3 dicas simples para ser vitorioso em seus projetos de vida

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Quem de nós não deseja de coração fazer projetos abençoados, que sejam prósperos e que sejam a vontade de Deus para as nossas vidas? Mas como realizar esses grandes projetos de forma abençoada, de forma que agrade a Deus e de forma que possamos ser vitoriosos neles?

Um grande servo de Deus chamado Neemias estava exilado na Pérsia. Ele e uma grande parte do povo de Israel foram levados cativos devido a desobediência a Deus por grande parte do povo, quebrando a aliança com o Senhor. Neemias, porém, servia naquele lugar como copeiro do rei Artaxerxes (Neemias 1:11). O copeiro era um funcionário de confiança que experimentava as comidas e bebidas do rei antes dele para que, se porventura tivesse envenenada, o copeiro morreria e não o rei.

Em um determinado dia, Neemias recebeu notícias de seu povo que havia ficado em Jerusalém. As notícias não eram boas: “Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas” (Neemias 1:3). Aqui iniciava-se no coração de Neemias um grande projeto: liderar a reconstrução dos muros de Jerusalém, que haviam sido destruídos, e trazer de volta a confiança de seu povo. Mas como Neemias fez com que esse grande projeto acontecesse? O que podemos aprender com ele para que nossos projetos também sejam realizados?

3 dicas simples para realizar seus projetos de vida

3 dicas simples para realizar seus projetos de vida

(1) Neemias começou seu projeto com oração e consagração

Quando analisamos o texto, observamos que, após receber as péssimas notícias da miséria em que seu povo estava vivendo, Neemias entregou-se à oração e à consagração: “Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus” (Neemias 1:4).

Neemias tinha um plano, ele tinha um projeto, um desejo grande em seu coração. Ele colocou tudo isso diante de Deus, consagrou sua vida, orou de forma honesta buscando a face de Deus em favor de tudo quanto Ele estava buscando de todo o coração. Esse é o melhor começo para nossos sonhos e projetos. Quando começamos um projeto dessa forma, orando e colocando-o diante de Deus, e temos a aprovação de Deus, significa que ele tem grandes chances de dar certo, claro, se seguirmos também as próximas etapas. Por isso, ore a Deus compartilhado com Ele os seus sonhos e projetos.

Leia também: Quais as maneiras corretas de orar a Deus?

(2) Neemias continuou o projeto com planejamento

É interessante notar que após alguns meses Neemias estava diante do rei Artaxerxes e o rei percebe que Ele estava um tanto quando entristecido (Neemias 2:2). O mais incrível é que o rei, diante da fala de Neemias sobre seu povo que estava em miséria, lhe diz algo incrível: “Disse-me o rei: Que me pedes agora?” (Neemias 2:4). A grande oportunidade de expor ao rei o sonho que Neemias tinha estava diante dele! Mas imagine se ele não tivesse planejado o seu projeto? Se não tivesse pensado detalhadamente nele? O que ele diria agora ao rei naquele momento? Certamente essa grande oportunidade seria perdida!

Mas vemos claramente que Neemias não ficou apenas orando, mas planejou cuidadosamente esse grande projeto de vida. Por isso, ele pode responder ao rei Artaxerxes que precisaria de certo prazo para realizar aquele sonho (Neemias 2:6), que precisaria de cartas para conseguir atravessar em paz os diversos territórios até chegar ao seu povo (Neemias 2:7), que precisava de cartas com autorização para que fosse dada a ele madeira  para as reconstruções (Neemias 2:8). Isso demonstra que para que nossos projetos aconteçam, precisamos planejar, colocar no papel, sermos práticos e cuidadosos naquilo que buscamos, planejando de forma sábia.

(3) Neemias executou

Orar e planejar não são todos os elementos que fazem um plano dar certo. Neemias precisou executar. Aqui muitos sonhos e planos se perdem! Imagine se Neemias se entregasse à preguiça, ao desânimo, à tristeza? Quando lemos a história vemos que não foi fácil. Inimigos se levantaram de todos os lados, dificuldades apareceram. Mas ele ignorou tudo isso e executou com força os planos que fez, afinal, ele havia orado, planejado e Deus estava com ele em todas as etapas: “Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinqüenta e dois dias. Sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios nossos circunvizinhos e decaíram muito no seu próprio conceito; porque reconheceram que por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra” (Neemias 6:15-16).

Por fim, o grande sonho de Neemias aconteceu. Ele conseguiu vencer as contrariedades, contagiar pessoas e, juntos, realizaram essa grande obra ao ponto das pessoas ao redor ficarem maravilhadas da tamanha ousadia e força que eles demonstraram. O que impede de seus projetos de vida também acontecerem dessa forma? Que tal começar a orar hoje mesmo por eles?

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp