O demônio mais odiado por Deus! Conheça Moloque!

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Li alguns textos bíblicos que citavam um tal de Moloque. Quem ele era na Bíblia? Parece-me que Deus falava com muita ira a respeito dele. Poderia nos ajudar dando mais informações sobre o que ele representa na Bíblia, se era algum rei ou algum demônio?

Cara leitora, o mundo sempre foi bastante idólatra, sempre criou deuses para se relacionar com o sobrenatural e, como isso, sempre se afastou do Deus verdadeiro, o criador de todos nós. Um desses deuses é mencionado na Bíblia algumas vezes e tem o nome de Moloque. Vejamos um pouco mais sobre ele:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem é o Moloque citado na Bíblia?

(1) Moloque era um deus criado e especialmente adorado pelo povo amonita. Esses amonitas eram um povo pagão que foram descendentes de uma das filhas de Ló que se deitou com o próprio pai (Gênesis 19:38).

A palavra Moloque que aparece na Bíblia vem do hebraico “Molek” e significa “rei”. Não confunda com a nossa palavra no português “moleque”, são duas palavras diferentes e com significados diferentes.

(2) Temos diversas citações bíblicas orientando o povo de Deus e rejeitar drasticamente qualquer contato com esse deus falso: “E da tua descendência não darás nenhum para dedicar-se a Moloque, nem profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o SENHOR” (Levítico 18:21).

Apesar de a lei de Deus já proibir qualquer contato com os deuses das nações pagãs, o nome de Moloque é citado e destacado na lei, principalmente pela forma como era cultuado, pois havia o abominável sacrifício de crianças na adoração a ele:

“Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que der de seus filhos a Moloque será morto; o povo da terra o apedrejará” (Levítico 20:2).

Como era o culto a Moloque?

(3) Devido à proximidade do povo de Deus com nações pagãs, o culto a outros deuses sempre foi um perigo que rondava aqueles que tinham uma fé enfraquecida.

Infelizmente, esse culto a Moloque adentrou as práticas de muitos israelitas. Inclusive o rei Salomão foi reprovado por Deus por ter construído um lugar de culto a esse abominável falso deus:

Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom” (1 Reis 11:7).

(4) Felizmente, mais tarde, o rei Josias destruiu todas essas construções erguidas por Salomão e retirou o culto a esse e a outros deuses dali:

“O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte da Destruição, os quais edificara Salomão, rei de Israel, para Astarote, abominação dos sidônios, e para Quemos, abominação dos moabitas, e para Milcom, abominação dos filhos de Amom” (2 Reis 23:13).

Esse deus Moloque também era chamado de Milcom (veja 2 Reis 23:13; Jeremias 49:1).

Moloque era um demônio ou o diabo?

(5) Não temos nenhuma menção na Bíblia de que Moloque fosse o nome de qualquer demônio. Ele é apresentado como uma divindade adorada pelos povos pagãos, principalmente pelos filhos de Amom (amonitas).

Mas pouco se sabe qual era a forma que ele tinha e de que forma era representado em imagens. O fato é que ele era mais um falso deus usado pelo diabo para enganar as pessoas, usado para fazer as pessoas cometerem crueldades e se distanciarem de Deus. Daí as proibições severas de Deus de qualquer proximidade do Seu povo com esse falso deus e todo o culto que envolvia seu nome.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp