Os 4 benefícios de quem lê a Bíblia todos os dias

Postado por em: Reflexões Quer receber os estudos bíblicos do Presbítero André gratuitamente em seu e-mail? Vagas limitadas, não deixe para amanhã, Cadastre-se grátis (em 30 segundos) clicando aqui

Quando estudamos o Salmos 119 observamos algo muito impressionante: o salmista olha para a Palavra de Deus com um amor incrível. Ele chega a declarar: “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!” (Salmos 119:97).

Observamos nas palavras dele dois elementos muito importantes para que consigamos começar a obter esses benefícios que vou ensinar abaixo: o primeiro é o amor pela Palavra. Devemos aprender a amar a vontade de Deus, amar as leis do Senhor. Esse amor nos levará ao segundo elemento, que é o contato com ela. O salmista testemunha que meditava todo o dia na lei do Senhor. Isso significa que ela fazia parte da vida dele, de seu dia a dia, de suas decisões, de seus aprendizados, de seus planos, etc. Agindo dessa forma o salmista mostra que colhia diariamente quatro benefícios incríveis que todos nós podemos também colher. Vamos conhecê-los?

Os 4 benefícios de quem lê a Bíblia todos os dias

Os 4 benefícios de ler a Bíblia todos os dias

(1) Mais sabedoria

A declaração do salmista mostra o seguinte: Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo” (Salmos 119:98). Aquele que ama a lei do Senhor e tem um contato próximo a ela, colhe o benefício do aumento de sua sabedoria. Sabedoria é diferente de inteligência. Inteligência tem a ver com aprender bem as coisas. Sabedoria tem a ver com enxergar a vida e tudo nela com mais profundidade, sabendo tomar as melhores decisões (e que agradam a Deus) quando necessário. É um conjunto de saberes que faz a vida mais leve, mas profunda, mas agradável. O benefício de ter a sabedoria de Deus em nós é incrível!

Veja também:
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
- Outros Materiais (Comece aqui)

(2) Mais compreensão

O salmista observa que o contato com a palavra de Deus lhe proporcionava uma compreensão da vida que ia além do que ele já havia aprendido com as pessoas: Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos” (Salmos 119:99). A compreensão da vida, dos acontecimentos, das provações, enfim, de uma série de fatos que vivemos e que o mundo vive, é um grande benefício de quem está ligado a Deus. Compreendemos mais do que as outras pessoas porque sabemos também sobre o espiritual, sobre os planos de Deus, sobre a soberania do Pai e uma série de outras revelações que a Bíblia nos traz.

Leia também: Os 5 piores erros que muitos cometem ao ler a Bíblia (o 2º é o pior deles)

(3) Mais prudência

Prudência é a arte de discernir corretamente as situações e saber se portar segundo a vontade de Deus. O prudente, por exemplo, sabe que em alguns momentos deve se calar para não piorar as situações. Sabe que deve dizer não a coisas que vão contra a vontade do Senhor. O salmista mostra que havia adquirido esse benefício pela sua busca constante pelos ensinos da Palavra de Deus: Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos” (Salmos 119:100). Quem investe tempo de vida para conhecer a vontade do Senhor adquire esse precioso benefício vindo diretamente de Deus a nós e sofre muito menos, pois, é menos imprudente e, por isso, colhe menos frutos de ações impensadas e incorretas.

Leia também: Método como ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente ensina como ler a Bíblia

(4) Mais força para desviar-se do mau caminho

Um dos mais poderosos benefícios que colhemos de nosso contato com a palavra do Senhor é a capacidade e a força de saber quando dizer não. O mundo, apesar de considerar-se livre, ao contrário, é escravo dos maus caminhos e vícios que aceita. Não consegue dizer não a eles! O salmista, ao contrário, descreve o benefício que teve com seu contato com a Palavra do Senhor: “De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra” (Salmos 119:101). Saber desviar-se do mau caminho e ter a força suficiente para fazer isso é um poderoso benefício que temos em nossas vidas quando valorizamos a palavra de Deus!

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

Compartilhe a Bênção:


> Curso Livre Bacharel em Teologia - Sem mensalidades e 100% online (vagas abertas - clique)

Recomendado Pra Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

1 comentário

  • Rosalia N. Silva disse:

    Eu agradeço a Deus pela sua vida, pelos ensinamentos, porque tenho aprendido muito, em questões que para min eram complicadas, e com este estudo tudo se tornou mais simples e esclarecedor. Obrigada Presbítero André.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.