A mulher samaritana serviu cinco deuses? Esse é o significado de “maridos” ali?
Você conhece a história do rei Saul?
Saul foi escolhido por Deus… ungido… começou muito bem. Mas aos poucos, ele foi deixando de ouvir a Palavra com atenção. Passou a agir do seu próprio jeito… interpretar como queria… decidir sem direção clara. E o resultado foi trágico, você lembra?: 👉 Perdeu aquilo que Deus havia confiado a ele! Agora pense comigo… Quantas pessoas hoje leem a Bíblia… mas não entendem com clareza? Não conseguem conectar os textos… e acabam tomando decisões espirituais sem base sólida? Isso não acontece por falta de fé. Acontece por falta de entendimento correto da Palavra de Deus. E sem entendimento… até quem começou bem pode se perder no caminho. Foi por isso que desenvolvi o Método Texto na Tela™. Um método simples e organizado, que te ajuda a entender a Bíblia de forma clara, conectando os textos de Gênesis a Apocalipse. Hoje já são mais de 25 mil alunos que decidiram sair da confusão e estudar a Palavra com direção.👉 Se você deseja entender a Bíblia com clareza e segurança, clique aqui e veja como funciona.
Agora vamos ao estudo de hoje...Você Pergunta: Está circulando um vídeo na internet ensinando que os cinco maridos que Jesus cita no encontro com a mulher samaritana são, na realidade, cinco deuses ou cinco demônios que ela servia. O vídeo diz que a palavra “Baal” no hebraico também significa marido. Então, a mulher samaritana já havia servido a cinco deuses. Isso está correto?
Cara leitora, devemos ter muito cuidado com esse tipo de vídeo curto muito divulgado hoje na internet, onde, de forma totalmente leviana e superficial, alguns temas da Bíblia são tratados sem qualquer embasamento interpretativo correto.
O apóstolo João narra esse encontro incrível de Jesus com uma mulher ali na cidade samaritana de Sicar: “Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José” (João 4:5).
Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez
Os maridos da mulher samaritana eram deuses a quem ela serviu?
Depois de algum diálogo com ela a respeito da água da vida, ela tem o desejo de receber essa água que Jesus lhe oferece. Aqui, Jesus diz algo inusitado e provocativo:
“Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá” (João 4:16).
A mulher responde que não tinha um marido para trazer como Jesus pediu: “ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido” (João 4:17).
Jesus, então, demonstra conhecimento sobrenatural da vida dela, daquilo que se passou em sua história e até mesmo do coração da mulher samaritana:
“porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade” (João 4:18).
Como podemos saber se aqui Jesus está falando sobre a mulher servir a vários deuses ou servir a demônios que eram chamados de maridos?
Para saber disso, vamos analisar as palavras usadas e o contexto. No Velho Testamento, escrito em hebraico, tínhamos um deus muito conhecido, que era Baal. Citado, inclusive, dezenas de vezes na Bíblia.
O nome Baal, segundo o dicionário da Bíblia de Almeida, pode significar “dono, senhor, marido”. É aqui que muitos se confundem, achando que Jesus e a mulher samaritana estão falando desse deus Baal figuradamente como “maridos” dela.
Porém, o Novo Testamento é escrito em grego e não em hebraico. Ali, no grego, temos a palavra “aner”, que é a palavra usada para designar “um homem, casado com uma mulher”. Esse é o sentido da pergunta de Jesus.
Por exemplo, quando Paulo está falando de uma relação de casamento e cita o marido, ele usa a mesma palavra “aner”, mostrando que, no caso da mulher samaritana, esse é o uso correto da palavra:
“O marido [aner] conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido [aner]” (1 Coríntios 7:3).
A mulher samaritana entende perfeitamente o que Jesus está querendo dizer. Quando ela diz “não tenho marido”, está exatamente respondendo que não está ligada oficialmente (naquele momento) a um homem pelo casamento!
Jesus revela que sabe da história dela, quando diz “cinco maridos já tivestes”. Aqui, muitas situações são possíveis! Ela teria sido abandonada por esses homens? Ela teria sido infiel a eles e, então, se divorciou? Ela teria sido abusada por vários homens durante a vida?
Não temos como saber. Mas o fato é que ela tinha uma vida amorosa conturbada por algo que não estava resolvido em seu coração e estava “juntada” ilegalmente com um homem que não era marido dela!
Como podemos perceber, não existe nada nessa história a respeito de Baal, de ser aliançada com cinco demônios ou coisa parecida! O texto, de fato, trata sobre casamentos e esposos que essa mulher já havia tido! Algo que a feriu profundamente e que Jesus foi ali curar!
Os bereanos foram elogiados por Paulo porque examinavam as Escrituras todos os dias.
Eles não apenas ouviam… eles se dedicavam. Hoje, muitos até ouvem bons estudos… mas poucos têm constância no aprendizado. E isso faz toda a diferença. A minha comunidade (Comunidade André Sanchez) é para quem deseja sair da superficialidade e crescer de forma contínua na Palavra. Separei 3 presentes para você resgatar agora! 1 deles é meu WhatsApp pessoal para você tirar dúvidas da Bíblia quando quiser, sem limites! Sabe quais são os outros 2 presentes?👉 Acesse aqui para ver os outros presentes e como participar
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Por que Paulo disse que o mal que ele não queria ele fazia? Ele estava dominado pelo maligno?
- Como saber se estou idolatrando algo em minha vida?
- Romanos 13:8 ensina que o cristão não pode ter nenhuma dívida?
- Quem são as pessoas da “nuvem de testemunhas” citadas em hebreus 12:1?
- Por que em Gênesis 44:5 diz que José do Egito usava sua taça de prata para adivinhar se isso é pecado?
- Cremação é pecado segundo a Bíblia? O crente pode ser cremado?
- O cristão pode ser policial ou militar? E se precisar matar um bandido?