Bem-aventurados os mansos: O que Jesus quis dizer com isso?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Certamente uma das bem-aventuranças ensinadas por Jesus que é mais mal compreendida é essa onde ele diz que são bem-aventurados os mansos.

Isso porque, para grande parte das pessoas, a ideia (mais moderna) de ser manso é bem negativa, levando a um pensamento de ser “bobo”, aceitar qualquer coisa sem qualquer reação, aceitar ser saco de pancadas das outras pessoas e coisas do tipo.

No entanto, isso está muito longe do verdadeiro sentido que Jesus quis ensinar sobre mansidão. Vamos aprender?

O que é ser manso?

(1) Nas duas bem-aventuranças anteriores, explicamos sobre ser pobre de espírito e sobre os que choram, características de reconhecimento perante Deus de quem somos e da nossa condição sem Deus.

Com Deus, no entanto, nossa condição muda. Somos “novo homem” e isso traz uma nova identidade. Aqui Jesus nos ensina que a nossa nova identidade passa pela mansidão no nosso caráter e atitudes.

Mas o que é de forma prática essa mansidão?

(2) Precisamos primeiro entender a palavra: Manso é alguém que age de modo pacífico, com bondade e delicadeza. Um bom exemplo para compreendermos é olhar para os animais.

Como é um cavalo manso? Ele é tranquilo, não é brusco, é obediente, delicado nos movimentos. Já o cavalo que não tem mansidão é arredio, chega a ser violento nos movimentos que faz.

Não tem delicadeza e é desobediente. Já conseguimos perceber como a mansidão de fato é algo que Deus quer para nós! Mas como é a aplicação dessa mansidão de forma prática?

(3) Essa mansidão ensinada por Jesus tem pelo menos duas aplicações práticas: Primeiro ela deve se apresentar de nós para com Deus.

O pobre de espírito, o que chora, também se coloca como manso diante de Deus, pois reconhece que Ele é o Senhor. Aceita as ordens Dele com humildade.

Age com respeito e delicadeza para com Deus. Teme o Senhor, deixando toda a aspereza do homem pecaminoso, colocando-se diante do Senhor como aquele “cavalo manso” diante de seu dono.

Deus resiste aos soberbos (Tiago 4:6), por isso, perante a presença Dele, somente os mansos terão lugar.

(4) Em segundo lugar, a mansidão já moldada perante Deus, apresenta frutos de nós para com o nosso próximo. O servo que já é manso para com o Senhor, agora também apresenta esse agir pacífico, com bondade, humildade, delicadeza também para com seu semelhante.

Isso nos mostra perante o mundo como imitadores de Jesus Cristo. Jesus chamou as pessoas para irem até Ele, pois Ele era manso e humilde (Mateus 11:28-29).

Por isso, quando agimos assim, como Jesus agiu, trazemos alegria para nossa vida, pois estamos imitando o agir do Deus encarnado. Além de tudo isso, impactamos nossa sociedade com os valores de Deus.

Já pensou se vivêssemos em uma sociedade onde todas as pessoas fossem mansas no trânsito, no supermercado, no banco, na escola, etc.? Quão grande seria o impacto disso!

Talvez seja um sonho uma sociedade assim, mas por que não começarmos nós mesmos, servos de Cristo, a fazer a nossa parte sendo mansos?

(5) Por fim, é importante ressaltar que a mansidão não é aceitar injustiças, maldades, violências de forma defensiva, sem qualquer tipo de reação, permitindo que as pessoas façam o que quiserem conosco e com o próximo.

Podemos resistir às injustiças e maldades sendo mansos, mas com firmeza, pois Jesus também ensinou que são bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, que iremos analisar em um próximo estudo.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp