O que Jesus escreveu na terra quando julgou o caso da mulher adúltera?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Aquela passagem da mulher adúltera para mim é uma das mais lindas da Bíblia, mas algo me chama a atenção: o que Jesus estava escrevendo na terra quando trouxeram a ele a mulher adúltera? Já ouvi muita coisa a respeito disso e gostaria de saber o que seria verdade. Pode me ajudar a entender?

Caro leitor, o caso da mulher adúltera realmente representa uma das passagens onde Jesus aplica Sua grande sabedoria de forma incrível.

Inclusive, nós explicamos aqui neste estudo porque Jesus não mandou apedrejar a mulher (clique aqui para ler).

Essa é uma daquelas passagens que mostram a grandeza da sabedoria de Cristo. E muitos fazem uma ligação dela com um verso interessante do profeta Jeremias, que disse:

“Ó SENHOR, Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados; o nome dos que se apartam de mim será escrito no chão; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas” (Jeremias 17:13).

Será que isso faz sentido? Analisemos juntos…

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que Jesus escreveu na terra no caso da mulher adúltera?

(1) A narrativa do caso da mulher adúltera é apresentado somente pelo apóstolo João. Vejamos a parte onde Jesus escrevia na terra:

“Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo” (João 8:6).

Enquanto recebia o questionamento dos religiosos se deveriam ou não apedrejar a mulher, Jesus escrevia na terra. Depois de dar Sua incrível resposta a eles, Jesus, diz o texto, continua a escrever na terra:

“E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão” (João 8:8). O que de tão importante Jesus escrevia ali?

(2) No desejo de tentar adivinhar o que Jesus escreveu na terra já vi muitas afirmações: uns dizem que Jesus escrevia no chão os nomes e os pecados daquelas pessoas que acusavam a mulher, que seria uma ligação com o texto de Jeremias 17:13 que lemos no começo.

Outros já afirmaram que Jesus escrevia a lei que falava sobre a morte dos adúlteros para demonstrar o quão fraudulento era aquele processo de acusação liderado pelos religiosos.

Há ainda quem diga que Jesus estava fazendo algum tipo de desenho para demonstrar desinteresse aos religiosos a respeito desse processo de julgamento fraudulento que eles estavam conduzindo. Mas o que Ele de fato estaria escrevendo?

(3) O fato é que não é possível saber o que Jesus escreveu na terra. Somente aqueles que estavam presentes poderiam identificar (se é que estava visível o que ele escreveu), mas o apóstolo João não narrou os detalhes disso, pois não considerou isso relevante para essa história.

É bem possível que Jesus pudesse estar fazendo rabiscos sem qualquer significado, pois certamente haveria interesse de registrar o que ele escreveu!

Mas como estudantes da Bíblia precisamos aprender a nos calar onde o texto se cala. Existem coisas que Deus não desejou nos revelar, apesar de nosso desejo de que assim o fizesse.

Mas o texto de Deuteronômio 29:29 nos ensina algo grandioso sobre essa questão: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”.

Leia também: o que significa inspiração, iluminação e revelação

(4) Isso significa que nosso tempo deve ser investido na compreensão daquilo que está revelado. O que Jesus escreveu na terra não nos foi revelado, mas toda a descrição que foi escrita por João nesse caso contém a força da revelação da palavra do Senhor.

Devemos focar nosso estudo nas revelações e deixar sem resposta aquilo que não foi revelado. Por isso, é muito importante ao estudante da Bíblia não buscar adivinhar algo que não está claramente revelado.

É por isso que todos aqueles que tentam adivinhar aquilo que Jesus escreveu na terra estarão apenas palpitando em algo impossível de saber.

Devemos respeitar a Palavra e irmos até o limite que ela nos impõe, pois, o que passa disso, acaba sendo invenção humana e não revelação de Deus.

(5) Mas e o texto do profeta Jeremias? Não é uma profecia do que Jesus fez ali? Não é! O profeta ali está profetizando para Judá, que havia abandonado os caminhos do Senhor.

“O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro e com diamante pontiagudo, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos seus altares” (Jeremias 17:1).

Depois o profeta fala a respeito daqueles que amam a Deus, de como serão abençoados:

Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. (Jeremias 17:8).

Já o perverso, mostra o profeta, serão destruídos por calamidades! Quando ele diz que os nomes dos perversos será escrito no chão.

Usa uma figura de linguagem, que significa que não serão escritos no Livro da Vida, mas no chão (terra ou areia), em local que desaparecerá! Não se terá lembrança deles!

Como percebemos, não há qualquer ligação com o que Jesus escreveu na terra! Fazer essa ligação é forçar o texto a dizer o que não diz!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp