Quem eram os nicolaítas citados na Bíblia e odiados por Deus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: Eu li lá no livro de Apocalipse a respeito dos nicolaítas, mas não achei nada em outros textos da Bíblia explicando quem eles eram e quais eram seus erros. Poderia me ajudar a entender melhor quem era esse grupo de pessoas más?

Caro leitor, a Bíblia cita um grupo de pessoas que foram extremamente rejeitadas por Deus chamado de nicolaítas. Apesar da Bíblia falar tão mal desse grupo de pessoas (como veremos mais abaixo), não temos tantas informações a respeito deles na própria Bíblia. Mas vamos analisar as informações que temos a fim de aprendermos um pouco sobre esse terrível grupo existente nas épocas do Novo Testamento.

Quem eram os nicolaítas citados na Bíblia?

Quem eram os nicolaítas que a Bíblia cita?

(1) A primeira citação que temos dos nicolaítas está em Apocalipse 2:6: “Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio”. Aqui Jesus Cristo está destinando algumas palavras a igreja de Éfeso. O elogio feito por Ele a essa igreja é que ela rejeitava de forma muito forte os ensinos dos nicolaítas. Esse primeiro texto não nos dá muitas informações. Mas uma informação clara que temos aqui é que esse grupo assediava as pessoas com ensinos que eram do desagrado de Deus, que eram contrários ao evangelho verdadeiro.

(2) A segunda e última citação que temos dos nicolaítas na Bíblia está em Apocalipse 2:15: “Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas”. Cristo critica aqui a igreja de Pérgamo, onde eram aceitas doutrinas estranhas ao evangelho. Nesse texto Jesus relaciona a doutrina dos nicolaítas com as doutrinas pregadas por Balaão no Antigo Testamento: “Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição” (Apocalipse 2:14).

(3) Isso nos leva a crer que os nicolaítas eram uma seita, ou seja, um grupo de pessoas que seguia certas doutrinas que misturavam alguns tipos de ensinos bíblicos com outros totalmente contrários a Bíblia. Apocalipse 2:14 (visto acima) pode nos indicar que os principais ensinos dos nicolaítas estavam ligados a cultos a ídolos, atrelados a práticas sexuais com objetivo de cultuar divindades (algo muito comum na antiguidade pelos pagãos).

(4) Na repreensão de Jesus a igreja de Tiatira, Jesus menciona uma mulher de nome Jezabel: “Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos” (Apocalipse 2:20). Alguns levantam a hipótese dos nicolaítas terem como líder essa mulher chamada Jezabel, pois os pecados relacionados são idênticos aos mencionados contra a igreja de Pérgamo, ou seja, misturar culto a ídolos com práticas sexuais pervertidas e tentar colocá-los dentro da igreja de Deus.

(5) Sendo assim, os nicolaítas representavam um risco à igreja de Deus quando esta permitia que seus pensamentos e práticas começassem a ser aceitos como algo natural. Isso nos leva a pensar que nos tempos atuais é muito importante que a igreja seja firme na pregação e vivência do verdadeiro evangelho, a fim de que seja como a igreja de Éfeso, que odiava tais obras e foi elogiada pelo Senhor por sua postura firme e comprometida com o verdadeiro evangelho e contra os falsos mestres.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão