Namoro Cristão [1] – Qual a idade certa para começar a namorar?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Namoro Cristão | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Depois de muitos e-mails solicitando que escrevêssemos algo a respeito do namoro cristão, informo aos irmãos que estarei iniciando uma série aqui no blog buscando responder as principais questões a respeito desse tema. Inclusive, se você quiser sugerir algo que queira saber a respeito do tema “namoro cristão”, deixe nos comentários no final desse artigo. As postagens serão semanais. Espero que seja edificante a todos os interessados sobre esse tema tão importante.

Uma das perguntas que mais recebo é a respeito da idade certa para namorar. Normalmente essa pergunta vem de adolescentes e jovens ainda bem novos que começaram a se interessar por alguém e têm dúvidas se devem ou não iniciar um relacionamento. Também existem casos de pais que acabam proibindo o namoro, deixando jovens e adolescentes um pouco perdidos sem saber o que fazer, meio sem saber se concordam ou discordam de seus pais, se obedecem ou não suas convicções e diretrizes.

Namoro Cristão [1] - Qual a idade certa para começar a namorar?

Qual a idade certa para iniciar um namoro?

Para tentar responder a essa pergunta creio ser necessário refletirmos sobre os principais objetivos que o namoro cristão deve ter na vida de uma pessoa. De modo objetivo creio que o namoro cristão tenha três objetivos principais na vida de um servo de Deus:

1- O início de um relacionamento com o objetivo de chegar a um casamento. Isso significa que o cristão não namora para passar o tempo, para experimentar o “gosto” da outra pessoa, para “ficar” com alguém, para preencher um espaço vago em sua vida. O começo de um namoro na vida de um cristão é coisa séria. É o primeiro passo para um futuro compromisso, já que ninguém inicia um namoro achando que vai dar errado, não é?!

2- Um tempo para tomar decisões e fazer construções. O namoro na vida de um cristão é um tempo de decisão, ou seja, é nesse tempo que o servo de Deus irá conhecer a pessoa que está ao seu lado e tomará a decisão de levar ou não o relacionamento à frente até o casamento. Isso significa que nesse namoro deverá haver necessariamente em algum momento a decisão, ou de finalizar o namoro pelo entendimento de que não seja coerente mantê-lo, ou de levá-lo adiante iniciando uma construção mutua de uma estrutura para o casamento. Não pode existir meio termo, a chamada enrolação.

3- Um modo de glorificar a Deus. O namoro cristão deverá sempre ter o objetivo de glorificar a Deus. Isso acontece quando o casal tem em mente que os dois estão em um momento de busca da vontade de Deus para suas vidas e que isso é algo sério, ou seja, não cabe dentro do namoro cristão brincar com o sentimento um do outro e nem pensar que o namoro não é algo sério.

Dito isto, creio que agora podemos pensar em alguns pontos para decidirmos se existe uma idade certa para namorar:

Será que estou muito novo (a) para namorar?

Vejo que muitos jovens de 13, 14, 15 anos, bem precocemente, estão desejando namorar. Talvez a pressão da sociedade, da mídia e outras pressões típicas da idade, sejam fortes influenciadores desse tipo de comportamento. Creio ser um grande risco começar um namoro cristão muito cedo. Digo isto baseado nos objetivos do namoro cristão que expus acima.

Veja bem, por exemplo, uma jovem de 14 anos iniciar um namoro trará a ela um peso muito grande para conduzir um relacionamento santo, sério e com objetivos corretos. Isso porque o tempo de namoro será muito grande até que se consiga montar uma estrutura para se casarem (que é um dos objetivos de se iniciar um namoro). Isso, claro, sem falar nas indecisões típicas da idade. O amadurecimento ainda está em processo e muitas “cabeçadas” podem trazer muitos males no caso de assumir um relacionamento sério muito cedo.

Além disso, nessa idade o jovem está em um momento importante dos estudos, já pensando em uma futura carreira profissional, avançar nos estudos, etc. O namoro poderá ser um grande peso e um grande dificultador nessa idade. Além disso, temos a força da ebulição dos hormônios nessa idade, o que dificultará em muito a vida do casal no controle do desejo sexual até o [distante] casamento.

Isso significa que não posso namorar muito novo (a)?

Não necessariamente. Isso significa que você deve estar ciente de todas as dificuldades e riscos da sua decisão, pois você viverá as consequências dela em sua própria pele. Se estiver disposto a correr esses riscos e houver consenso e aprovação dos seus pais, até pode haver esse namoro. Mas será muito, mas muito difícil dar certo. Talvez você esteja estragando uma oportunidade de ser feliz no futuro ou talvez “estragando” outras áreas de sua vida que deveriam ter a sua atenção quase que exclusivamente nesse momento de sua vida. Será que vale a pena?

Mas conheço pessoas que começaram a namorar cedo e foram muito felizes. E ai?

Normalmente quando queremos muito alguma coisa ficamos cegados para algumas questões. É como aquela pessoa fumante que não quer largar o cigarro e argumenta que conhece pessoas com quase 100 anos de idade, que tem ótima saúde e sempre fumaram. O problema desse argumento é que para cada pessoa que consegue viver bem fumando, por causa de uma genética privilegiada, outras milhares morrem com doenças terríveis vindas do cigarro. No caso do namoro é a mesma coisa. São raros os casos de namoros precoces que são um sucesso. A esmagadora maioria acaba em fracasso, decepção, dor, pecados. Nesse caso, qual a chance de o seu namoro ser aquele que vai superar tudo e dar certo, quase como em um conto de fadas?

Então, qual a idade certa para namorar?

Assim concluo que a idade certa para namorar seja aquela em que a pessoa refletiu bem a respeito dos objetivos do namoro cristão que pretende começar, onde pesou todos os prós e contras de iniciar esse relacionamento naquele momento de sua vida, onde pensou, no caso de ser muito novo (a), em todas as consequências que o namoro trará à sua vida naquele momento, já que exigirá muita atenção e dedicação. Onde também ouviu com todo carinho e respeito a opinião de seus pais a respeito desse assunto.

Após pensar tudo isso, a pessoa chegará à conclusão se está ou não na idade certa para namorar. A decisão é de cada um. As consequências também. Por isso, é sempre bom pensar bem e agir com racionalidade. Colocar somente o coração na tomada da decisão é certeza de fracasso.

Semana que vem tem muito mais a respeito desse tema. Fico te aguardando!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp