Namoro Cristão [6] – Sexo no namoro pode ou não pode segundo a Bíblia?

Postado por em: Namoro Cristão Quer receber os estudos bíblicos do Presbítero André gratuitamente em seu e-mail? Vagas limitadas, não deixe para amanhã, Cadastre-se grátis (em 30 segundos) clicando aqui

Um dos assuntos que mais atormenta a mente de casais de namorados cristãos é a questão do sexo no namoro. Por um lado o mundo prega que o importante é o amor e que está tudo liberado desde que os dois se amem e se previnam usando camisinha, afinal, podem ficar doentes com DSTs, podem ter uma gravidez indesejada, etc. Por outro lado vários líderes cristãos apontam que a Bíblia diz que sexo no namoro é pecado. Ainda existe outro lado a se considerar que é o “poder” dos hormônios, que também fazem uma pressão significativa sobre o casal e tentam a todo custo convencê-los de que atender aos desejos hormonais é o que vale.

Qual postura tomar diante das opiniões do mundo, de líderes cristãos e dos próprios hormônios? Eu prefiro adotar a postura bíblica, já que a Bíblia é nosso manual de fé e prática, contém a vontade de Deus para nossas vidas em diversas áreas, inclusive na área sexual. Vejamos então se biblicamente o sexo no namoro é aceitável:

Namoro Cristão [6] - Sexo no namoro pode ou não pode segundo a Bíblia?

Eu acho bastante interessante a posição adotada pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 7.9: “Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado.”. Parece bem óbvio que Paulo está falando aqui para aqueles que não estão mais aguentando a vontade de transar. Algo bem parecido com o que acontece hoje com alguns casais de namorados. Se sexo antes do casamento fosse aceitável, não estaria mais de acordo que Paulo orientasse que se o casal se amasse e fosse compromissado um com o outro fizesse logo sexo para acalmar esses hormônios? Por que será que Paulo orientou que primeiro se casassem para só depois desfrutarem do sexo? Parece bem claro que além do compromisso já assumido desse casal, eles deveriam avançar na direção de um compromisso maior (e aceitável) perante a sociedade e perante Deus. Paulo chamou esse compromisso de casamento. A palavra grega usada por Paulo nesse texto é “gameo” e significa “contrair núpcias, tomar por esposa, casar-se, dar-se em casamento”. Ou seja, está claro aqui o valor do casamento. O mundo minimiza esse valor, mas a Bíblia o maximiza e o coloca acima de nossos desejos hormonais e da opinião pecaminosa do mundo.

Em 1 Coríntios 6.18 vemos também algo importante sobre essa questão: “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.”. A palavra grega usada para “impureza” nesse texto é “porneia” e é aplicada com o significado de “relações sexuais ilícitas”. No contexto do texto apresentado, que fala sobre a união do crente com Cristo e da “união” do crente com o pecado, Paulo usa o exemplo de uma união sexual com uma prostituta (Veja em 1 Co 6.16). Nesse sentido fica claro que temos aqui uma clara menção, dentre as várias formas de imoralidades sexuais, do sexo antes do casamento como sendo impureza e imoralidade, coisa que representa um pecado e da qual devemos fugir.

Temos ainda o famoso e primeiro texto bíblico que fala sobre a questão da união de um casal: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gênesis 2.24). Esse texto nos traz uma ideia bem clara sobre a vontade de Deus no relacionamento de um casal! Homem e mulher tornam-se “uma só carne” – expressão usada para a relação sexual – após assumirem um compromisso um com outro e perante a sociedade – “deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher”. É evidente que o texto fala do sexo dentro de uma união de casamento!

Porém, alguns sempre argumentam: Mas na Bíblia não existiam cartórios! Alguns personagens se conheciam e em pouco tempo já tinham relações sexuais, sem estarem casados “no papel”, pois não existia nem papel (Exemplo: Isaque e Rebeca). Outros ainda argumentam que o importante é o amor e não o papel, e que o compromisso de casamento (que chamam de papel) só atrapalha.

Veja também:
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
- Outros Materiais (Comece aqui)

Esses questionamentos revelam um pouco de ignorância por desconhecimento do texto bíblico. É verdade que os cartórios da atualidade, que têm a função de registrar diversos tipos de questões perante a lei, inclusive os casamentos, não existiam na época bíblica. Porém isso não significa que na época bíblica a coisa era liberada, que cada um transava com quem queria e tudo bem, e Deus aplaudia tudo isso. Na época patriarcal, por exemplo, os patriarcas detinham autoridade perante a sociedade organizada. Eles e outras lideranças tinham poder de validar ou não questões e negócios. Podiam inclusive julgar causas.

No caso, por exemplo, do casamento de Isaque e Rebeca, Abraão constitui um procurador que fosse encontrar uma esposa para seu filho Isaque diante de seus parentes longínquos. Esse procurador encontrou essa esposa, colocou a questão do casamento perante a família dela e perante Rebeca. Todos foram favoráveis. Após isso o “contrato” de casamento estava feito e sacramentado perante todos os envolvidos e perante a sociedade que os envolvia. Assim, Rebeca, a partir daquele momento era oficialmente a esposa de Isaque. Após isso, e apenas após isso, Isaque se deitou com Rebeca (Gênesis 24 – conferir versículo 67).

Além disso, no tempo em que o povo Israelita recebeu de Deus “a Lei”, constava nela que Deus permitiria o divórcio em alguns casos por causa do coração duro do ser humano, e que mediante esse desejo do casal deveria ser expedida uma carta de divórcio (Deuteronômio 24.1-4). Se existia a necessidade dessa regra diante de um divórcio, é bem óbvio que existia também claramente perante a sociedade o compromisso do casamento bem fundamentado e documentado. O próprio Jesus discorreu sobre isso (Veja Mateus 5.31). Assim, esse argumento de a Bíblia não falar sobre a legalização de uma união matrimonial é furado.

Ainda quero ressaltar que não existe nenhuma menção positiva na Bíblia do sexo praticado antes do casamento e nem qualquer orientação ou incentivo a respeito da prática de sexo antes do casamento. Pelo contrário, essa atitude é enquadrada como pecado: “e que, quando for outra vez, o meu Deus me humilhe perante vós, e chore eu sobre muitos daqueles que dantes pecaram, e ainda não se arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram.” (2 Coríntios 12.21 – Grifos meus – Cf. Gálatas 5.19; Colossenses 3.5). Todas as palavras grifadas apontam para um uso errado da sexualidade. Observe a ênfase no uso de três palavras diferentes para enquadrar tais práticas! Isso mostra uma preocupação grande com os absurdos praticados e o quanto desagradam a Deus.

A menção positiva e o incentivo que vemos na Bíblia é ao casamento como algo vindo de Deus para a bênção do ser humano. O uso da sexualidade é abençoado – apenas – dentro dele: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.” (Hebreus 13.4). Observe que se o matrimônio é digno de honra, as outras formas de união entre o casal que estão fora do padrão de Deus são desonrosas, o que é claramente apontado pelo trecho “porque Deus julgará os impuros e adúlteros”. O casamento é digno de honra porque é instituição divina. As outras formas de união são invenções humanas e visam agradar somente ao desejo pecaminoso do coração humano.

Assim vemos que está bastante claro que o mundo não tem razão em sua posição sobre o sexo fora do casamento, nem aquilo que os nossos hormônios nos dizem tem razão. A razão está na Bíblia Sagrada e, conforme foi demonstrado acima, ela não apoia o sexo fora da união do casamento, ou seja, se quer manter um namoro santo, deve se guardar para desfrutar a vida sexual dentro daquilo que Deus nos orienta em Sua Palavra.

Se não estão aguentando a pressão, se estão, como Paulo disse “abrasados”, então é melhor que assumam a sua responsabilidade um com o outro e se casem.

Antes de terminar, já ia me esquecendo, aos que argumentam que o amor é o mais importante e que o papel só atrapalha, digo que se o amor é realmente o mais importante na relação é natural o desejo de se compromissarem perante a lei e perante Deus. Quando não há o desejo desse compromisso, o que está em foco não é o amor, mas sim o desejo egoísta de se aproveitar da outra pessoa de alguma forma. Como bem disse Paulo:

 “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Co 13. 4-7).

O verdadeiro amor faz a vontade de Deus!

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

Compartilhe a Bênção:


> Curso Livre Bacharel em Teologia - Sem mensalidades e 100% online (vagas abertas - clique)

Recomendado Pra Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

105 comentários

  • anderson silva disse:

    Excelente!

    Responder
    • Andre Goncalves disse:

      O irmão está de parabéns, pois são ótimos artigos, muito bom nas suas colocações, que Deus continue de abençoando cada vez mais!!!

      Responder
  • nilson disse:

    muito bom

    Responder
    • Leda disse:

      E desde de quando sexo é impuro ? Drogas , fumo, alcoolismo não se encaixa nesse contexto ? Não sou contra o casamento , mas a favor sim de poder escolher com quem vai transar se tiver química ok. Se não vai pro próximo kkkkkk.

      Responder
      • Leda disse:

        Não esqueçam que adeus falou sim unir- se óbvio , mas não que somos obrigados ou ainda estamos sob a lei kkkkkk , e que Paulo falou ? Melhor que homem não se case em corin. 7-8 kkkkkke aí quem obedecer?vale lembrar que casamento foi visando uma civilização de uma época que mulheres so se prostituía , não tinta valor na sociedade e a igreja católica criou uma grande confusão com esse mandamento ,Paulo então nossa nem um elogio a mulher kkkkk por amor fazemos se o é depois casamos , agora cada um sabe a vida promiscua que quer ter né , cada um que defenda sua moral,transar com dezenas com certeza agride o corpo e a moral mas vai de cada um do amor próprio né , agora se que seguir a lei cuidado ! Siga toda ao pé da letra se não tu sereis maldito .

        Responder
        • Leda disse:

          Galatas3:10 tds que são da obra da lei está debaixo de maldição ,pela lei não será justificado e sim pela sua fé em Jesus , e por amor não ficamos com mas de uma pessoas mas escolhemos a pessoa certa para não haver adultério. Pq casar com uma pessoa e depois descobrir que ela é outra aí aí , e na cama o fracasso uiiiii

          Responder
      • André Sanchez disse:

        Leda o sexo em si não é impuro. Mas pode se tornar se não for utilizado nos padrões estabelecidos pelo Criador

        Responder
        • eriksonpereira disse:

          eu amo minha namorada e pretendo casar com ela, mas no momento não há condiçoes . e eu estou com mt vontade de transar com ela, oque fazer?

          Responder
  • Mara Lima disse:

    Parabéns pelos artigos.
    O que vejo neles é uma linguagem clara, de fácil compreensão e acima de tudo, e o mais importante, baseado na palavra de Deus.
    Um abraço!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Mara!

      Responder
  • Sabrina Medeiros disse:

    Muito bom !

    Responder
  • Jussara disse:

    Maravilha!!!!Principalmente os jovens cristãos precisam ser instruídos nesta prática bíblica.As igrejas em suas aulas dominicais precisam transmitir estes ensinamentos.Parabéns André.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Jussara, concordo com você

      Responder
  • Erick disse:

    Não pode… xiii

    Responder
    • Lipe disse:

      Se você fez isso e estiver de fato arrependido, relaxa que que Deus é amor e vai te perdoar assim que você pedir perdão. Mas não se esqueça, “de Deus não se zomba, tudo aue o homem plantar, isso colherá”.

      Responder
  • elton disse:

    sexo oral é pegado no casamento ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Não.

      Responder
      • Raquel disse:

        pastor, sou evangélica,mas não sou batizada ainda,…cai em tentação i fiz o que não devia com meu primeiro namorado ..foi feito o sexo oral..mi arrependi muito choro i não sei o que fazer! mi ajude, só q virgem .mas mesmo assim mi sinto péssima sei q é um pecado terrível mas mi arrependo muito ..peço perdão ao meu Deus por tudo q fiz.. irei mi batizar em novembro.. mas quero o seu conselho o que devo fazer ? como lidar com essa culpa de mim mesma? Mi ajude Por Favor.

        Responder
        • Raquel disse:

          Quis dizer q ainda sou virgem! ..Mas mesmo assim estou arrependida de tudo.

          Responder
          • Lipe disse:

            Minha querida, se você estiver arrependida, Deus já te perdoou e esqueçeu do que você fez. Mas se isso ainda te aflige, receio em te dizer que são setas do diabo na sua mente. Tenha em mente que Deus é amor e ele não quer vez você chorando por algo que você já foi perdoada, tenha consigo a autoridade do Espírito Santo de Deus e expulse esse demônio de sua mente e casa. Não sei se o seu comentário foi de 2016 ou 2015, mas se for de 2015, seu batismo já te curou e essa angústia tem que partir. 😍😍

  • Rambo disse:

    È tudo mt lindo, mas casar há 2000mil anos atras era mole, qualquer serviço sustentava a família, não tinha contas pra pagar, morarava em qualquer barraco…Agora Paulo aconselha casar só pra poder transar, pq na época dele era assim, mas hoje em dia é tudo diferente, não adianta querer viver um mundo de 2000 mil anos atras nos dias de hoje…

    Responder
    • isana leal disse:

      concordo plenamente

      Responder
  • thiago disse:

    muito interessante, parabens pela materia.

    tenho uma duvida a respeito de Davi homem segundo o coração de Deus, por exemplo, a biblia nos fala que ele tinha varias esposas e ainda muitas concubinas e Salomão seu filho então nem se fala.
    com relação a isso Deus é a favor de o homem ter varias mulheres, visto que isso é um costume em terras arabes.

    já me perguntaram sobre isso e não tinha certeza do que dizer.

    pode me ajudar André
    Deus abençoe

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Thiago, Deus não era a favor não. Inclusive as várias desgraças que aconteceram na casa de Davi foi devido a esse problema que ele tinha com mulheres

      Responder
      • samueldiniz disse:

        Ótimo artigo. Mas, ad argumentandum, discordo quando às mulheres de David. Deus era a favor sim, ou não era contra, exceção à mulher que ele tomou de Urias. Deus era a favor das duas mulheres e das duas amantes de Jacó, das duas mulheres de Elcana, de Judá ter se deitado com a prostituta cultual da beira da estrada, da segunda mulher de moisés; foi também a favor de Ester ter se tornada uma das centenas mulheres do rei, e por aí afora. Era o costume da época, sim, e Deus aprovava. Deus aprovava a escravidão, e até editou regras de como executá-la. Tudo tinha uma razão de ser, que não cabe nos padrões de santidade de hoje.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Samuel, o que me diz sobre Deuteronômio 17.17?

          Responder
      • FRANKLIN ALVES DA CUNHA disse:

        PRESBÍTERO ANDRÉ TUDO BEM?? GOSTARIA DE SABER , DO SENHOR O SEGUINTE , E AS PESSOAS QUE SE AMAM SÃO CRISTÃOS E QUEREM SE CASAR E NÃO PODEM , POR MOTIVOS FINANCEIROS. COMO FICA ?? ESSA CASAL QUE ASSUMIU SEU RELACIONAMENTO , SÓ QUE NO ENTANTO NÃO PODEM SE CASAR , DEVEM FAZER O QUE?? SE SEPARA??? E ISSO??? SENHOR TEM EXPLICAR QUE CASAMENTO NÃO SOMENTE UMA QUESTÃO DE QUERER , E SIM QUESTÃO DE PODER . E FÁCIL JULGAR COM A PALAVRA DE DEUS NA MÃO DEPOIS QUE SENHOR TEM TODAS AS ESTRUTURAS COMO PASTOR , SEU CARRO DO ANO ACREDITO UM PALESTRANTE FAMOSO, UM ESCRITOR DE LIVROS UM PROPAGADOR DA PALAVRA . EU LUTO COM MINHA NOIVA UMA CASAMENTO NOS PADRÕES CRISTÃ PORÉM AINDA NÃO CONSEGUIR TRABALHO PRA MINHA ÁREA O QUE FAZER ELE TRABALHA EU ESTOU NA LUTA POR UM EMPREGO COMO FICA DEVO DEIXA-LA NÃO TOCA-LA?? NA VERDADE O CASAMENTO INFELIZMENTE SE TONOU UM COMERCIO LUCRATIVO ONDE QUEM GANHA SÃO VCS PASTORES EM SUAS IGREJAS FORA O DIZIMO QUE VCS GANHAM QUE DAR BASTANTE DINHEIRO NÃO E ???

        Responder
  • Rute disse:

    Se um casal tiver relações sexuais apenas casados no cívil, eles estarão pecando?

    Responder
  • arnaldo disse:

    gostei muito da informacao mais preciso saber se for uima mulher que eu amo e que nao e cristaop nao posso e lhe conerter

    Responder
  • Gleyce disse:

    Se uma casal de namorados estão com os.hormonios.a flor da pele e ainda nao tem condiçoes de.se.casar o q fazer? O que aconselharia no caso.de.um ser cristão e o outro não? Obrigada

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Gleyce, aconselharia a se separarem. Um relacionamento em jugo desigual não será saudável para nenhum dos dois.

      Responder
      • Gleyce disse:

        Mesmo q haja gra des chances de acontecer uma conversao?

        Responder
        • Larissa Azevedo disse:

          Então ore. É a melhor coisa a se fazer.

          Responder
          • Ana disse:

            Amiga, eu acredito na conversão’uma amiga tinha seu marido desviado e ele a proibia de ir a igreja (o ruim de casar com pessoas desviadas eh que todos casais eh que eu vejo e conheço alguém, ta sofrendo e lutando para que o conjungue venha se converter e tbm nesses casos vejo maridos e esposas desviados obrigando o conjunguem a n ir a. Igreja a) mas então essa minha amiga a orou lutou e hoje o marido dela já estar louvando a Deus la na frente :)

    • Luiz C.A.Saraiva disse:

      Eu acrescentaria, não sei se agora adianta. A lei brasileira admite ser um casal quem viva junto, logo desnecessário seria casar, principalmente depois de 6 meses juntos. Muitos casais hoje, vivem “juntos” dormem um pouco na casa do rapaz, outro pouco na casa da moça, as vezes por anos e claro mantém relações e depois se casam e tudo dá certo. Outros porém, nunca tem relações, namoram, casam, para só então se darem um ao outro, logo a seguir se divorciam. Estranho isso, não é mesmo ? A diferença de religião muitas vezes não influencia se o casamento dará ou não dará certo. Claro que religiões diametralmente opostas, são jugos desiguais com certeza. Crenças muito distintas no casal levam normalmente a separação, ou a conversão de crença para um dos lados. Religiosidade não é a questão. O mais importante é o amor, se houver amor verdadeiro, a tudo se supera. Contudo a crença no mesmo Deus e em Jesus é fundamental para o casal. Eu creio que o amor tudo suporta e tudo supera. Sexualidade faz parte do ser humano, manter relações contudo dentro ou fora do casamento tem que ser por amor e não por hormônios a flor da pele.

      Responder
  • Domingos Ramos Liwema disse:

    Se civilmente casando não é pecado porque as igrejas exigem casamento cristão depois do civil?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Domingos, as igrejas exigem casamento religioso para validar o casamento? Onde você viu essa informação? Que igreja exige isso?

      Responder
  • barbara disse:

    Sexo oral no namoro é pecado?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Claro. Esse tipo de intimidade é só para dentro do casamento

      Responder
      • David S. disse:

        Onde diz isso ? Em primeira André ? Da licença com suas restrições pessoais , culturais e paradigmáticas amigo.Fora que a todo momento vi vc pegando versículos soltos pra justificar suas afirmações na sua matéria , onde a todo momento apenas desconsidera todo o contexto histórico e todo o resto do capítulo.A igreja adora pegar uma única característica do relacionamento da época e o impor nos relacionamentos dos dias de hoje , e desconsiderar muitos os outros hipocrisia não?Se for considerar dessa forma , então deveria ser feita a corte real.Que casal vive 100% a corte ? Mentiroso é aquele casal de namorado que afirma que nunca teve uma sensação a mais no namoro , nunca deu um beijo sequer num namoro com duração longa.Aí qual seria seu conselho?Casar correndo? E os casais que não possuem condições financeiras ainda , muita das vezes por serem muito jovens ?Se Deus já disse que é a pessoa cuja qual é para a vida dela , devem deixar de lado ? Viver na ansiedade e no desespero é o saudável ? Já que gosta de tomar como referência os relacionamentos da época , por que não se adota todas as medidas?Não se era aceitável diante da cultura da época um rapaz e uma moça solteiros e jovens conversando a sós.E aí , então namorados hoje não mais poderão ter momentos pessoais de assuntos particulares?A bíblia não cita namoro em nenhum momento , e na época era praticado apenas o noivado(que não deveria ser longo) e o casamento.Então segundo a sua linha de raciocínio também não se deve haver namoro entre cristãos , apenas noivado e casamento?Ou agora vai querer me dizer que “nos dias de hoje não é bem assim…” ? Contraditório , não!?

        Responder
      • ANAQ REGINA disse:

        MEU DEUS MAS QUE ABSURDO QUE VEJO, E PECADO SIM, NOSSO CORPO E MORADA DO ESPIRITO SANTO,CADE A SANTIDADE? E TAMBÉM NOSSO CORPO TEM VARIOS MEMBROS CADA UM COM SUA FUNÇÃO. PENSEM NISTO. TAMBÉM DIGO QUE CADA UM HOJE FAZ O QUE QUER,SEMPRE DIZENDO QUE ISSO PODE, NAO TEM NADA A VER,VOÇE E MUITO RADICAL, ISSO NAO ME LEVA PRO INFERNO, E ASSIM MESMO PRA QUEM QUER CONTINUAR NO PECADO , E NÃO PROCURA A FAZER A VERDADEIRA VONTADE DE DEUS ,ATÉ SABEM MAS NÃO QUEREM SE CONVERTER ,POI ISSO DIGO DESTE TIPO DE PESSOAS O INFERNO VAIO ESTA CHEIO.(QUEM E INJUSTO, SEJA INJUSTO AINDA,E QUEM E SUJO SEJA SUJO AINDA,E QUEM E JUSTO SEJA JUSTIFICADO AINDA, E QUEM E SANTO SEJA SANTIFICADO AINDA.9(apoc 22.11) CADA UM VENHA EXAMINAR AS ESCRITURAS SAGRADAS E PEÇA ENTENDIMENTO E DISCERNIMENTO DE NOSSO PROPRIO DEUS.OREM BUSQUEM ENTEDER A VONTADE DE DEUS, SEM SANTIDADE E IMPOSSIVEL VER A DEUS.(heb12.14)MEUS AMADOS IRMÃOS DIGO ISTO POIS OS AMO, E QUERO VELOS NA NOVA JERUSALEM. AMÉM.FIQUEM EM PAZ, E REFLITAM.

        Responder
    • Samira Cardoso :} disse:

      É pecado dentro e fora do casamento moça!

      Responder
      • ANAQ REGINA disse:

        samira, concordo com voçe, e isso mesmo, estou despcionada com tanta heresias, mas serve para nós vermos que a cada dia ta mais proximo da volta de nosso salvador.oh gloriaaaa.

        Responder
  • juliana carla disse:

    Oi pastor a algum tempo quero fazer esta pergunta, nos sabemos que Deus ele sezigna um homem pra uma mulher e uma melher para ao homen, mas eu meio que ja sei quem, nao tenho total serteza pq Deus nao falou nd diretamente para min, mas digamos que sim, e eu nao o aceitace, deus claro ricaria furioso pois eu rejeitei um presente dele, e todas as irmas que eu conheço que passaram na frente de Deus e se casaram com uma pessoa que nao designada por Deus hj sofrem, nao sao felizes, sao tristees e eu tenho mt medo disso, pois nao quero aceita r o que Deus quer me dar, eu tenho medo de ficar com outra pessoa e ser um pessoa triste, e meus filhos serem filhos da desobediencia oq eu faço pastor, isso esta me deixando preocupada eu nao quero passar por essas coisas, as vezes acho que a melhor coisa pra min é a morte. Me ajude pastor andre. Obg

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Juliana, nessa questão de relacionamentos nós temos escolhas. Não existe isso de Deus escolher uma mulher para cada homem.

      Responder
  • Dênis Barbosa Batista disse:

    Que a Paz de Cristo Jesus seja conosco hoje e sempre! Abençoado você hoje, escrevendo esse artigo, por inspiração divina, fazendo-lhe lembrar e aplicar o que tem aprendido de Deus! E expondo a nós, carentes da Palavra e Sua Luz, o que nos é melhor aprender, aprender sobre a Verdadeira Vontade de Deus, nosso Pai. Avance cada vez mais nesta direção de instruir, por Inspiração Divina, a todos nós, leitores do seu blog, e sempre sedentos da Água da Vida.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Dênis

      Responder
  • Miriam Muniz Gauthier disse:

    Ola pastor , entrei aqui so para ter certeza que sexo antes do namoro é realmente pecado , bom vamos lá , eu amo meu namorado e ele também já me sinto mulher dele e ambos temos certeza que queremos viver juntos para sempre , é realmente preciso se casar no papel para ter relações com ele ? gostaria muito de ter uma vida sexual com ele agradar ele. oque eu faço para aguentar isso ? eu não posso me casar agora com ele so da qui a um ano oque eu faço ? eu posso ou não ? ja me sinto mulher dele. e também se o sexo for mesmo pecado , nos podemos trocar caricias e etc.. no caso (uns amassos) toques passar a mão etc.. fico grata deis de já aguardo resposta ;)

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Miriam, se você tem tanta certeza de que vai viver com ele para sempre por que não se casa com ele de acordo com a lei, tudo certinho e vivem como marido e mulher?

      Responder
      • Miriam Muniz Gauthier disse:

        porque no momento eu não posso mesmo , só ano que vem , que vou ter a minha casa , eu sou nova e ele também , nós somos ricos em espirito santo , mais nossos desejos não são , e também estou certa que amo ele , e ele também me ama muito estou preparada para ter relações com ele , pois ele é meu único homem e vise versa, nosso amor é tão lindo quero muito fazer isso com ele , Deus vai me entender tenho certeza.

        Responder
    • Paulo disse:

      Então, não pode, e vc mesma diz que “entrou aqui” (pra confirmar o que já sabia). Tá cheio de mães solteiras, abandonadas que também tinham certeza que iriam se casar e tb já se sentiam a mulher oficial, então elas se entregam, mas (geralmente) depois, por n motivos levam um pé na bunda e ficam aí nas igrejas como mãe solteirona com filho…É muito melhor esperar até o tempo certo e fazer tudo certinho, sem afobação. Tb nada de carícias, pare com essas passadas de mão aqui e acolá, pois estão satisfazendo a carne (e não tem que satisfazer nada), deixa essa parte só pra depois do casório.
      Não é a resposta que queria ouvir né? Mas vale a pena esperar moça, 1 ano passa rápido demais, daqui a pouco vcs poderão rolar a vontade toda noite e a noite toda se quiserem :D Não se engane a si mesma, pois Deus não vai desculpar fornicação nenhuma antes do casamento.

      Responder
      • Miriam Muniz Gauthier disse:

        Putz , péssima Resposta pra mim né, vou tentar Esperar pois a tentação e muita Rs , mais olha to loka pra me casar muito ansiosa , vou conversar com meu namorado , mais poxa nem uns amassos ? Nao vai ficar meio sem graça ? Mais ele me entende muuito e ele é ate quetinho d+ , eu q sou mais esquentadinha :( mais Ok vamos esperar vou orar mt Obg

        Responder
  • pablo disse:

    porque sexo oral antes do casamento não é pecado segundo a biblia? se é sexo da mesma forma oras..

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Quem disse que não?

      Responder
  • pablo disse:

    porque não? por acaso não tem que ser feito tudo diante de Deus e a igreja não esta ai pra isso?

    Responder
  • pablo disse:

    o que defini intimidade na biblia? porque não pode beijar? por acaso esse ato não é intimo? quem definiu que atos são intimos ou não para se fazer antes e depois? ate agora pnso que seria somente o ato sexual e não outras coisas..

    Responder
    • Lipe disse:

      Oshi, onde você escutou que beijas não pode? Deus nos deu livre arbítrio, voxê escolhe se quer ter um namoro em corte ou não, contanto que não cai em pecado, beijar pode sim.

      Responder
  • Anônimo disse:

    Olá!
    Estou na igreja e minha namorada também.
    Estamos seguindo essa regra de sexo somente após o casamento.
    Porém, sou homem e estou com hormônios à flor da pele.

    Tenho duas perguntas:
    1) Se Deus permite sexo só dentro do casamento, por que ele libera os hormônios no nosso corpo numa idade tão jovem? Nenhum dos 2 tem condições financeiras de se casar agora. Como fazer com isso?
    2) E se nós casarmos virgens e depois descobrirmos que não nos damos bem na cama? Por exemplo, se ela for frígida e não gostar muito de sexo? O que eu faço?

    Obrigado!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Anônimo, primeiro queria dizer que minha moderação falhou, pois não publicamos comentários de anônimos. Mas como já foi publicado, então vou te responder:

      1) Os hormônios não servem só para o desejo sexual. O conjunto de hormônios liberados na adolescência estão ligados ao crescimento do individuo em diversos sentidos, incluindo o amadurecimento sexual. Junto com os hormônios e outras emoções temos também a racionalidade para controlá-los, pois não somos animais irracionais. A chave é essa.

      2) Casar só pra fazer sexo é o fracasso do amor. O casamento é muito mais do que só sexo. Na hipótese levantada por você, o casal deve, juntos, estudar possibilidades para a satisfação sexual mútua dentro do casamento da forma possível a eles. Pessoas não são descartáveis.

      Responder
  • Maluso disse:

    Quanto a colocação do “Anonimo”, gostaria de saber da opinião do pastor André Sanches quanto a pergunta de nº 2..

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Respondido, Maluso

      Responder
  • Maluso disse:

    Bom dia André Sanches…

    É com grande satisfção poder discutir e dividir dúvidas com outras pessoas inerentes a assuntos os quais fazem parte do nosso cotiano, sejam eles de forma a esclareçer ou simplesmente por nos confortar por percebermos estar no caminho certo ou não e assim quando negativo podermos redimir de nossos erros e tentar corrigir e melhorarmos como pessoa.

    Questionei quanto a duvida de um colega ai no blog quanto a uma 2ª questão que o mesmo colocou, assim, também sou de acordo e consciente quando se diz e age com o pensamento de que casar apenas para concretizar o ato sexual apenas seria sim um fracasso no amor e na relaçao como um todo e que o casamento não se limita apenas no ato sexual entre o casal. Falando um pouco de mim de maneira breve: sou “ainda catolico” por ser batizado em uma igreja catolica a qual constumo falar ter sido muito importante na minha vida, e de vários momentos e fases que lá vivi e trabalhos que lá fiz desde os grupos de jovens até por ultimo trabalhar na Canção Nova – Cachoeira Paulista/SP, um grande centro voltado para a formação e orientação espiritual daqueles que lá se encontram ou de alguma forma se sentem mais próximos de Deus, assim, foi de grande importância na minha formação como pessoa e filho de Deus Pai, mas, desde meados de 1998 sou muito ou bastante envolvido sempre com algum movimento ou aproximadade com a igreja evangelica, a qual tive o imenso prazer de conhecer algumas sempre por intermédio de um convite de algum amigo e dentre estas conheci: Assembleia de Belém (está adoro de paixão, pois, lá se encontra-se uma orquestra maravilhosa. Gosto muito de vilino!!), Presbiteriana, Quadrangular, Adventista e hoje por fim a pouco mais de um ano tenho acompanhado de forma mais fiel a Primeira Igreja Batista de São José dos Campos/SP, esta por fim por intermédio e influência de minha hj namorada a qual congrega nesta igreja.
    A resposta deixada pelo Sr. no trecho onde diz “Na hipótese levantada por você, o casal deve, juntos, estudar possibilidades para a satisfação sexual mútua dentro do casamento da forma possível a eles. …”, Acho muito importante isso no tocante a diálogo, pois, dialogar entre o casal varios assuntos e inclusive as melhores formas possiveis de promover a satisfação sexual não só do Homem como também da mulher é muito importante e realmente quando se coloca ou colocamos assuntos secundários ou sequentes de valores mais importantes no matrimonio realmente podemos sim agirmos com outros pensamentos ou atitudes, mesmo que ivoluntaramente, pois, Pessoas não sao descartáveis… e o casamento é muito mais do que só sexo.

    Obrigado!

    Responder
  • jess disse:

    Olá , namoro a 1 ano e 6 meses , de um mes pra ca eu e ele estamos tentando mudar de vida sabe.. Temos relaçao sexual varias vezes , mas queremos dar um basta ou parar aos poucos, oque nao e facil , pois a atraçao é muito forte . Queremos algo mais serio, iremos fazer um proposito com Deus , quero levar a serio , mas preciso de ajuda , dicas ou algo do tipo .. Estamos voltando pra igreja e queremos mudar a nossa vida, queria saber oque faço .. Desde ja grata.

    Responder
  • dc jamerson ramos disse:

    O Pastor tem país que libera os filhos a prática o sexu antes do casamento esses país tão certo pastor, eles acham normal tenho certeza que os pais que incentiva não compriede a gravidade dessa liberação.se nos país colocar um limite podemos mudar essa situação e o nome de Jesus vai ser glorificado amém que Deus abençoe todos os jovens.

    Responder
  • Eduardo Jorge Mantinosse disse:

    Eu pude ler o 1Corintio 7 vers ; 12 a 16. e percebi que dentro dest existe um casal cujo um deles seja homem ou mulher nao é crente, mas o mesmo casal tem filhos. e o apostolo diz: “Porquanto o marido descrente é santificado por causa da esposa cristã”, razao pela qual os filhos nao sao impuros sendo assim me da intender que ele nao condena o acto.

    A minha duvida é, como podem ter filhos puros uma vez k fizeram sexo sem se casar visto que um é crente e outro nao é crente?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Eduardo, os filhos não levam sobre si o pecado dos pais. A parte que se converteu teve seus pecados perdoados, tornando-se pura diante de Deus e santificando seu lar.

      Responder
  • Ana disse:

    Ola amigo amei o artigo ‘ VC tem MTA sabedoria em falar de certos assuntos , gostaria de fazer 4 perguntas
    1- beijo no pescoço e na orelha seria pecado? Mtos julga em ser um ato impuro
    2- deitar com namorado (a) de conchinha eh pecado?amassos tambem?
    3- passar mão por baixo da roupa do meu namo eh pecado tipo a barriga dele as costas dele?
    4- algumas igreja fala que o beijo eh só pra casados pq antes seria pecado por se impuro e prostituição já que namoro um hoje amanhã termina ‘namora outro e beija outro

    Obg desde já

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Ana, creio que alguns exageros dentro do namoro só servem para “atiçar” os dois e trazer maior dificuldade para se conterem

      Responder
      • Ana disse:

        Mas então amigo, essas 4 coisas seria pecado?

        Responder
        • Lipe disse:

          Não, mas podem levar ao pecado, pois isso só iria atiçar mais ainda a carne. Pois duvido que vocês dormindo de conchinha, passando a mão na barriga e beijando o pescoço não crie um desejo maior, oque leva ao pecado, a não ser que o espírito do seu namorado prevaleça muito bem a carne, resistindo a essa tentação.

          Responder
  • Antonio F7 disse:

    E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a.

    Gênesis 24:67

    Mas aqui não contradiz então o que você disse?
    Pois aqui não diz que eles eram casados… aqui diz, tomou a Rebeca e aí ela foi lhe dada por mulher.
    Ou seja, teve relação com rebeca e então ela foi lhe dada como mulher…
    Não concorda?
    Não disse que foi lhe dada por mulher após o contrato, ou por ser a escolhida, não faz menção alguma de que ela já seria sua mulher. Apenas foi lhe dada como mulher apos ela a tomar na tenda de sua mãe.

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Antonio, te convido a ler um artigo sobre esse tema: http://www.tempora-mores.blogspot.com.br/2013/10/isaque-e-rebeca-base-para-viver-juntos.html

      Responder
      • Antonio F7 disse:

        Entendi mais ou menos, mas não respondeu a pergunta, não diz que ela ja era sua mulher, a menção sobre mulher, se deu somente após ele ter tido relações com ela na tenda, antes não foi mencionado em nenhum momento, apenas depois que ele a tomou na tenda, ai sim ela foi lhe dada por mulher… não seria então o sexo o casamento deles, a união entre eles?

        Responder
        • Presbítero André Sanchez disse:

          Não, o sexo não é o elemento que caracteriza o casamento. Conforme está no texto que te passei, outros elementos foram observados antes que ela entrasse na tenda dele

          Responder
    • Paulo disse:

      Aí que muitos erram, perceba que há uma transição de tempo no versículo 67: E Isaque trouxe-a para a tenda da sua mãe Sara (transição de tempo)…. e (depois) tomou a Rebeca e foi-lhe dada por mulher e amou-a. Essa transição de tempo pode ter sido de meses. Esse raciocínio só seria válido se fosse: “E Isaque trouxe-a para a tenda da sua mãe Sara e imediatamente (ou na mesma hora), tomou a Rebeca e foi-lhe dada por mulher ali na tenda. Não deve ser entendido que eles foram imediatamente fazer sexo. Correu o tempo necessário para o casamento normal.

      Responder
  • Antonio F7 disse:

    Então seria o conjunto de todas as coisas, e quando eles tiveram a relação ai foram completos todas as coisas que seriam necessárias para que se unissem, como por exemplo se o casamento fosse uma das etapas, para que depois da cerimonia, os corpos se unissem e aí sim se tornariam um casal.

    Responder
  • Carol disse:

    Simular sexo eh pecado? (Simular com roup)

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Sim, Carol. É algo que não contribui em nada com a santidade do namoro

      Responder
  • Ferraboli 9 disse:

    Pastor, eu namoro, e para poder deixar de fornicar, eu tenho que me masturbar, pois não aguento, não consigo passar de uma semana sem sexo… se caso eu conversasse com a minha namorada ela aceitaria esperar até o casamento, mas eu não consigo me controlar, seria errado se eu me masturbasse pensando nela? estaria fornicando, ou cometendo algum outro pecado? Pq essa é a unica solução que eu vejo para abandonar isso..

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Você é um ser racional. Não dá para aceitar uma fala dessa como se você fosse um animal incontrolável. Você consegue sim se controlar se quiser

      Responder
      • Ferraboli 9 disse:

        posso conseguir, consigo me controlar, mas não por muito tempo, depois de uma semana, duas, começo pensar com a cabeça de baixo, e já eras, quando vi ja foi, ai depois consigo aguentar por mais uma semana, duas, e vai de novo

        Responder
        • Lipe disse:

          Você só disse “eu” nesses dois textos, tente colocar “Deus” no meio, você nunca vai ficar sozinho, DEUS É CONTIGO, confia nele, ore, jejue e adore sem cessar. Quer uma dica de ouro? Se você se masturba no banho, comece um jejum de 1 ano sem masturbação, e sempre que for tomar banho, coloque no celular um louvor bem lindo (e proteja com a toalha o celular), pode ter certeza que quando você pensar em fazer isso, você vai pensar: “eu vou fazer isso enquanto Deus esta vendo meu louvor, e ainda por cima quebrando meu jejum, que vergonha”. Espero ter ajudado.

          Responder
  • Gleyce Yara Pereira da Silva disse:

    Analisando as experiencias contidas nos comentários acima me fez pensar que as pessoas se esquecem que Deus conhece o coração de cada um, suas limitações, seus desejos e por incrível que pareça ele entende, afinal, somos todos humanos e sujeitos ao erro, não é porque você transou sem casar que Deus não vai te amar, não é porque você pensa em sexo, se masturba e erra que Ele vai te abandonar, acredito que o mais importante de tudo isso é reconhecer que não somos perfeitos e que Deus sabe todas as coisas. Uma pessoa falar que é fácil não fazer ou pensar em sexo é muito fácil, mas cada pessoa sabe pelo que passa e faz o que achar conveniente em sua vida. Ninguém tem o direito de dizer que você vai pro inferno porque fez sexo antes do casamento, porque isso é um pecado como todos os outros, assim como fofocar, matar, roubar, mentir, etc. E não se esqueça que Deus conhece o seu coração, os homens não.

    Responder
  • Tatiana disse:

    Uma dúvida: E quando o casal se ama, tem vontade de ter relações, tem o sonho de se casar, mas não tem dinheiro para casar? Como proceder?

    Responder
    • Paulo disse:

      Depende do que cada um considera “ter dinheiro pra se casar”. Se vcs tiverem atitudes cristãs no namoro, vão aguentar até o casamento, mas se ficarem com muita pegação, mão boba, sozinhos em lugares isolados e permitirem excitação por muito tempo, não há oração, jejum, nem boa vontade que resolva e vão cair! Não caia na besteira de se casar muito cedo, com menos de 22 anos, até lá os 2 vão trabalhando pra conquistar nem que seja o mínimo possível pra viverem juntos. O importante é se casar e o amor entre vcs, já festas, aparências e badalação podem ser bonitas, mas são dispensáveis e não garantem um casamento feliz.

      Responder
  • Ester disse:

    Muito interessante meus parabéns presbítero andre são informações muito necessárias Deus abençoe

    Responder
  • daniel disse:

    Eu quero saber o seguinte perdi a virgindade ao primeiro namoro hoje estou casado com outra .. no caso meu eu teria que ter casado com a primeira mas nao casei hoje casado com aoutra esta certo de acordo com a biblia ou errado

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Daniel, esqueça o passado, se arrependa dele e siga sua vida agora com sua esposa do jeito certo

      Responder
    • Lipe disse:

      Peça perdão a Deus

      Responder
  • raynarison silva disse:

    A PAZ os abençoe que o nosso amigo e irmão está completamente certo na questão sobre o Casamento,tenho um amigo que é descendente de judeus e eles vêem o casamento da mesma forma,hoje em dia muitos mancham a imagem de Cristo comentando lascívia,pecando,e sujando o templo da promessa de D’us que é o Espírito SANTO de D’us
    Que o Altissimo

    Responder
  • Law e Paulo disse:

    Ola. Queria fazer uma pergunta, agora que o pior ja aconteceu queria somente procurar me reconciliar com Deus, nao so eu mas tambem meu namorado. Bom, fazem seis meses que nos estamos namorando, fizemos sexo mesmo sabendo que Deus nao aprova esse tipo de ato. Somos evangelicos, ou pelo menos eramos, somos batizados, Eu Conheco a Palavra Muito Bem,mas caimos e estamos caidos. Eu estou gravida, de um mes…Somos jovens, cheios de sonhos que agora estao se transformando em pesadelo com esta noticia inesperada. Um filho, filho e ruim? nao, claro que nao. Mas nao e bencao agora nas nossas vidas… estamos muito tristes e eu nao consigo mais orar. Desde o dia em que pecamos a primeira transa eu cai e ele tambem. Bom, agora ja estamos aceitando a ideia de ter um bebe aqui dentro ,mas estamos perturbados porque nao sabemos o que fazer para Deus nos perdoar e nos abencoar e abencoar nosso filho (a). O que devemos fazer quanto a nossa fe em Deus e vida com ele…e nossas familias, amigos da igreja. Ja contamos para alguns Familiares Mas O que faremos quando a barriga crescer, o que fazer com tamanha vergonha? Nos ajude, so queremos que Deus nos perdoe mesmo. Estamos arrependidos e queremos o melhor pro nosso bebe. Eu tenho 18 anos e meu namorado tem 21! Nos caimos, mas queremos levantar. Pois sabemos que Deus nos ama… so estamos com medo da sua mao Justa. Deus abencoe Andre O seu blog e maravilhoso. Abraco e me responda assim que ver esse comentario em nome de Jesus nao me deixe aflita aqui quero aprender como chegar em Deus Novamente E ter uma Vida com meu Deus de renovo Espiritual e fisico….Gostaria que orasse pela minha vida. Obrigadaaaa

    Responder
  • Anonimo disse:

    Oi Pastor, tenho uma pergunta.
    Sou evangelica reformada, e estou namorando.
    A gente acabou transando e agora continuamos fazendo isso, mas não com frequência.
    Eu tenho certeza que quero viver a minha vida com ele, mas so vamos casar depois da faculdade, o que vai demorar.
    Voce acha que tem algum modo de nos purificarmos, simbolicamente nos tornarmos virgens de novo?
    Deus vai me perdoar?
    Eu também tenho a duvida, de que Deus ja escreveu minha historia antes de eu nascer, isso quer dizer que isso iria acontecer de qlqr modo?
    obrigada

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Vocês precisam ter um arrependimento sincero e mudar de vida. Deus pode sim perdoar. Mas se tornar virgens novamente isso não é possível

      Responder
  • setimo.anjo disse:

    Quando caímos em tentação Deus pode nos perdoar? Li seu artigo sobre dicas de namoro cristão, se em todos os pontos o namoro estiver me afastando de Deus, será que Ele me perdoará mesmo eu tendo pecado e se decidir não levar esse relacionamento adiante?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Sim, Deus pode nos perdoar desde que haja arrependimento

      Responder
  • Marília disse:

    Encerrou perfeitamente!!!

    Responder
  • Celeste Aparecida Alves Rocha disse:

    Amei as respostas do Pastor André, a questão é que o ser humano quer arrumar desculpa para viver no pecado, para Deus não existe meio termo, estava morando com uma pessoa, ele sabia que eu queria casar para entrar em comunhão dei um tempo a ele,porém ele não quiz casar eu arrumei as coisas e fui embora estou sofrendo porque gosto dele, mais entre a salvação e ele eu prefiro a salvação eu agi errado pastor? Deveria ter esperado mais um pouco?

    Responder
  • fernanda disse:

    olá!deus colocou um homem na minha vida que hj entendo que ele é o homem da minha vida e que deus tem um propósito para nós…mas infelizmente quando o conheci não tinha entendimento sobre o nosso salvador..ele já era da igreja desde pequeno…e que era também uma pessoa muito imatura e pura..no começo era td bonitinho o maximo que ele pegava em mim era na cintura e virse e versa…porém ficamos seis meses distantes fui para são paulo e ele servir a marinha …infelizmente aconteceram varias coisas nesse periodo de tempo e quando voltamos ambos para a mesma cidade acabou acontecendo o que não divia..queria saber se por ventura como tu disseste antes ,deus não me perdoaria?ele tiraria de mim a coisa linda que me deu?

    Responder
  • Carla disse:

    casamento na perspectiva da Bíblia, no entanto, vale lembrar que esses princípios são de um tempo distante do nosso, com costumes e princípios totalmente diferentes. Antes, o único ofício da mulher era só cuidar da casa e dos filhos, ser submissa ao marido. Hoje é diferente, todas querem estudar e ter uma profissão, se estabilizar antes de começar uma vida dois, até pra carga financeira não caia só em cima do marido. Antes os meios de subsistência eram simples, uma cazinha de barro e alguns animais já garantiam o sustento, dessa forma, os casais se casavam adolescentes. Hoje, com as coisas mais difíceis, as pessoas casam tarde e é difícil ficar esperando até o casamento..

    Responder
  • MILY disse:

    Oii Pastor, nao sei se o senhor vai me responder, mais espero que sim..
    bem.. eu conheci um rapaz a uns 6 meses e ficamos muto amigos.. ate que chegou um tempo que comecamos a namorar, com a bençao dos nossos pais. Somos evangelicos, eu sempre fui, mas ele nao, a um ano a traz se converteu mas na epoca eramos amigos ainda nunca imaginavamos que seriamos namorados.. nós dois somos virgens e temos o desejo de casar e constituir uma familia no tempo de Deus.. Mas ultimamente tem sido mt dificil nao pecar, pegamos uma intimidade mt grande um com o outro e nisso eu nao tenho mais vergonha do meu corpo.. me achava um monstro por varias coisas que tem no meu corpo e sofri mt pq varias pessoas diziam que nunca ninguem ia me amar.. mas Deus mandou ele pra mim, e graças a ele nao me sinto mais assim, pq ele me diz coisas lindas, e me ama do jeito que eu sou..
    somos mt carinhosos um com o outro mais esse carinho tem se aprofundado mt, e eu nao to conseguindo mais me controlar… ja conversamos varias vezes que so iriamos fazer sexo dps do casamento, mas ta tao dificil, tenho um desejo sexual enorme por ele, e me sinto culpada por isso.. ele tbm tem e ja concordamos varias vezes que tinhamos que nos controlar, pq aquilo nos afastava de Deus, mesmo nao acontecendo “nada`´.. Sabemos que mao boba ( e isso ficou mt errado na nossa relaçao) é errados e carinhos de mais tbm , pq isso acaba nos excitando e fazendo com que a gnt peque mesmo sem querer.. ele me deixa louca e nisso nao estou conseguindo me controlar mais.. sinto que precisamos mais de Deus, e ele principalmente por nao sentir mais a presenca de Deus..
    Somos mt jovens ainda pra casar, e vai demorar mt ainda pra casarmos.. peço que orem por mim..

    Responder
  • Luciano disse:

    Presbítero.
    Tu respondeu a algumas pessoa que o sexo oral é permitido no casamento, gostaria que me informasse qual a base bíblica ou se possível o texto bíblico que autoriza esse tipo de sexo, por favor, sem pressupor, dar a entender; presumir, me informe literalmente na palavra.

    Responder
    • Paulo disse:

      Ok amado, não quer fazer é um direito seu e de muitos, mas não condene os irmãos que gostam da coisa. Se você gostasse da coisa, se sentisse prazer, não iria questionar nada, certo! Na verdade amado, é que vocês têm nojinhos de pôr a boca lah, e tudo bem, é uma preferência de vocês, o que não os torna mais santos só por isso. Quando penso em sexo oral, 95% das vezes é sempre fazendo, e isso é um ato de amor não egoísta, ver minha amada recebendo muito prazer.

      Mas já que insiste no ponto de vista bíblico, a bíblia em si não entra em detalhes sobre a relação sexual do casal (e é óbvio que não diz sobre muita coisa). O leito conjugal foi apenas declarado santo! Mas vamos lá, o texto mais próximo está em Cantares de Salomão 7:1-3
      “Os contornos de tuas coxas são como jóias, trabalhadas por mãos de artista. (as jóias se veêm bem de perto, certo)

      2 – O teu umbigo são como uma taça redonda, a que não falta bebida; (a bebida se bebe, e escorre para onde?….) Alguns eruditos dizem que o texto original aqui era vagina e não umbigo, mas foi trocado, por pudor…

      3 – Os teus dois seios como dois filhos gêmeos de gazela.”

      Mais claro que isso impossível, esses textos são claros como de sexo oral (alguns ainda enxergam outros textos), se vê que o sexo conjugal na bíblia é sem pudor, é puro, e santo. A verdade é que muitos têm nojinhos e aí adoram condenar os que não têm ou imputar pecado, no que a bíblia mesmo não imputa.

      Responder
  • Lisiane disse:

    Meu namorado e batizado e obreiro na igreja que congrega, eu ja não sou e frequento pouco a igreja, mas procuro sempre estar em intimidade com Deus e faço sempre minhas orações. Sempre que eu questiono ele sobre a gente fazer sexo sendo pecado e que ele devia se preocupar mais que eu, ele se enche de odio e começa a xingar, diz que me ama mas se eu inventar de não querer mais sexo que vamos terminar, diz que não deixa de fazer sexo por ninguém, diz que se ficar comigo sem ter relação vai me trair, e ainda fica me incomodando querendo fazer sexo anal, eu acho que essa parte do corpo foi feita para defecar! E acho tbm que o pastor dele anda falando pouco sobre sexualidade. Ele tem 34 anos e frequentava prostíbulo antes de me conhecer. Como pode uma pessoa assim ser obreiro na igreja? Pode? E eu? Que atitude devo tomar? Se ele acabou de dizer que sem sexo n fica comigo, me sinto um pedaço de carne. Vc acha que ele me ama? Bom, eu acho que não por que depois do casamento vamos ter anos pra transar! Me ajude pf.

    Responder
    • Marcos disse:

      Amada, esse seu namorado está bem por fora, além de estar bem longe de Deus, e precisa de converter, do que adianta viver uma vida de aparências, mas fora da igreja apronta todas e não quer deixar a fornicação com namorada. Você também amada, está longe de Deus, por aceitar isso e não querer ir pra igreja. Procure uma Igreja evangélica, aceite a Jesus, pare de dar bobeira no mundo, fique firme com Cristo, faça aquilo que sabe ser o certo! Se esse seu namorado já te ameaça te trair assim no namoro, pois ele quer satisfazer a todo custo seus desejos mais perversos, imagina se chegarem a se casar, aí que ele vai trair mesmo. Todo verdadeiro cristão sabe muito bem que sexo antes do casamento é fornicação e você sabe que se você não der, ele te chuta fácil. Muitos cristãos sabem disso, mas eles não conseguem, pois os únicos que conseguem são os que aceitam um namoro de corte, sem muita pegação, beijos prolongados, sentar no colo, mão boba, e ficar sozinhos, são poucos os que querem pagar o preço, acabam fazendo todas essas coisas, e acabam caindo fácil no sexo e nas garras do diabo. Seu namorado é tão fraco que nem sequer reconhece que está em pecado. Abs.

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.