Quais os nomes dos demônios mais poderosos e perigosos da Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

O título deste estudo foi colocado de forma proposital. Hoje vemos muitas pessoas por aí fascinadas pelo mundo dos demônios. Querem saber os nomes dos demônios, quem são, como são, o que fazem, etc. Inclusive, numa pesquisa rápida na internet, pode-se inclusive descobrir até nomes próprios desses seres listados em diversos sites. Mas a Bíblia apresenta algum nome de demônio?

Quais os nomes dos demônios mais poderosos e perigosos da Bíblia?

A Bíblia apresenta algum nome de demônio?

A resposta a essa pergunta é não. Não temos uma única menção de qualquer demônio pelo nome na Bíblia Sagrada. O que temos em alguns textos é a menção do nome de deuses. Esses deuses, apesar de serem usados pelo diabo e seus demônios para enganar as pessoas, não são nomes de demônios, mas invenções das pessoas. As pessoas os batizaram com aqueles nomes. Por exemplo, Moloque, deus dos amonitas, ao qual eles sacrificavam crianças. Certamente um falso deus usado pelo maligno, mas nomeado pelos homens.

Temos uma única menção na Bíblia sobre essa questão de nome de demônio, que foi quando Jesus Cristo pergunta o nome de um demônio que afligia um homem na terra dos gerasenos: “E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos” (Marcos 5:9). Ou seja, não temos aqui a menção de um nome de um demônio, mas da natureza da possessão que aquele homem sofria, ou seja, muitos demônios o atormentavam. Se considerarmos legião como indicativo de uma legião de soldados romanos (por exemplo, na época de Augusto), estamos falando aqui de mais de 6800 demônios.

Por que a Bíblia não menciona nome de demônios?

Observamos claramente que a Bíblia nomeia o Diabo, chamando-o, por exemplo de Satanás, Destruidor, Belzebu, Belial, Inimigo, etc., mas não nomeia demônios. Isso parece indicar que Deus em Sua revelação não deseja que esse tipo de informação faça parte de nosso pensamento e conhecimento. Ou seja, não devemos ter fascinação por esse mundo obscuro dos demônios. Devemos sim ter a consciência da existência desses servos do diabo, pois a Bíblia os menciona claramente, mas com foco na orientação de Deus de como vencer suas tentações e investidas malignas.

Algumas igrejas infelizmente têm dado até mesmo espaço em seus cultos para entrevistar demônios, buscando saber detalhes de sua atuação e até seus “nomes”, fazendo com que o diabo e seus demônios sejam, em muitos momentos, o centro de um culto que deveria ser de Deus. Isso realmente é uma prática contrária a palavra de Deus. Não devemos ser fascinados por esse mundo sombrio. Devemos saber de sua existência, mas saber que Deus é soberano sobre tudo e está conosco diante das investidas desses malignos. Em um culto somente Deus deve ser exaltado!

Quem são os demônios? Eles não têm realmente nomes?

A Bíblia aponta os demônios como anjos caídos, ou seja, anjos que de alguma forma que não sabemos ao certo, se rebelaram contra Deus: “e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia” (Judas 1:6). Sabemos que a Bíblia cita nomes de anjos e arcanjos, por exemplo, Miguel e Gabriel. Isso pode indicar que esses anjos rebelados também têm seus nomes, mas Deus não permitiu que qualquer deles fossem revelados em Sua Palavra.

Assim, fechamos dizendo que a Bíblia não revelou nomes de demônios. Essa informação é pouco relevante para nós. Não é necessária, caso contrário Deus a teria revelado. Não devemos subestimar a ação dos demônios, que liberados pelo diabo, deseja destruir a vida de muitos. Mas também não devemos superestimar a ação deles, achando que eles estão acima do poder do Deus todo poderoso, nosso Senhor e Salvador.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão