Quem era o Moloque citado na Bíblia? Era um demônio?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Li alguns textos bíblicos que citavam um tal de Moloque. Quem ele era na Bíblia? Parece-me que Deus falava com muita ira a respeito dele. Poderia nos ajudar dando mais informações sobre o que ele representa na Bíblia, se era algum rei ou algum demônio?

Cara leitora, o mundo sempre foi bastante idólatra, sempre criou deuses para se relacionar com o sobrenatural e, como isso, sempre se afastou do Deus verdadeiro, o criador de todos nós. Um desses deuses é mencionado na Bíblia algumas vezes e tem o nome de Moloque. Vejamos um pouco mais sobre ele:

Quem era o Moloque citado na Bíblia? Era um demônio?

Quem é o Moloque citado na Bíblia?

(1) Moloque era um deus criado e especialmente adorado pelo povo amonita. Esses amonitas eram um povo pagão que foram descendentes de uma das filhas de Ló que se deitou com o próprio pai (Gênesis 19:38). A palavra Moloque que aparece na Bíblia vem do hebraico “Molek” e significa “rei”. Não confunda com a nossa palavra no português “moleque”, são duas palavras diferentes e com significados diferentes.

(2) Temos diversas citações bíblicas orientando o povo de Deus e rejeitar drasticamente qualquer contato com esse deus falso: “E da tua descendência não darás nenhum para dedicar-se a Moloque, nem profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o SENHOR” (Levítico 18:21). Apesar de a lei de Deus já proibir qualquer contato com os deuses das nações pagãs, o nome de Moloque é citado e destacado na lei, principalmente pela forma como era cultuado, pois havia o abominável sacrifício de crianças na adoração a ele: “Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que der de seus filhos a Moloque será morto; o povo da terra o apedrejará” (Levítico 20:2).

Como era o culto a Moloque?

(3) Devido à proximidade do povo de Deus com nações pagãs, o culto a outros deuses sempre foi um perigo que rondava aqueles que tinham uma fé enfraquecida. Infelizmente, esse culto a Moloque adentrou as práticas de muitos israelitas. Inclusive o rei Salomão foi reprovado por Deus por ter construído um lugar de culto a esse abominável falso deus: “Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom” (1 Reis 11:7).

(4) Felizmente, mais tarde, o rei Josias destruiu todas essas construções erguidas por Salomão e retirou o culto a esse e a outros deuses dali: “O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte da Destruição, os quais edificara Salomão, rei de Israel, para Astarote, abominação dos sidônios, e para Quemos, abominação dos moabitas, e para Milcom, abominação dos filhos de Amom” (2 Reis 23:13). Esse deus Moloque também era chamado de Milcon (veja 2 Reis 23:13; Jeremias 49:1).

Moloque era um demônio ou o diabo?

(5) Não temos nenhuma menção na Bíblia de que Moloque fosse o nome de qualquer demônio. Ele é apresentado como uma divindade adorada pelos povos pagãos, principalmente pelos filhos de Amom (amonitas). Mas pouco se sabe qual era a forma que ele tinha e de que forma era representado em imagens. O fato é que ele era mais um falso deus usado pelo diabo para enganar as pessoas, usado para fazer as pessoas cometerem crueldades e se distanciarem de Deus. Daí as proibições severas de Deus de qualquer proximidade do Seu povo com esse falso deus e todo o culto que envolvia seu nome.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão