Afinal, Jesus veio trazer à terra a paz ou a espada?

Postado por em: #VocêPergunta

Jesus veio trazer paz ou espada? Muita gente se confunde a respeito desse tema. Isso porque, na Bíblia, vemos que Jesus é chamado de Príncipe da Paz (Isaías 9.6). Vemos também Jesus dizendo “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14.27). Ao mesmo tempo somos apresentados a uma fala muito forte de Jesus, onde Ele diz: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada” (Mateus 10.34). Seria possível Jesus ao mesmo tempo trazer paz e espada à terra? Uma não anula a outra? Estaríamos diante de uma contradição do próprio Jesus? É evidente que não! Como sempre, a boa e velha interpretação cuidadosa do texto, levando em consideração seu contexto e boas regras de interpretação, nos explica claramente essa questão.

jesus-veio-trazer-paz-ou-espada

(1) Sem sombra de dúvida a Bíblia aponta para Jesus como sendo o Príncipe da Paz. Ele é o Soberano portador da paz perfeita. Não a paz – falsa – segundo o mundo, mas a paz – verdadeira – segundo Deus (João 14.27). A paz de Jesus é distribuída sem medida no mundo quando Cristo é Senhor na vida das pessoas. Nesse sentido, fica claro que a paz verdadeira está ligada a Cristo, conforme nos diz João 16.33: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”. Como Jesus esclarece, a paz está “Nele” e é alcançada plenamente através “Dele”.

(2) Apesar da paz de Cristo estar à disposição de todos, não são todos que a vivem e a acolhem. No mundo existem os rebeldes, aqueles que encaram a mensagem do Evangelho de Cristo como sendo loucura (1 Coríntios 1.18). O mundo está cheio de perversos, de pessoas que têm suas vidas baseadas no pecado, sem qualquer arrependimento. Nesse sentido vemos Jesus explicando que essas pessoas se levantarão em oposição àqueles que vivem a Sua paz. A “espada” mencionada em Mateus 10.34 é sinônima de divisão e conflito. O mundo insiste em hostilizar a mensagem de Cristo e rejeitá-Lo. Os servos de Deus, como embaixadores de Cristo que vivem nesse mundo, também são hostilizados e rejeitados por seguirem a Cristo. Assim, Jesus exemplifica que até dentro de suas casas, Seus servos poderão enfrentar hostilidade por causa de Seu nome: “Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa.” (Mateus 10.35-36). Esse é o sentido da “espada” mencionada nesse texto!

(3) Assim, não existe contradição no fato de Jesus trazer a paz e também trazer a “espada” em meio a esse mundo. É apenas a consequência provocada pelos rebeldes guiados pelo pecado, que resistem fortemente à paz de Jesus, pois a consideram loucura. Jesus, como o Grande Rei Soberano, deixa claro que seus súditos devem amá-Lo sobre todas as coisas (Mateus 10.37-39) e que esse “amor”, às vezes, trará consequências duras como o desprezo e a hostilidade daqueles que não O amam. E isso poderá acontecer até mesmo dentro das relações mais estreitas como entre os círculos familiares (Mateus 10.35-36).

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

17 comentários

  • Claudyana disse:

    Irmão André,parabéns pelo texto.É muito importante o esclarecimento sobre várias narrativas da Biblía em que,aparentetemente,há contradições.Ficou muito bem explicado.
    Que O SENHOR o abençoe!

    Responder
  • sandra disse:

    conheço uma mulher que quando ainda era criança ia pra igreja com os vizinhos e entao ela aceitou a Jesus, ela tinha uns 10 anos, vixe sua mae batia nela todos os dias pra ela deixarv Cristo,mais ela nao desistiu pagava o preço pra igreja sabendo que ia ser espancada,ate que um dia sua mae ficou enferma prostada na cama,entao ela pediu pra que ela recebece uma oraçao,e sua mae respondeu tabom vc hora,mais se eu nao melhorar vc ja sabe…. terminou a oraçao a mae dela foi curada levantou foi pra igraja tambem aceitar Jesus.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bênção, Sandra! Acontece assim mesmo

      Responder
      • tvgratisaovivo disse:

        Olá André resposta clara e objetiva e com certeza muito esclarecedora, infelizmente esta é a grande verdade muita se opõe ao evangelho e por isso acontece muitas discussões e rejeição por parte daqueles que não aceitam a msg de cristo, vide os ativistas gays que estão ridicularizando o povo evangélico e católico com ofensas e xingamentos em público.

        Responder
  • tereza cristina soares da silva disse:

    Sr.Andre,boa tarde.Sempre que posso corro para o computador,para ver as explicacoes biblicas que o senhor da.Fico muito feliz por encontrar em muitas das que ja li a verdade conforme o que diz a Biblia.Muito grata por este alimento espiritual,que DEUS continue lhe abencoando e iluminando.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Tereza, espero que você aprenda cada vez mais e seja cada vez mais capacitada para a obra de Deus

      Responder
  • Ramon Martins disse:

    Olá, a paz querido irmão,queria lhe parabenizar por esse lindo ministério, sobre o texto,naquilo que Deus me revelou tbm sobre esse texto,vejo que naquele tempo,os israelitas esperavam um Messias de paz,um governador que traria a paz sobre israel,mas Ele veio justamente pro contrário,sabendo que haveria dissenções entre seus filhos por amor de Seu Santo e Perfeito nome,e isso tudo no contexto é afirmado no começo do capítulo 10,quando Jesus,dah recomendações aos seus discipulos”E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão.
    E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
    Mateus 10:21-22” desde jah agradeço pelo espaço,fiquem todos na paz de Jesus Cristo nosso Senhor

    Responder
  • mario de assis rodrigues disse:

    JESUS ELE É O PRINCIPE DA PAZ SEM SOMBRA DE DUVIDAS ATÉ A ESPADA DE JESUS ELA TRAZ A PAZ NECESSARIA AO CORAÇÃO DO HOMEM ARREPENDIDO,A ESPADA DE JESUS SEPARA A LUZ DAS TREVAS,O PECADO DA JUSTIÇA,O JUSTO DO PECADOR. A ESPADA DE JESUS ELA FAZ A DIFERENÇA ESSA É A QUESTÃO. QUE DEUS A ABENÇOE A TODOS.

    Responder
  • Edimilson Miguel da Cruz disse:

    Senhor André, boa noite. Que Deus continue lhe abençoando nos seus textos bíblico, é bem narrado e sem complicações para lermos.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Edimilson!

      Responder
      • Julio Cesar disse:

        Mais uma vez tentando tapar o sol com a peneira, ou tentando explicar o inesplicavel

        Responder
        • Julio Cesar disse:

          inexplicavel corrigindo

          Responder
        • André Sanchez disse:

          É, eu devo ser bem ruim mesmo de explicar as coisas…

          Responder
  • Fernando Fernandes disse:

    Melhor voce estudar um pouco mais a respeito ante colocar algo a interpretações destes valores ,,,,

    Responder
  • Fernando Fernandes disse:

    Há Historia esta ai para consagrar estes interpretes a sua maneira como na maioria uma grande infestação motivada pela sua fé infectando os valores de uma busca de Deus como deveria Este Ser*** ! !!!

    Responder
  • Zairo Zanon disse:

    Paz seja convosco !!!
    Muito razoável sua posição a um tema tão profundo , ainda não saciando minhas dúvidas , Tem que existir um contexto por trás de Mt 10.34 , Jesus não diria isso em vão , por que?

    Responder
  • MARIA disse:

    é tão lindo da forma que o senhor usa as pessoas para falar com com agente , um dia eu estava passando por uma dificuldade muito grande em um relacionamento, eu estava orando e pedindo a Deus se era aquilo mesmo para mim se era a pessoa q eu tanto vinha pedindo, porq um dia casei sem perguntar pra ele se aqla pessoa era o meu esposo para vida inteira, pois não qria cometer o mesmo erro, com 2 dias dias eu descobri q a pessoa era casada e q tinha 2 filhos , chorei tantooo tantoo, pela descoberta, ai o senhor usou uma amiga minha ela me enviou uma mesg q dizia assim : Eu, o senhor, a guardo, e cada momento a regarei para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia aguardarei . izaias 27;3..fiquei taõ felizz corri para a igreja ,chorei tantoooo.Não me vejo loje do meu pai …

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.