Namoro cristão [5] – 10 dicas para enfrentar e vencer as tentações sexuais no namoro

Postado por Presbítero André Sanchez, em Namoro Cristão | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

Não podemos negar que Deus colocou no homem e na mulher uma atração bastante forte um pelo outro. É claro, porém, que o pecado maculou essa atração, que era bem positiva aos dois, e transformou-a em uma poderosa brecha capaz de fazer o ser humano se afastar de Deus. Hoje gostaria de compartilhar com aqueles que estão namorando, dez dicas para lidar com as tentações que normalmente ocorrem no namoro cristão.

1-) Conheça seu corpo e sua sexualidade. Saiba como você funciona. Hoje com todo o avanço da ciência sabemos bem mais coisas a respeito do nosso corpo e do funcionamento dele. Quando se fala em namoro, precisamos aprender que somos seres sexuados, que somos atraídos pelo sexo oposto e que isso é perfeitamente normal. Devemos também saber que existem sim limites no uso da sexualidade e anormalidades a serem rejeitadas. A sociedade prega o uso do sexo do jeito que o instinto bem entender. Já Deus fez o sexo para ser usado de forma correta (estabelecida por Ele) dentro da relação heterossexual no casamento. Tenha isso sempre em mente dentro de seu namoro cristão. Busque se conhecer melhor para que saiba lidar melhor com você mesmo. Esse é um ponto chave para ter domínio próprio.

Namoro cristão [5] - 10 dicas para enfrentar e vencer as tentações sexuais no namoro

2-) Aprenda que seus hormônios não são crentes. Nunca creia que seus hormônios são convertidos porque não são. Eles agirão de acordo com o que foram programados e, se estimulados no momento errado, farão a parte deles, seja dentro do casamento ou fora dele. Os hormônios não brincam em serviço, pois não sabem se o estimulo que estão recebendo vem de um casal casado ou não. Por isso, nunca brinque com seus hormônios, porque eles não brincam com você. Eles foram colocados no corpo para uma determinada função, mas podem te ajudar a desagradar a Deus se você não tratá-los com sabedoria.

3-) Faça uma aliança com seu namorado (a) para glorificarem a Deus juntos. Quando Deus faz parte do namoro o namoro é diferenciado. Há quem diga que ficar falando sobre Deus no namoro é meio “brochante”. Ledo engano! Quando Deus é o centro do relacionamento, o relacionamento tende a avançar para o sucesso. Mas como Deus pode fazer parte do meu relacionamento? Quando o casal “convida” o Senhor para estar presente em TODOS os momentos. Sim, inclusive naquele momento em que vocês estão dando uns beijinhos. Lembre-se que Deus sabe de tudo e vê tudo, não adianta ignorá-Lo! Faça uma aliança com seu parceiro para sempre buscarem glorificar a Deus nos atos que fizerem no namoro. Isso fará muita diferença para o sucesso da relação.

4-) Ficar muito tempo a sós é dar o ouro ao bandido. Todo casal de namorados não vê a hora de chegar aquele momento em que ficam sozinhos para poderem ter um papo mais “íntimo”. Cuidado com esses momentos! Estender demais os momentos a sós é brincar com os hormônios e se expor demais a uma atração que, por natureza, é muito forte. Busquem ter seus momentos a sós, mas que não sejam em lugares ermos, mas em lugares onde vocês não consigam ou fiquem impedidos de ultrapassar o ponto e cometer exageros. Prefira, por exemplo, ter um momento a sós em um shopping movimentado do que dentro do quarto de vocês.

5-) Saiam mais em grupo do que sozinhos. Uma excelente estratégia para vencer tentações é estar a maior parte do tempo do namoro acompanhados de grupos. Isso fará com que o casal não fique “focado demais” em seus hormônios e gaste mais energia em atividades que façam o casal crescer em seu relacionamento pessoal e social. Quando se fica muito tempo a sós é evidente que chegará o momento em que os hormônios (que não são crentes) só farão aparecer na mente de vocês cinco palavras: sexo, sexo, sexo, sexo, sexo! Já, estando em grupo, sua mente ficará mais relaxada e conseguirá lidar melhor com as tentações que aparecerem, pois elas terão um peso e uma pressão menor.

