5 cuidados que o crente deve ter ao assistir novelas bíblicas

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

As novelas bíblicas, assim chamadas por serem inspiradas em histórias bíblicas, ganharam grande fama da tevê e também em serviços de Streaming como a Netflix.

Caíram do gosto de evangélicos e até de simpatizantes da Bíblia.

No entanto, apesar de os temas tratados nessas novelas serem histórias bíblicas, alguns cuidados que vou citar a seguir, ao meu ver, são muito importantes para aqueles que querem acompanhar esse tipo de novela.

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

5 cuidados que o crente deve ter ao assistir novelas Bíblicas

(1) Não troque a leitura da Bíblia pela novela bíblica

Um grande erro que vejo muitos cometerem é deixar de ler suas bíblias para acompanhar apenas a novela bíblica.

Como esse tipo de novela é apenas inspirada na Bíblia, temos nelas partes fieis a trechos bíblicos, mas temos também muitos acréscimos, como personagens que não aparecem na Bíblia, mas são incluídos para compor a história, cenas e falas que não são mencionadas na Bíblia e por aí vai.

Por isso, é sempre bom que você, além de acompanhar sua novela bíblica, caso goste desse tipo de arte, o faça, mas também confronte o que está assistindo com o texto bíblico real para que saiba o que está na Bíblia e o que é colocado a mais ali na novela para “encher” com mais cenas.

(2) Não tenha a novela como única fonte do seu conhecimento bíblico

Ligado ao ponto anterior, pelo fato de um novela ser muito mais confortável e fácil de entender do que uma leitura da Bíblia, que exigirá muito mais estudo e esforço, muitos têm optado por trocar sua leitura da Bíblia pela novela.

Esse é um grave erro, pois a novela foca em uma história de um único personagem (ou alguns) por longos períodos de tempo, buscando segurar a audiência com centenas de cenas que não aparecem na Bíblia, além, é claro, de comerciais que alongam o tempo da novela.

Ficar apenas na novela não te ajudará a ter uma compreensão maior e mais ampla da Bíblia, além, é claro, da confusão que terá achando que coisas que estão na novela estão na Bíblia quando, na realidade, podem não estar. Por isso, não use a novela como única fonte de seu conhecimento da Bíblia!

(3) Confira toda a história lendo na própria bíblia se ela está correta

Esse é um cuidado importante. Quando Paulo pregou em Bereia, chamou a atenção dele o comportamento daquelas pessoas:

“Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (Atos 17:11).

Observe que mesmo Paulo sendo um apóstolo, tinha suas palavras avaliadas por esses crentes! Apesar das novelas bíblicas avisarem (em letras bem pequenas, é verdade) que não apenas baseadas na Bíblia, muitos as têm como 100% fieis a Bíblia, o que não é uma realidade.

Por isso, se gosta de novelas bíblicas, acompanhe a história, confrontando com o relato bíblico, isso te ajudará a entender mais da Bíblia e ainda poderá aproveitar mais a novela, sabendo o que é fato bíblico e o que não é.

(4) Se a novela tira seu tempo de leitura da Bíblia, deixe de assistir à novela

Sabemos que o tempo da maioria das pessoas têm sido cada vez mais escasso. Se esse é o seu caso e seu tempo é pouco, prefira sempre o estudo da Bíblia a novelas bíblicas.

Eu sei que a tentação é grande de trocar a Bíblia pela novela, devido a maior facilidade e comodidade mas, se precisar escolher, prefira se dedicar ao estudo direto na Bíblia, pois, como citei acima, isso te dará maior e mais profunda compreensão da Palavra de Deus do que a novela.

(5) Se puder, prefira assistir em serviços de Streaming

A tevê é bastante popular, mas você já reparou o quanto de comerciais que existem em meio a um capítulo da novela bíblica?

Isso tira muito do seu tempo que poderia estar dedicando ao estudo, a oração e a outras coisas espirituais. Uma alternativa são os serviços como a Netflix, onde a novela é colocada um tempo depois que passa na tevê.

O bom desses serviços é que você pode assistir na hora que deseja e sem comerciais indesejados. Eu gosto de assistir a séries bíblicas, mas não o faço na tevê, pois toma tempo demais.

Nesses serviços de Streaming consigo assistir na metade do tempo e assim libero mais tempo para minhas leituras da Bíblia! Use seu tempo com sabedoria!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp