Namoro cristão [7] – Namorar com uma pessoa mais velha é errado?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Namoro Cristão | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Depois que comecei essa série sobre namoro cristão me chegaram algumas perguntas a respeito dessa questão da diferença de idade no namoro, se esse tipo de namoro seria correto, se valeria realmente a pena entrar em um relacionamento como esse. Abaixo vou deixar algumas considerações que acho importantes sobre o relacionamento de duas pessoas com certa diferença de idade.

(1) Em tese não há nenhum problema ou erro em alguém namorar uma pessoa que tenha diferença de idade para mais ou para menos. Não existe qualquer proibição bíblica a respeito dessa questão. É claro que estamos levando em conta aqui que os dois são maiores de idade, já que podem existir alguns problemas legais em um maior de idade namorar um menor.

Namoro cristão [7] - Namorar com uma pessoa mais velha é errado?

(2) Apesar de não haver impedimentos bíblicos, a Bíblia sempre nos chama a atenção para que hajamos com sabedoria. Assim sendo, penso que o casal deve ser racional o suficiente para avaliar se essa diferença de idade trará implicações que os dois não estão dispostos a aceitar.

Uma das implicações mais importantes é o quê o passar do tempo representará para cada um. Por exemplo, imaginemos que um homem de 30 anos deseje namorar uma mulher de 55 anos. Se esse homem deseja formar uma família, ter filhos biológicos com essa mulher, com certeza haverão impedimentos físicos envolvidos devido a idade da mulher. Nesse caso esse rapaz deverá refletir se está disposto a superar isso. Se isso não será um problema no relacionamento deles, etc. Caso seja algo que o incomode muito, não seria conveniente começar um namoro.

Outro exemplo: Imaginemos que uma mulher de 60 anos deseje namorar um rapaz de 30. Essa mulher e esse rapaz deverão estar cientes da diminuição da libido da mulher com o passar dos anos. Estariam dispostos a ter uma vida sexual com menos atividade? Um rapaz de 30 anos está no auge de sua sexualidade, por isso, deve pensar bem.

Essas são apenas algumas questões envolvidas que devem ser resolvidas antes de uma decisão importante. Tudo deve ser bem pensado para que depois não haja problemas causados por decisões impensadas.

(3) Deve-se tomar um cuidado todo especial antes de entrar em um relacionamento com muita diferença de idade, principalmente levando em conta que no início dos relacionamentos a paixão costuma cegar as pessoas e torná-las menos racionais. É claro que o sentimento conta muito, mas nunca deve estar desvinculado de uma atitude “pé no chão”.

Hoje em dia muitos divórcios acontecem justamente porque o casal não pensou nas implicações que o relacionamento traria em suas vidas com o passar dos anos. Por isso, é bom colocar a paixão no lugar dela e pensar em todos os aspectos do relacionamento de forma sábia. O sábio já disse: Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” (Pv 19. 2)

(4) Finalmente penso que o casal que tem muita diferença de idade deve estar ciente que sentirá na pele todas as dificuldades normais de um relacionamento como outro qualquer e ainda outras dificuldades adicionais. Por isso, devem estar muito bem fundamentados de sua decisão para que depois esse namoro não culmine em um casamento infeliz, quando aquele fogo da paixão inicial se esfriar um pouco. No final das contas, a decisão é de cada um. Leve em conta o amor, mas leve também em conta a realidade da vida.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão