Pode dar sobras da Santa Ceia para as crianças comerem?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: eu tenho uma dúvida sobre algo que acontece em minha igreja: quando tem santa ceia de domingo, o pastor, depois que termina o culto, chama as crianças e dá as sobras para elas comerem. Isso é correto? Não seria desrespeitar os elementos que foram consagrados para a realização da Ceia?

“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si” (1 Coríntios 11:28-29).

Penso que existem dois extremos quando falamos sobre os elementos usados na Santa Ceia do Senhor (pão e suco da videira):

O primeiro extremo é quando idolatramos os elementos. Ou seja, eles são vistos de uma forma sagrada ao ponto de serem reverenciados como se fossem o próprio Deus. Isso é uma espécie de idolatria e não é correto.

O segundo extremo é menosprezar por completo os elementos e sua simbologia. Ou seja, não se busca compreender o papel dos elementos e o simbolismo e importância deles dentro da ordem de Cristo de os comermos para relembrar e anunciar Sua morte pelos nossos pecados.

Sendo assim, será que dar a sobra do pão e suco da videira depois da ceia para as crianças é pecado ou é permitido? 

Sabemos que a Bíblia não tem explicações exatas para casos assim, mas gostaria de expor minha visão sobre essa questão para nos edificarmos mutuamente.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Dar a sobra da Santa Ceia para crianças?

(1) Não vejo que seria menosprezar os elementos da Ceia dá-los às crianças APÓS a cerimônia da Santa Ceia, já que os elementos são consagrados para o momento da Ceia. Finalizado aquele momento, não temos nos elementos algo sagrado, santo, de poder em si mesmos.

É importante ressaltar aqui que se a igreja usa vinho alcoólico na ceia, ai não deve dar para crianças de forma alguma! Estou considerando aqui o uso de suco de uva.

E também estou considerando que os elementos estão em perfeita higiene para serem dados às crianças.

Dito isto, temos o mesmo pão e suco de uva que qualquer um pode comprar em uma padaria ou mercado. Sendo assim, em uma primeira reflexão, não haveria problema algum em as crianças comerem deles fora do momento da Ceia.

Elas não estão debaixo das orientações de Paulo aos Coríntios, pois não estão comendo da Ceia do Senhor, mas apenas o pão e o suco comuns, fora do uso consagrado.

Mas será que fazer isso em todas as ceias seria positivo para as crianças em termos didáticos, ou seja, de aprendizado?

(2) Aqui penso que deve haver uma boa reflexão de nossa parte. Sabemos que as crianças estão aprendendo o tempo todo com tudo que acontece e principalmente observando os adultos.

As crianças, vendo que sempre depois da ceia elas podem comer os elementos, não estariam sendo ensinadas errado a respeito do valor da Santa Ceia? Não estaríamos passando uma mensagem errada a elas? Confundindo a mente delas a respeito desse importante memorial?

Esse é um risco que corremos, a meu ver, dando a elas sempre, de forma corriqueira os elementos que sobram.

Elas também poderão entender errado como funciona a Ceia do Senhor e entender que existe uma ceia paralela, depois que acaba o culto. A menos, claro, que isso seja bem explicado. Mas não penso que haveria tempo, na correria de final de culto, para explicar isso para elas.

(3) Ditas essas coisas, minha opinião é que podemos sim dar a sobra da Santa Ceia às crianças, porém, que não seja algo muito frequente. A frequência poderá não trazer um bom ensino a elas sobre essa questão da Ceia e seus elementos.

No entanto, se existe dentro dessa igreja uma didática capaz de contornar essa questão, creio que não temos problemas espirituais em elas comerem essas sobras da ceia.

Não fará nenhum mal espiritual, pois se trata apenas de pão e suco comuns, fora do tempo em que foram consagrados.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp