem de mim e em breve vamos nos casar…obrigada pelo tema, tenho aprendido bastante.

    Responder
  • JhorgheSilvha disse:

    pastor tenho 23 anos minha namorada tem 30, pelo que convivemos temos muito em comum além de maturidade, e pecado ter um relacionamento com o jugo de idade desigual?????

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Não vejo tanta diferença na idade de vocês.

      Responder
  • ana karoline de souza oliveira disse:

    namorar uma menina de 13 se ele tem 19 passarão quase 1 ano orando só orando e os pais aceitarao eles namorarem é errado?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Ana, pessoalmente, acho extremamente precoce uma menina de 13 anos namorar. Essa não é uma idade correta para isso.

      Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Ana, uma moça com 13 anos é muito nova para assumir um compromisso de namoro. Eu não concordo de forma nenhuma.

      Responder
  • ana karoline de souza oliveira disse:

    é mais se ele são evangélicos e seus pais deixarem..?até por que eles fazem parte de um ministerio ele e líder de ministerio de louvor e ela e líder de dança e muitas pessoas sabem que eles namoram qual seria o correto??PR;;André ??

    Responder
  • Sarah disse:

    Pastor tenho 24 e conheci um homem de 42, ele quer namorar comigo, tem planos de construir família. Mas fico preocupada com nossa diferença de idade, nos damos muito bem e somos cúmplices, um ajuda ao outro. Ele é católico, mas me respeita, entende meu posicionamento cristão e não me cobra nada. O que devo fazer?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Sarah, você deve pensar em como vai ser o futuro de vocÊs com essa diferença de idade. Se estiver disposta a aceitar as possibilidades que podem ocorrer, então continue o relacionamento

      Responder
  • Stephany disse:

    Eu tenho 18 e o rapaz tem 26. Mas assim, muita gente fala que não vai dar certo. Meus pais não fazem nenhuma objeção e eu gosto muito dele, mas eu tenho medo do que as pessoas possam falar.

    Responder
  • Edilvania disse:

    Paz pastor

    sou edilvania tenho 17 Anos e gosto muito de um homem de 50 anos ele tambem ama eu ele tem 1casal de filhos, Faco 18 dia 20 de abril. oque faço? e crime ?

    Responder
  • Cristina Ribeiro disse:

    A pessoa que faz comentários até que meio irônicos na vdd só é mais direta. Veja, o pastor fala das afinidades em um relacionamento em que a diferença é muito grande e que a paixão cega. E não é verdade? Até uns 10 anos de diferença pode ser td bem, mas 25? 30? Amigo(a), deixa de ser egoísta, sai de cima, vai trazer infelicidade, o outro cheio de libido e vc sem vontade de resolver a situação né…Daí o outro acaba fazendo besteira. Enfim, cada um no seu quadrado.?

    Responder
  • Felipe disse:

    Oi pastor boa noite ,eu tenho 26 anos e faço 27 em dezembro ,tô gostando de uma mulher de 45 anos e namorando com ela também, ah algum problema na nossa relação a parte pastor ?

    Responder
  • myllena disse:

    Eu tenho 15 anos e to gostando de um homem de 31 anos ele e separado e tem uma filha de 10 anos.isso é errado

    Responder
    • Dani jubs disse:

      Claro que sim né, você tem idade de ser filha dele

      Responder
  • Julia disse:

    Olá pastor é errado uma garota de 13 anos e um prestes a fazer 20 eu pelo menos acho errado o problema é que ele declarou pr mim e falou que está prestes a esperar o tempo que tiver de esperar se for da vontade de Deus acontecerá eu gosto dele mas não o amo o coração engana ele confunde ele quer namoro a corte eu não quero eu disse que é melhor eu me firmar com Deus e ele também pois eu sou uma adolescente é ele um jovem o namoro é um passo para o casamento é ele que orar comigo orar pr confirmação de Deus porque diz que me ama mais eu não estou preparada para isso sou muito nova e ele acha que já estamos praticamente juntos eu quero pedir para ele esquecer de vez eu e ele é ir se firmar deixar eu respirar não achar que eu já sou dele.. tenho medo de magoar ele é outra não sei como dizer isso a ele

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Julia, essa rapaz de 20 anos pode ser até acusado por abuso de menor. Você é muito nova para um relacionamento amoroso. Pense em outras coisas agora.

      Responder
  • SILVA disse:

    ola! tenho 31 anos conheci um rapaz de 17 anos ele me pediu em namoro, quer casar comigo.. O que você tem a me aconselhar?

    Responder
  • geison disse:

    tenho 18 e gosto de uma moça de 30 é errado pastor?

    Responder
  • Katarina disse:

    Pastor eu tenho 18 anos e sou líder do ministério de dança, e tem um rapaz de 38 anos que é líder do ministério de teatro, já tivemos vários momentos na nossa amizades e compartilhamos várias experiências… E eu estou gostando dele… Mas por conta da diferença de idade creio que possa ter complicações, Quais seriam as complicações mais impactantes?

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.