O que é a dispensação da plenitude dos tempos citada em Efésios 1:10?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: A Bíblia fala diversas vezes sobre plenitude, porém, em Efésios 1:10 Paulo fala sobre uma tal de “dispensação da plenitude dos tempos”. Confesso que não consegui entender muito bem o que ele está querendo ensinar nesse texto. O que é essa plenitude? O que é essa dispensação? E que tempos são esses? Pode me ajudar a entender?

Cara leitora, Paulo cunhou em seus escritos diversas expressões muito profundas e que exigem um estudo também aprofundado para que as compreendamos em toda a sua riqueza de significado. Vamos entender agora porque Paulo cita a dispensação da plenitude dos tempos e o que essa expressão nos ensina:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que é a dispensação da plenitude dos tempos citada na Bíblia?

(1) A primeira coisa a fazer quando estudamos uma expressão bíblica profunda e difícil é entender um pouco do contexto. Paulo está falando sobre as bênçãos de Deus vindas sobre nós a partir de Jesus Cristo.

Entre as várias coisas, diz que fomos escolhidos Nele antes da fundação do mundo (Efésios 1:4); diz que nos predestinou para ele (Efésios 1:4); diz que nos deu a redenção e a remissão pelo Seu sangue derramado (Efésios 1:7); diz que fomos alvos da Sua graça abundante derramada sobre nós (Efésios 1:7-8); diz que o mistério da Sua vontade foi desvendado a nós (Efésios 1:9).

E é aqui que entra agora o verso da nossa análise: “de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra” (Efésios 1:10).

(2) Quando Paulo fala de “mistério” em Efésios 1:9 está falando de algo que não era conhecido antes, mas agora, através de Cristo, passa a ser conhecido, ou seja, não é mais um mistério, foi desvendado, clareado, mostrado por Deus.

E isso é a obra realizada por Cristo em nosso favor (principalmente sobre os gentios no texto em questão). Paulo desvenda de forma claríssima essa obra realizada por Cristo. Essa obra teve uma etapa realizada “no tempo”, ou seja, em um momento específico aqui nessa terra, segundo aquilo que Deus já havia determinado no céu.

E é aqui que entra a compreensão que estudaremos sobre a “dispensação da plenitude dos tempos” que Paulo cita. Agora vamos observar o sentido de cada palavra em separado:

(i) Dispensação. Do grego “oikonomia” – significa “administração de um lar ou afazeres do lar”. Aqui nesse texto significa a administração que Deus faz da história, o cuidado, o zelo do Senhor na direção da história como se fosse uma “grande casa” debaixo de Sua administração perfeita.

A história do mundo (e da salvação) está sendo administrada pelo Senhor!

(ii) Plenitude. Do grego “pleroma” – significa “aquilo que é (tem sido) preenchido; cumprimento, realização”. Aqui significa algo preenchido de forma correta, no momento certo, de forma plena, precisa, perfeita.

Tem a ver com a realização da obra de Deus no tempo que é mencionado a seguir no versículo. Ou seja, Deus agiu através de Cristo no momento certo (plenitude) de Seu plano!!

(iii) Tempos. Do grego “kairos” – significa “medida exata; tempo fixo; tempo definido”. Aqui, ligado à plenitude, traz a ideia de algo acontecendo do tempo certo, no tempo exato em que deveria acontecer.

Ou seja, todo o plano de Deus “converge” (une) todas as coisas segundo a vontade Dele, no tempo certo, de forma plena, em Jesus Cristo, que fez com que todo o plano do Senhor se concretizasse!

Não existe atraso, não existe falha. Tudo ocorre perfeitamente!

(3) Agora podemos entender o verso todo de forma mais profunda: Paulo está ensinando que a vinda de Cristo e toda Sua obra, perfeitamente orquestrada pelo Senhor, ocorreu de forma bem administrada e no tempo certo (Dispensação da plenitude dos tempos) e que todas as coisas, seja no céu ou na terra, de forma orquestrada, estão submissas a grande obra realizada por Cristo em nosso favor!

Deus não foi surpreendido em nada, antes, está fazendo tudo ocorrer segundo Sua vontade no tempo correto!

(4) Esse pensamento é importante, pois traz a soberania de Deus para a conversa, mostrando que mesmo o pecado não surpreendeu nosso Deus!

Ele permanece soberano, reinando, fazendo Sua vontade acontecer no tempo certo, sem surpresas ou “imprevistos”.

Apesar disso ser algo que está além do entendimento e lógica humanas, em Cristo, Paulo ressalta essa verdade da soberania de Deus e cuidado Dele pelos Seus escolhidos!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp