Namoro cristão [5] – 10 dicas para enfrentar e vencer as tentações sexuais no namoro

Postado por em: Namoro Cristão Quer receber os estudos bíblicos do Presbítero André gratuitamente em seu e-mail? Vagas limitadas, não deixe para amanhã, Cadastre-se grátis (em 30 segundos) clicando aqui

Não podemos negar que Deus colocou no homem e na mulher uma atração bastante forte um pelo outro. É claro, porém, que o pecado maculou essa atração, que era bem positiva aos dois, e transformou-a em uma poderosa brecha capaz de fazer o ser humano se afastar de Deus. Hoje gostaria de compartilhar com aqueles que estão namorando, dez dicas para lidar com as tentações que normalmente ocorrem no namoro cristão.

1-) Conheça seu corpo e sua sexualidade. Saiba como você funciona. Hoje com todo o avanço da ciência sabemos bem mais coisas a respeito do nosso corpo e do funcionamento dele. Quando se fala em namoro, precisamos aprender que somos seres sexuados, que somos atraídos pelo sexo oposto e que isso é perfeitamente normal. Devemos também saber que existem sim limites no uso da sexualidade e anormalidades a serem rejeitadas. A sociedade prega o uso do sexo do jeito que o instinto bem entender. Já Deus fez o sexo para ser usado de forma correta (estabelecida por Ele) dentro da relação heterossexual no casamento. Tenha isso sempre em mente dentro de seu namoro cristão. Busque se conhecer melhor para que saiba lidar melhor com você mesmo. Esse é um ponto chave para ter domínio próprio.

Namoro cristão [5] - 10 dicas para enfrentar e vencer as tentações sexuais no namoro

2-) Aprenda que seus hormônios não são crentes. Nunca creia que seus hormônios são convertidos porque não são. Eles agirão de acordo com o que foram programados e, se estimulados no momento errado, farão a parte deles, seja dentro do casamento ou fora dele. Os hormônios não brincam em serviço, pois não sabem se o estimulo que estão recebendo vem de um casal casado ou não. Por isso, nunca brinque com seus hormônios, porque eles não brincam com você. Eles foram colocados no corpo para uma determinada função, mas podem te ajudar a desagradar a Deus se você não tratá-los com sabedoria.

3-) Faça uma aliança com seu namorado (a) para glorificarem a Deus juntos. Quando Deus faz parte do namoro o namoro é diferenciado. Há quem diga que ficar falando sobre Deus no namoro é meio “brochante”. Ledo engano! Quando Deus é o centro do relacionamento, o relacionamento tende a avançar para o sucesso. Mas como Deus pode fazer parte do meu relacionamento? Quando o casal “convida” o Senhor para estar presente em TODOS os momentos. Sim, inclusive naquele momento em que vocês estão dando uns beijinhos. Lembre-se que Deus sabe de tudo e vê tudo, não adianta ignorá-Lo! Faça uma aliança com seu parceiro para sempre buscarem glorificar a Deus nos atos que fizerem no namoro. Isso fará muita diferença para o sucesso da relação.

4-) Ficar muito tempo a sós é dar o ouro ao bandido. Todo casal de namorados não vê a hora de chegar aquele momento em que ficam sozinhos para poderem ter um papo mais “íntimo”. Cuidado com esses momentos! Estender demais os momentos a sós é brincar com os hormônios e se expor demais a uma atração que, por natureza, é muito forte. Busquem ter seus momentos a sós, mas que não sejam em lugares ermos, mas em lugares onde vocês não consigam ou fiquem impedidos de ultrapassar o ponto e cometer exageros. Prefira, por exemplo, ter um momento a sós em um shopping movimentado do que dentro do quarto de vocês.

5-) Saiam mais em grupo do que sozinhos. Uma excelente estratégia para vencer tentações é estar a maior parte do tempo do namoro acompanhados de grupos. Isso fará com que o casal não fique “focado demais” em seus hormônios e gaste mais energia em atividades que façam o casal crescer em seu relacionamento pessoal e social. Quando se fica muito tempo a sós é evidente que chegará o momento em que os hormônios (que não são crentes) só farão aparecer na mente de vocês cinco palavras: sexo, sexo, sexo, sexo, sexo! Já, estando em grupo, sua mente ficará mais relaxada e conseguirá lidar melhor com as tentações que aparecerem, pois elas terão um peso e uma pressão menor.

Veja também:
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
- Outros Materiais (Comece aqui)

6-) Cuidado com as conversas sobre assuntos “quentes”. Os nossos hormônios são ativados de muitas formas. Os homens, por exemplo, “esquentam” muito rápido. Isso significa que até mesmo uma conversa mais “quente” pode desencadear no homem uma excitação muito forte e, em alguns casos, quase incontrolável. Por isso, é preciso maneirar nos assuntos quentes. Eles acabarão surgindo no relacionamento naturalmente, mas devem ser tratados com sabedoria. Se estiverem sentido a necessidade de conversarem sobre algo mais “quente”, que desperta em vocês certas vontades, procurem um lugar que impeça que a excitação ganhe peso. Por exemplo, conversar sobre sexo em uma praça pública será muito mais produtivo ao casal cristão do que conversar sobre sexo sozinhos no quarto da namorada. Use sua inteligência em favor daquilo que agrada a Deus.

7-) Quando a coisa começar a esquentar muito ore. Quando eu namorava, percebia que em algumas épocas não era muito fácil controlar as vontades. Alguns dizem que tem questões químicas envolvidas como, por exemplo, quando a mulher está em seu período fértil. O certo é que todo casal passará por esses momentos em que parece que não vão aguentar, que os hormônios parecem tomar as rédeas e dizer: nós comandamos agora. O que fazer? Não vejo outra forma de acalmar tudo isso senão a oração. A oração nos conecta Àquele que é mais poderoso que nossos hormônios. Ele tem o poder de nos fortalecer para que passemos por esses momentos vitoriosos. Sempre tenha em mente que quando estiver casado, de acordo com a vontade do Senhor, poderá aproveitar todo essa química no sentido mais pleno da palavra. Enquanto não chegar esse dia, ore a Deus e acalme essa vontade. Se for preciso se afaste um pouco dela (e) para se recuperar e ter forças para vencer. Afinal, temos vontade de fazer tantas coisas na vida e nem todas elas satisfazemos na hora que queremos, não é verdade?

8 -) Devagar com as carícias, cuidado onde põe a mão. Somos todos seres físicos. Adoramos o contato desde nossa concepção. No namoro não é diferente. O contato com quem amamos parece abrir uma porta gigantesca de sensações deliciosas que adoramos sentir. No namoro, porém, precisamos limitar um pouco essas carícias. Principalmente em que lugares do corpo colocamos as mãos. Todos sabem que existem áreas de nosso corpo chamadas de zonas erógenas. São locais que disparam estímulos muito fortes ao cérebro que culminam em forte excitação. Por exemplo, se você ficar beijando esse zonas em sua namorada, a excitara demais, e ela também começará a te excitar e tudo vira uma bola de neve descendo ladeira abaixo, incontrolável. Por isso, estude um pouco sobre esse tema e vá devagar com as carícias. Se o objetivo dos dois é manter um namoro santo, por que provocar seu parceiro e induzi-lo a desejar incontrolavelmente ter uma relação sexual com você no namoro?

9-) Cuide das roupas que usa. Sabemos que as roupas passam mensagens. Isso é fato. Se você for trabalhar de bermuda e chinelo, normalmente passará uma mensagem negativa a seu chefe, que espera outra postura de você. Dentro do namoro o casal deve ter especial cuidado com suas roupas. Isso não significa que a moça não pode ficar bonita para o rapaz, com uma roupa legal. Significa que deve haver critérios no uso das vestimentas, principalmente por parte das moças, já que a fisiologia masculina é muito baseada na visão. Isso significa que se você vai sair com seu namorado e coloca uma minissaia aparecendo parte do seu bumbum, além de constrangê-lo e dar um péssimo testemunho cristão, irá trazer um problema a ele, pois ele terá muita dificuldade para não ficar olhando para você toda hora. Em outras palavras, você irá acender o pavio da dinamite dos hormônios dele e isso não será bom para o relacionamento de vocês. Ele irá sofrer, pois sabe a vontade de Deus e sabe que seus hormônios não são crentes. Guarde essas “surpresas” que quer mostrar a ele para o momento certo onde você poderá acender o pavio e deixar explodir sem problemas. :)

10-) Pare de pensar só “naquilo”. Alguns casais de namorados pensam em sexo 24 horas por dia. Isso é ruim. É normal pensar em sexo, faz parte de nós, mas pensar só em sexo pode indicar que o caminho que está sendo percorrido no namoro pelo casal está equivocado. Revejam isso. Talvez vocês estejam sensualizando demais a relação. Isso pode ser uma grande porta aberta para cair em tentação. Procurem pensar em outras coisas que também são importantes: guardar dinheiro para o casamento, comprar casa, fazer os planejamentos, organizar seus sonhos, etc. Tudo isso ajuda a dissipar um pouco toda essa tentação na área sexual.

E VOCÊ, TEM ALGUMA DICA PARA ENFRENTAR AS TENTAÇÕES DO NAMORO?

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

Compartilhe a Bênção:


> Curso Livre Bacharel em Teologia - Sem mensalidades e 100% online (vagas abertas - clique)

Recomendado Pra Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

57 comentários

  • Francisco disse:

    A paz de Deus meu irmão!
    Excelente a sua explanação. A cada dia que passa me convenço que há homens que Deus separou na Terra para serem usados como instrumentos nas mãos Dele nesse belíssimo trabalho de conscientização da necessidade de se viver em santidade nesse mundo, em todos os sentidos da vida. Você é um deles!
    Acredito que você deve enfrentar muitas dificuldades, mas, nas minhas orações vou pedir a Deus que continue te dando forças para realizar esse santo trabalho.
    Que Ele dê uma boa noite e um bom fim de semana a você e a todos os seus. Deus te abençoe. Francisco

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Francisco. Fica com Deus!

      Responder
      • Cristina disse:

        querido estou em um relacionamento, eu e meu namorado somos cristãos, mas nos rendemos as desejos carnais. Agora estamos tentando parar , mas percebi que nossa relação esfriou um pouco. Sei que o amo e quero que juntos possamos enfrentar isso, o que vc acha?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Eu acho que vocês precisam assumir uma postura firme com relação ao relacionamento. O pecado pode destruir esse relacionamento se vocês não tratarem isso com sabedoria

          Responder
  • clevertom disse:

    paz do senhor meu irmão,muito bom esse seu trabalho,bem explicativo e falou tudo que os jovens prescisam ouvir.parabéns.

    Responder
  • Maria Auxiliadora Das Neves Gazzoni disse:

    A PAZ QUERIDO IRMÃO, QUERO PARABENIZAR O CONTEÚDO DO SEU MARAVILHOSOS TRABALHO, CADA DIA MAS APRENDEMOS, E MUITO VASTO A PALAVRA DE DEUS.NÃO IMPORTA O NIVEL DA INTELECTUALIDADE,LÊ E MINUNCIAR A PALAVRA DE DEUS É MARAVILHOSO. QUE DEUS TI ABENÇOI QUE VOÇE CONTINUE A ESTIMULAR A TODOS SEM EXCEÇÃO A LEITURA. ABRAÇO CARINHOSO.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Maria!!

      Responder
  • PR. CARLOS disse:

    PAZ meu querido, muito bom o modo que argumenta com a sua opiniao, experiencia e conteudo biblico, parabens pelo site a qual estou sendo edificado.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom que gostou, Pr. Carlos! Fica com Deus!

      Responder
  • Anne disse:

    Parabéns pela postagem. Muito interessante!!! Continue escrevendo mais!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Anne. Virão novos artigos sim, pode aguardar

      Responder
  • lucas disse:

    Oi meu nome eh Lucas, tenho 15 anos. Li todos os seus posts e gostei mt . Sou evangelico desde q nasci e quero fazer um namoro cristao . Mas queria pedir pra q vcs orassem por mim e fizessem uma postagem sobre isso . Gosto mt d uma menina da minha igreja . Mas nao sei como chegar nela e falar q gosto dela e que quero fazer um namoro cristao com ela , entaum por favor me ajudem. Agradeco a atencao . Deus abencoe vcs …

    Responder
    • Cindy Paula Fernandes disse:

      Querido você ainda é muito novo pra entrar em qualquer tipo de relacionamento. Não basta ser cristão, precisa haver maturidade.
      Procure de apegar em Deus primeiro. Nada te impede de orar por essa menina, mas não comece um namoro sem ser cheio do Espírito Santo, procure primeiro ter a amizade dela, e quando vocês forem bem amigos e tiverem uma idade boa para entrarem num relacionamento aí você diz o que sente, espere, confie, ore e tenha uma vida transbordando da presença de Deus, ai sim você será irresistível e um homem já.
      Um bom namoro começa de uma grande amizade!!
      Fique com Deus e não pense nisso agora não, saiba controlar suas emoções pois elas podem ser enganosas e puro desejo carnal.
      Beijo

      Responder
  • Evandro disse:

    André, muito boa sua matéria na minha igreja estamos começando esse ano um grupo de jovens casais, namorados, noivos e casados. Será um grupo de jovens onde estaremos discutindo vários assuntos e tema abordado nessa sua “série” é um dos tópicos. E claro se me permite, gostaria de poder transformar seu material em uma apostila para uso interno na igreja, com os devidos créditos e tudo mais. Meus parabéns pelo blog e continue com essas matérias maravilhosas.
    Um comentário que eu gostaria de fazer é que você poderia em algum momento citar a masturbação, no caso a visão bíblica que podemos ter à respeito. Não sei sua posição quanto ao assunto, mais tenho certeza de que seria interessante, já que muitos jovens nos procuram na igreja e questionam sobre o “pode” ou “não pode”. Se fizermos uma busca na net sobre esse assunto vamos encontrar gente defendendo os dois lados dessa prática.
    Fica a dica… Obrigado e Deus continue abençoando tua vida e da tua família nesse novo ano.!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Evandro, pode usar à vontade os artigos. Sobre masturbação, eu falei um pouco sobre o assunto nesse texto: Existe algum pecado na masturbação? ~> http://bit.ly/Rp25TB

      Responder
  • Paulo anônimo disse:

    Engraçado, o meu pastor gosta de contar que uma vez um casal de namorados cristãos (que estavam vivendo em fornicação constante) lhe pediu para que orasse para que Deus tirasse o tesão de ambos até o dia do casamento e depois ele oraria depois pra voltar na noite de núpcias. Meu pastor disse: olha queridos, aproveitem mesmo que hoje eu estou na unção hein, é pra já…. mas no dia do casamento já não sei como vou estar, já pensou se eu oro pra tirar e depois não volta mais nunca…. hahaha. Acredito que logo no inicio do relacionamento, o casal deve tomar um posicionamento de ter um namoro que agrade a Deus, com o objetivo do casamento (e não de apenas mais uma aventura ou o ficar), devem ter uma confiança tal onde saibam ir até certo ponto e não mais além disso. Se eles começam a se beijar e um deles começa perceber uma excitação, pare tudo e diga: amor, é hora de parar, começou a esquentar aqui embaixo…É claro que deve-se ter muito cuidado com as mãos e certas carícias (mão boba nunca, só depois do casamento), sempre com muita oração e evitar lugares isolados ao máximo. Agindo com sabedoria e maturidade e evitando cair nessas armadilhas que a mocidade geralmente tropeça venceremos o pecado da lascívia no namoro cristão.

    Responder
  • Kinsunda Lando João Cláudio disse:

    Kinsunda Lando João Cláudio, disse:

    Meu querido, neste sábado estarei falando com os adolescentes e jovens da igreja onde eu sou líder sobre o Namoro, Noivado, Casamento e Sexo, de facto, aproveitei muitos dados que farão parte da minha palestra. Obrigado. Que Deus continue te dar mais revelações para ajudar os cristãos em geral.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bênção, irmão. Fica com Deus

      Responder
  • Taciana Correia disse:

    Ótimas dicas, pena eu não tê-las visto antes. Mas graças a Deus o Senhor me levantou após ter caído. Vou apresentar suas dicas no bate-papo com os jovens da minha igreja. A Paz!

    Responder
  • Johrdan disse:

    E sexo oral dentro do casamento? Essa questao esta dividida entre os cristoes!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Em minha opinião não há nada na Bíblia que proíbe

      Responder
    • thiago oliveira disse:

      Johrdan,,,,,,,,,,, estimula a malicia ,, impureza ? ,,,,,,,,, DEUS adora né,,,,,,,,,,,,,,,,, va la entao.

      Responder
  • Andrezza disse:

    belo estudo! que nosso papai do céo o abençoe muito a paz de Deus

    Responder
  • Rafaela disse:

    Louvo a Deus pela sua vida André, continue sendo um homem de Deus com essa sabedoria. muito obrigada por entender os namorados cristãos e querer ajudar com sua dicas maravilhosas, estava precisando ouvir mesmo. tenho um ano e meio de namoro, somos virgens ainda tenho 18 anos e ele 20 o negoço tá esquentando muuuuito, mas estamos semre orando a Deus pedindo santidade e provisão pra o nosso casamento;;;

    Responder
    • thiago oliveira disse:

      Rafaela,, vigie,, espirito preparado mas a carne é fraca,,,,,,,,,,,,,,, tenha essa fala em mente,, sou a imagem de jesus,,,,,,,,,,,, nao seje feito o que eu quero senhor mas o que o senhor quer.

      Responder
  • alvaro disse:

    Maravilhosos conselhos cristãos, pois creio que serei grandemente abençoado em meio relacionamento. Fiz a leitura de um conselho, onde esta escrito Deus vê tudo sabe de todas as coisas, que me fez lembrar uma história que eu não imaginava que seria capaz de acontecer. Quero deixar claro que vivo um namoro de santidade, para honra e glória de Deus. Mas tem hora que as coisas esquentam, é verdade, mas certo dia as coisas esquentaram em meu namoro, passou o momento não aconteceu nada, graças a Deus. Estavamos orando, em uma roda de oração. Deus usa a irmã abençoada, e começa a dizer o que exatamente estava acontecendo no momento em que estavamos em caricias mas quentes, não sabia onde botava minha cara. Enfim vigiar irmãos. Deus com todos nós

    Responder
  • Wesley Diony disse:

    Sou evangélico, namoro há 9 meses e gostaria de saber se quando o casal de namorados permite a mão-boba eles são passíveis de receberem disciplina eclesiástica?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Wesley, creio que não seja para tanto. O casal deve se preservar para não pecar

      Responder
  • sara disse:

    Oi namoro a 3 meses e eu e ele somos evangelicos porem ele sempre esta pensando em sexo! Qlqr roupa que eu estiver ele ja fika me olhando c uma cara! Qlqr carinho ja se anima …ja nao sei oq faco pois fika dificil manter namoro santo assim…mas Deus falou q e ele q vou casar…mas como aguentar a td essa tentacao??

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sara, vocês precisam conversar sobre o assunto e impor limites para que o namoro seja do agrado de Deus. Não há milagre, vão tem que trabalhar duro

      Responder
  • Hillyan Myller disse:

    A paz do Senhor Jesus a todos!! Muito boas essas colocações. Gostaria de deixar minha contribuição dizendo que o jejum é de grande importância na busca pelo controle do namoro. Todos sabemos que o jejum mortifica a carne, então é bom manter esse hábito cristão, e que durante o namoro ele seja mais intenso, visto que o pecado bate à porta e não podemos deixá – lo entrar. Que Deus abençoe a todos!!!

    Responder
  • Jéssica disse:

    Gostei muito da matéria e queria testemunhar que estou casada a 4 anos tive um namoro Santo eu e meu marido servimos a Deus,realmente não é facil mais quando casamos em santidade o casamento é mais feliz e abençoado por Deus,tenho uma amiga que tbm é da minha igreja que caiu na tentação com o namorado tbm crente se casaram e foram mto infelizes até se separarem, pode parecer exagero mais uma atitude carnal pode atrapalhar mto sua comunhão com Deus e sua vida ao todo.

    queria fazer uma pergunta vc acha que convém casais q tem vida sexual ativa se casarem na igreja?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Jéssica, creio que se um casal vive “juntado” e deseja regularizar a situação para agradar a Deus se desejar pode sim casar na igreja. A restauração é sempre algo que agrada a Deus

      Responder
    • thiago oliveira disse:

      jessica….sua amiga é loka,, etc,, nunca viu aquilo nao ,, nao se separara ,, poxa…. maldicao do demonio,,
      quantos crentes se separando…………..
      nas briga…
      tolerem……..
      orem……..
      conversem e casamento preservado…
      ,,,,,,,,,,
      esses humanos sao cabeças ( mentalidades ) fracas em…
      sem controle,, fraco..
      briga;;
      explosao..
      fim……………………………. ouvintes……………..aprendam…………

      Responder
  • Herminio disse:

    A paz do Senhor. Eu queria espor uma situacao que me incomoda um pouco. Estou com minha namorada a 3 anos e gracas a Deus tudotem andado bem, nosso namoro apesar de passar pelas mesmas situacaoes acima citadas, ele tem resistido porque sabemos que temos que ser fortes. Mas recentemente tivemos um grande problema que nos tem abalado. Enquanto fazia aulas laboratoriais de biologia ela espetou o dedo numa agulha que estava la a muito tempo. Temendo o pior ela fez o teste de HIV e ele deu positivo. recentemente ela me informou do resultado e disse que queria terminar comigo pois nao queria que eu ficasse presa a ela por causa da doenca. Eu sei que essa historia pode parecer meio estranha mas é o que estamos passando. o que faco???

    Responder
    • thiago oliveira disse:

      Herminio ,, nossa amigo que luta em,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, tem os namoros prudentes ,, com cuidado,, com as pessoas que tem h i v ,,,,,,,, complicado,,,,pesquizar com alguem sobre isso,, ou na internet,,,,,,,,, e continuar e pedir a cura de DEUS :( ,, envia um que tem esse dom da cura ae senhor ( poucos tem ,, bem poucos ),, e depender da misericordia de DEUS e esta com a pessoa amada ,, ou terminar ……………….. complicado,,,,,, o que eu faria no seu lugar em ? ( como eu tenho espiritualidade ,, crescida,, seria melhor que a dos fracos por ae a minha decisao )… vai perguntando de DEUS ae em oração como vai ser,, vai que ele fala algo….complicado,,,,,,,,,forte,,,,,,,,,,essa sua fala ae.. . vou orar por ti devez enquando… gente ,,, façam o mesmo..

      Responder
  • Herminio disse:

    ja contornamos varias situacoes que envolvem sexo e caricias com oracao ,jejum, seriedade e muito trabalho duro. acho que isso tem de estar presente no namoro cristao.

    Responder
  • Bruno disse:

    Olá e muito obrigado! Tenho 16 anos e estou começando uma oração com uma moça com a qual vejo um futuro, ela é mais velha, mas isso não foi empecilho. O fato é que eu tinha muita dúvida sobre os passos a tomar a seguir, mas já havia recebido orientações do meu discipulador (minha igreja funciona com a visão do MDA) e tudo o que eles me alertaram tu confirmou! Sei mais do que nunca agora que este romance funcionará com Deus no centro dele, foi de grande ajuda este artigo, obrigado e que Deus lhe abençoe!

    Responder
    • thiago oliveira disse:

      Bruno,, muito mais velha ? ……….. lembre-se,, colheras o que plantou,,,,,,,,,,,, a vovo ,, e o meio novo ainda.

      Responder
  • Jessica disse:

    Muito bom esse artigo, amei. Comecei a namorar há pouco tempo e com certeza essas orientações irão me ajudar muito. Parabéns André. Que Deus o abençoe e o capacite cada dia mais.

    Responder
  • sarabebeca disse:

    Parabéns irmão…
    Sabe pude tirar minhas dúvidas que tinha..estou começando um Namoro com irmao da igreja..nao eh muitoo fácil pois ele mora longe..e quando ele vem eu acabo passando por tentacao..e vejo que meu relacionamento esta serto com Cristo..pois evito o maximo tudo que vejo que nao agrada cristo…Que Deus te abençoe .espero por mais anúncios.. Fika na paz..

    Responder
    • Jaqueline disse:

      Oi irmão André como dizem sou marinheira de primeira viagem,tenho duas filhas de 15 anos e uma delas se apaixonou e pediu que eu liberasse o namoro,confesso que no inicio não quis aceitar pela idade dela mais quando vi que não tinha jeito acabei concordando, foi ai que resolvi aprofundar o meu conhecimento sobre o namoro cristão e fui pesquisar graças a deus achei o seu site e tirou varias duvidas que eu tinha em como agir diante de tal circunstância, muito obrigado palavras gloriosas essas que foram usadas pelo senhor,continue assim fazendo esse trabalho maravilhoso tirando as dúvidas de mães que como eu não sabia como agir que deus o abençoe grandemente e gostaria de conhecer mais do seu trabalho amém que deus abençoe.

      Responder
      • Presbítero André Sanchez disse:

        Que bom que foi Útil, Jaqueline, Deus te abençoe!!

        Responder
  • Andressa15Mendes disse:

    A Paz Pr.Andre, Euu Gostaria De Sabeer – Exemplo: Eu Estou Namorando Com Um Jovem Q Viaja Fasendo A Obra,Mais Si Eu Foor Timida No Meu Ministeriio isso Pode Atrapalhar No Relacionamento, Eu Tenho Menos Chanses De Casar ??

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Creio que não, Andressa. Cada casal tem de aprender a lidar com as dificuldades do outro para ter um relacionamento bem sucedido

      Responder
  • Maria Eduarda disse:

    ola sou Maria Eduarda tenho 15 anos e sou crista namoro com um garoto quem tambem é cristao ele tem 18 anos, e namoramos a 1 ano e meio so que ultimamente nossos desejos tem almentado e com essa publicaçao vai nos ajudar muito pois o nosso Deus ja usou 2 homens e 1 mulher pra nos fala q nosso futuro seria juntos e que ele iria comigo pra onde eu fosse e que eu iria andar os 4 cantos eu como micionaria e ele como levita , temos muito medo de passa das contas e desobedecer a Deus.
    obg pela publicaçao vai nois ajudar muito, e parabens pela postagem.

    Responder
    • Marcos disse:

      Que bom irmãzinha. Mas tb a bíblia manda julgar as profecias. Cuidado com esse tipo de profecia. Não despreze a profecia, mas também não vá acreditando assim, como se fosse sempre verdade absoluta, já que muitas são da carne mesmo. Já vi muita gente quebrar a cara acreditando nisso e depois o esposo é um adúltero e espanca a esposa…Ao invés disso, confira se é verdadeira, dê um bom tempo pro namoro e em todos esses anos observe bem o caráter da pessoa, para ver se sim ou não, não caia na besteira de casar só por profecia.

      Responder
  • Raylana disse:

    Ola … namoro a 1 ano e 7 meses moro longe do meu namorado nos vemos poucas vezes nosso contato eh mais por telefone e por ficar tanto tempo distante um do outro em um de nossos encontros a carne falou mais altoo mais a pouco tempo Deus nos purificou dos nossos pecados aparti dai estamos em oração jejum e quando estamos muito fracos praticamos a leitura da palavra …mais confesso que n está sendo nda facil tenho muito medo de pecar de novo e n temos condicoes para nos casar ainda …casamento so planejamos para daqui um anoo mais preciso de uma palavra de um servo de Deus …pois no mesmo erro nois n queremos cometer…

    Responder
  • Leticia disse:

    Oi a paz do senhor olha eu tenho 17 anos e 3 anos de namoro estou de casamento marcado para 2016 i ultimamente eu e meu namorado nao estamos dando conta de ficar perto um do outro sem passar por momentos quentes ja estamos contruindo nossa cazinha … mais estou quase terminando esse noivado pq esta muito dificil e minha igreja se moça cai cm o rapaz eles so casam no cartorio tenho muito medo de cair e perder esse sonho por favor me de um conselho ja orei tanto mais sempre quando e semana da santa seia ai e q eu i ele sentimos mais desejo um pelo outro nao sei mais oqe fazer para controlar isso … Por favo me de um conselho

    Responder
  • Raissa disse:

    Oi eu tenho 17anos e gosto de um menino que tem 15anos e nos já nos beijamos e agora estamos passando por muitas coisas mais nos vamos orar para Deus abençoar oq eu faço

    Responder
  • Alexia disse:

    Estava em um propósito com o grupo de dança da igreja e eu e meu namorado estamos sozinhos mas por sermos cristãos nao achei q ele olharai pra mim e uma forma diferente e tentaria algo mas acabo q ele passou a mao nos meus seios e isso fora do casamento e um pecado ?
    Oq devo fazer ??

    Responder
  • kenia silva disse:

    Gostei muito do assunto, e foi muito bem explicado e vai me ajudar bastante! pastor eu estou em um relacionamento há 3 anos, nosso casamento já tem data marcada, mas estamos com dificuldade de lidar com nossos impulsos, já tentamos mudar nosso comportamento,focar em outras coisas, mas quando vemos sempre passamos um pouco do limite,que conselho o senhor pode nos dar???

    Responder
  • Erica disse:

    Pastor Eu estou cm um rapaz já a 2 Anos e Somos cristão só que di um tempo pra cá tem sido difícil as tentação Até chegamos a ter sexo oral .eu queria saber se isso é caso de eu e ele fica em disciplina?

    Responder
    • MARCOS disse:

      Sim, pois sexo oral já é sexo, portanto é fornicação também.
      E receber uma punição não é garantia de que vai resolver nada, muitos ficam em disciplina, mas não conseguem mais parar com o pecado.

      O que é garantia, é tomar atitudes, corrigir o namoro que já começou errado desde o começo, pagar o preço, pois Deus não é bobo, evitar tudo o que excita, não ficar mais sozinhos, parar com essas mãos bobas, o problema é que quase ninguém quer pagar o preço, querem continuar com seu namoro se beijando loucamente, se excitando mutuamente, se deixando ficar no limite, é claro que não aguentam mesmo!

      Responder
  • Anonima disse:

    Realmente é muito dificil segurar as tentações. Por mais que seja um casal cristão, quando há o amor, vai ter o desejo… e é como na imagem da cobra tentando Adam e Eva à comer o fruto proibido.

    Foi bem dito no texto, somos humanos e nossos hormonios não seguem uma religião. Quando se está em um momento de abraços e beijos, uma coisa vai levando a outra principalmente se estão sozinhos. Instintivamente nós desejamos mais e mais e só com muito auto-controle para parar esses impulsos.

    Eu já passei por um relacionamento com um nao cristão por mais de 1 ano e ele era o fogo em pessoa. Eu consegui segurar, foi muito dificil e foi por pouco. E agora estou namorando um cristão mas temos o mesmo desejo. Porem fui honesta desde o começo: não vamos passar a barreira.

    Responder
  • Aline disse:

    Boa tarde, gostei muito do artigo…

    Eu namoro a 1ano com meu namorado… E estamos passando por um processo difícil… Sempre que estamos pessoalmente se rrspeitamos mt, sempre evitamos ficar a sós e tals … Mas por telefone temos algumas conversas que chega ao meu limite… E algumas vezes eu chego a me masturbar por causa de tanto vontade… Mas isso não é direto… isso é uma situação para disciplina eclesiástica?
    O que podemos para estar resolvendo essa situação?

    Responder
  • Marianna disse:

    Pastor preciso muito de ajuda..meu namorado e eu namoramos há 3 anos..e tem sido Muito difícil.. Passamos pelo seguinte dilema passamos por certas liberdades.. Mas nos arrependemos.. E não demora muito voltamos de novo com o mesmo erro.. E já não suportando essa situação decidi terminar..porem, ele não quer pois diz q me ama e não sabe viver sem mim..o que devo fazer..? Ele diz em mudar.. Mas sempre dissemos e sempre caímos.. Tenho medo de continuar e cair ainda mais…me ajudem em oração!

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.