6-) Cuidado com as conversas sobre assuntos “quentes”. Os nossos hormônios são ativados de muitas formas. Os homens, por exemplo, “esquentam” muito rápido. Isso significa que até mesmo uma conversa mais “quente” pode desencadear no homem uma excitação muito forte e, em alguns casos, quase incontrolável. Por isso, é preciso maneirar nos assuntos quentes. Eles acabarão surgindo no relacionamento naturalmente, mas devem ser tratados com sabedoria. Se estiverem sentido a necessidade de conversarem sobre algo mais “quente”, que desperta em vocês certas vontades, procurem um lugar que impeça que a excitação ganhe peso. Por exemplo, conversar sobre sexo em uma praça pública será muito mais produtivo ao casal cristão do que conversar sobre sexo sozinhos no quarto da namorada. Use sua inteligência em favor daquilo que agrada a Deus.

7-) Quando a coisa começar a esquentar muito ore. Quando eu namorava, percebia que em algumas épocas não era muito fácil controlar as vontades. Alguns dizem que tem questões químicas envolvidas como, por exemplo, quando a mulher está em seu período fértil. O certo é que todo casal passará por esses momentos em que parece que não vão aguentar, que os hormônios parecem tomar as rédeas e dizer: nós comandamos agora. O que fazer? Não vejo outra forma de acalmar tudo isso senão a oração. A oração nos conecta Àquele que é mais poderoso que nossos hormônios. Ele tem o poder de nos fortalecer para que passemos por esses momentos vitoriosos. Sempre tenha em mente que quando estiver casado, de acordo com a vontade do Senhor, poderá aproveitar todo essa química no sentido mais pleno da palavra. Enquanto não chegar esse dia, ore a Deus e acalme essa vontade. Se for preciso se afaste um pouco dela (e) para se recuperar e ter forças para vencer. Afinal, temos vontade de fazer tantas coisas na vida e nem todas elas satisfazemos na hora que queremos, não é verdade?

8 -) Devagar com as carícias, cuidado onde põe a mão. Somos todos seres físicos. Adoramos o contato desde nossa concepção. No namoro não é diferente. O contato com quem amamos parece abrir uma porta gigantesca de sensações deliciosas que adoramos sentir. No namoro, porém, precisamos limitar um pouco essas carícias. Principalmente em que lugares do corpo colocamos as mãos. Todos sabem que existem áreas de nosso corpo chamadas de zonas erógenas. São locais que disparam estímulos muito fortes ao cérebro que culminam em forte excitação. Por exemplo, se você ficar beijando esse zonas em sua namorada, a excitara demais, e ela também começará a te excitar e tudo vira uma bola de neve descendo ladeira abaixo, incontrolável. Por isso, estude um pouco sobre esse tema e vá devagar com as carícias. Se o objetivo dos dois é manter um namoro santo, por que provocar seu parceiro e induzi-lo a desejar incontrolavelmente ter uma relação sexual com você no namoro?

9-) Cuide das roupas que usa. Sabemos que as roupas passam mensagens. Isso é fato. Se você for trabalhar de bermuda e chinelo, normalmente passará uma mensagem negativa a seu chefe, que espera outra postura de você. Dentro do namoro o casal deve ter especial cuidado com suas roupas. Isso não significa que a moça não pode ficar bonita para o rapaz, com uma roupa legal. Significa que deve haver critérios no uso das vestimentas, principalmente por parte das moças, já que a fisiologia masculina é muito baseada na visão. Isso significa que se você vai sair com seu namorado e coloca uma minissaia aparecendo parte do seu bumbum, além de constrangê-lo e dar um péssimo testemunho cristão, irá trazer um problema a ele, pois ele terá muita dificuldade para não ficar olhando para você toda hora. Em outras palavras, você irá acender o pavio da dinamite dos hormônios dele e isso não será bom para o relacionamento de vocês. Ele irá sofrer, pois sabe a vontade de Deus e sabe que seus hormônios não são crentes. Guarde essas “surpresas” que quer mostrar a ele para o momento certo onde você poderá acender o pavio e deixar explodir sem problemas. :)

10-) Pare de pensar só “naquilo”. Alguns casais de namorados pensam em sexo 24 horas por dia. Isso é ruim. É normal pensar em sexo, faz parte de nós, mas pensar só em sexo pode indicar que o caminho que está sendo percorrido no namoro pelo casal está equivocado. Revejam isso. Talvez vocês estejam sensualizando demais a relação. Isso pode ser uma grande porta aberta para cair em tentação. Procurem pensar em outras coisas que também são importantes: guardar dinheiro para o casamento, comprar casa, fazer os planejamentos, organizar seus sonhos, etc. Tudo isso ajuda a dissipar um pouco toda essa tentação na área sexual.

E VOCÊ, TEM ALGUMA DICA PARA ENFRENTAR AS TENTAÇÕES DO NAMORO?

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado usando um método passo a passo para te guiar em como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente? Clique aqui e pegue seu Método passo a passo agora!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão