Por que Deus aprovou a mentira de Raabe e das parteiras hebreias?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Estou fazendo um estudo sobre mentira e me chamou muito a atenção dois casos na Bíblia: um deles é sobre a mentira das parteiras de Israel (hebreias), que mentiram ao Faraó e não mataram os meninos quando nasciam. Elas foram abençoadas por Deus por esse ato. O outro caso é da prostituta Raabe que não entregou os servos de Deus espiões e também mentiu para protegê-los. Em ambos os casos elas foram abençoadas por Deus. Como entender Deus abençoando atos de mentira?

Caro leitor, iremos fazer agora, juntos, uma análise para buscarmos compreender essas questões e verificar se Deus aprovou a mentira delas e se existe algo nos textos que possa nos ajudar a compreender melhor essa questão:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Deus aprovou a mentira das parteiras de Israel e da prostituta Raabe?

(1) Vamos começar analisando o caso mais simples, o das parteiras de Israel. Faraó havia dado uma ordem terrível: “O rei do Egito ordenou às parteiras hebreias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá, dizendo: Quando servirdes de parteira às hebreias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva” (Êxodo 1:15-16).

As parteiras tinham duas opções: obedecer ao Faraó e serem assassinas de muitas crianças ou desobedecê-lo e arriscar a própria vida, tentando contar a ele alguma história (ainda que parcialmente verdadeira) para se safar dessa.

Elas escolheram a segunda opção. Na sequência a Bíblia diz sobre elas: “E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte” (Êxodo 1:20). Aqui observamos que Deus as abençoa. E muitos questionam nesse caso se Deus as teria abençoado mesmo elas tendo mentindo. Vejamos:

(2) Podemos pensar aqui primeiramente que, apesar de Deus detestar a mentira, pois ela é um pecado, Ele compreende a situação difícil que essas mulheres estavam vivendo naquele momento.

O que seria mais destrutivo: ser assassinas de diversos bebês ou mentir ao faraó? Evidentemente o pecado maior seria compactuar com a matança que faraó queria impor.

Assim, Deus teria sido misericordioso com elas porque elas escolheram o “mal menor”. Em segundo lugar, podemos também pensar que essas parteiras seguiram um princípio importante na decisão tomada por elas:

obedecer ao desejo de Deus de dar vidas àquelas crianças era maior do que obedecer às ordens de um tirano.

Nesse caso, salvar a vida dos bebês seria a melhor escolha a fazer. Vejamos: “Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29).

Leia também: para Deus existe pecadinho e pecadão?

(3) No caso da prostituta Raabe, observamos que acontece algo parecido. Ela protege os espiões do povo de Deus dos homens de Jericó que estavam querendo matá-los: “Mandou, pois, o rei de Jericó dizer a Raabe: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra” (Josué 2:3).

Raabe não exita em protegê-los e para isso mente (Josué 2:5). O resultado disso foi a proteção recebida por ela, entendida por muitos como uma grandiosa bênção de Deus:

“Porém a cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver; somente viverá Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos” (Josué 6:17).

(4) No caso de Raabe ela teve de fazer uma escolha também difícil: proteger os homens que serviam ao Deus a qual ela estava começando a conhecer e da qual seu coração estava começando a amar e crer ou ser fiel ao seu próprio povo, um povo pagão e maligno.

Ela escolheu honrar os homens de Deus e o povo de Deus. Em minha opinião o que temos aqui não é uma aprovação de Deus a uma mentira, mas o puro exercício da misericórdia de Deus na vida de uma mulher pagã (em processo de conversão) que demonstrou uma grande fé no Senhor:

e lhes disse: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes” (Josué 2:9-10).

A misericórdia de Deus foi tão grande na vida dessa mulher que ela é apontada como trisavó do rei da Davi e fazendo parte da genealogia de Jesus Cristo (Mateus 1:5).

(5) Sendo assim, esses dois casos não podem ser considerados um exemplo de aprovação de Deus ao uso de mentiras. São casos bastante específicos e extremos e devem ser analisados dentro de seus contextos (conforme fizemos) para que se compreenda exatamente a atitude misericordiosa de Deus em situações que fogem à normalidade.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp