Quais os segredos para ler e entender a Bíblia todos os dias?

Postado por em: Reflexões Quer receber os estudos bíblicos do Presbítero André gratuitamente em seu e-mail? Vagas limitadas, não deixe para amanhã, Cadastre-se grátis (em 30 segundos) clicando aqui

Por que algumas pessoas conseguem ler e entender a Bíblia de uma forma maior do que outras? Por que pessoas, mesmo humildes e sem grandes estudos em suas vidas, conseguem ler a Bíblia inteira uma, duas, dez vezes, e outras sequer conseguem terminar um ou dois livros e já desanimam?

Para muitos a resposta a essas perguntas é que deve haver algo sobrenatural de Deus na vida dessas pessoas! Alguns pensam que algumas pessoas são dotadas de alguma bênção especial de Deus que as ajuda ler e entender melhor a Bíblia. Mas isso não é a verdade. Ler e entender a Bíblia está ao alcance de todos nós.

No entanto, aqueles que são leitores frequentes têm alguns segredos que certamente contribuem com o seu sucesso. Gostaria de compartilhar esses principais segredos para que você também possa ler a bíblia todos os dias com entendimento.

Quais os segredos para ler e entender a Bíblia todos os dias?

Quais os segredos de quem consegue ler e entender a Bíblia todos os dias?

(1) Essa atividade é obrigatória na rotina do dia

Rotina é tudo aquilo que é um hábito constante em nossa vida, ou seja, é aquilo que faz parte e acontece em nosso dia a dia. Faz parte da nossa rotina almoçar, jantar, escovar os dentes, etc. Essas coisas já fazem parte do nosso cotidiano e estão totalmente inseridas em nosso tempo. Os grandes leitores da Bíblia incluem o estudo e a leitura da Bíblia em sua rotina. Isso significa que essa é uma atividade obrigatória para eles. Eles conseguiram fazer com que a leitura da Bíblia fosse parte de seu dia!

(2) A leitura da Bíblia é uma atividade inegociável

Existem algumas atividades em nossa rotina que consideramos inegociáveis, ou seja, elas não podem ser tiradas da rotina. Por exemplo, dormir é uma atividade inegociável para a maioria das pessoas. Apesar de poder haver imprevistos, na maioria dos dias nós dormimos. Os grandes leitores da Bíblia aprenderam que a leitura diária da Bíblia na maioria de seus dias é algo inegociável, insubstituível. É por isso que eles leem mais do que os outros e, consequentemente, entendem mais. O número de horas dedicadas é infinitamente maior do que aqueles que não olham para a leitura da Bíblia como uma atividade das mais importantes do seu dia.

Veja também:
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
- Outros Materiais (Comece aqui)

Leia também: Como ter uma leitura da Bíblia mais produtiva? Especialista Explica

(3) Fazem de tudo para que a leitura da Bíblia aconteça

Imprevistos acontecem com todos nós, inclusive com aqueles que são grandes leitores da Bíblia. No entanto, os grandes leitores não permitem que qualquer mínima coisa os afaste de ler e entender a Bíblia. Eles consideram essa atividade tão importante quanto dormir, se alimentar e cuidar da higiene, por isso, fazem de tudo, adaptam às suas rotinas quando algum imprevisto acontece para que consigam ter contato com a Palavra do Senhor naquele dia, ainda que seja uma pequena reflexão de alguns minutos antes de dormir ou ao acordar. Esse é um forte segredo deles, eles lutam para ter contato com a Palavra de Deus frequentemente, pois a amam de todo coração.

Leia também: os 5 piores erros que muitos cometem ao ler a Bíblia. O 2º é o pior deles

(4) São resilientes com as contrariedades

Quando você resolve buscar mais a Deus os inimigos não ficam felizes, concorda? A nossa carne, o mundo e o diabo se levantam com suas estratégias para nos afastar dessa comunhão com Deus. Ser resiliente significa ser maleável. É aquela qualidade que vemos, por exemplo, no elástico, que mesmo depois de ser esticado consegue voltar a sua posição inicial. Os grandes leitores da Bíblia também sofrem os ataques, mas aguentam firmes, priorizam a sua comunhão com Deus, não abandonam de forma alguma a proximidade com a Palavra do Senhor. São “esticados” pelas contrariedades, mas voltam a sua forma inicial, vencem os desafios com o poder da Palavra do Senhor.

(5) Não colocam o foco nas dificuldades

Muitos leitores da Bíblia desistem porque focam nas dificuldades. Sentem sono, sentem cansaço, sentem dificuldades de entender algum texto ou alguma palavra, e o que fazem? Desistem. Os grandes leitores da Bíblia, ao contrário, não focam nas dificuldades, mas na solução das dificuldades. Se o problema é cansaço, aprendem a colocar a leitura da Bíblia em um horário do dia em que estão mais dispostos. Se a dificuldade é de entender, vão à internet ou compram algum dicionário e pesquisam as palavras mais difíceis. Eles crescem porque veem os problemas como degraus que os ajudarão a se superar. Os leitores fracos focam nos problemas e têm seu desejo de entender mais da Bíblia destruído por si mesmos.

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

Compartilhe a Bênção:


> Curso Livre Bacharel em Teologia - Sem mensalidades e 100% online (vagas abertas - clique)

Recomendado Pra Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

7 comentários

  • Carlos disse:

    Muito bom, Acho que o segredo é esse mesmo, agregar à nossa rotina a leitura, que ela não seja uma novidade, uma estranha, no nosso cotidiano para o qual eu tenha que adaptar meus outros compromissos (séries de TV, Netflix, aquela olhada de duas horas no facebook) para fazê-la encaixar nessa rotina. O pastor da minha igreja diz que não existia facebook e wathsapp antes e ninguém tinha tempo de ler a Bíblia, depois que surgiram esse aplicativos achamos tempo pra eles e continuamos sem tempo pra ler a Bíblia…..
    Abraços!!!!

    Responder
    • Terezinha disse:

      Seu pastor tem razão!

      Responder
  • REINALDO NEVES disse:

    Leio a Biblia todo os dias; consigo achar tempo para isso, pois, refleti e, pensei, se nao tenho tempo para DEUS, sera que Ele terá tempo para mim?
    A paz. . . e converse do DEUS.

    Responder
  • mirian disse:

    maravilhoa palavra!!!

    Responder
  • Maria de Jesus disse:

    Muito bom!
    Até bem pouco tempo atrás, era uma constante cair na reincidência do mesmo erro para não agregar a rotina da leitura da Bíblia. Exemplo: O sono, a memória para lembrar os fatos, as palavras difíceis, o entendimento, a falta de sabedoria…… Ufa! não ter o discernimento é triste.
    Agora; baixei o aplicativo no celular e posso colorir, marcar tudo que já li e posso retomar. É muito prazeroso lê a palavra de Deus. Estou buscando cada dia o aprendizado!

    Obrigada pelas dicas.
    Deus abençoe!

    Responder
  • Alcides Lucio disse:

    Graça e Paz irmãos, esse estudo para mim está muito edificante, não tenho muito tempo para estudar, mas sempre quando posso leio bastante, as vezes tenho algumas duvidas, mas logo em seguida são exclarecidas
    muito obrigado pela atenção e logo mais estarei fazendo alguns cursos extras.

    Responder
  • Francisco Ivandir Alexandre disse:

    Presbítero André Sanches,queria se possível o senhor me explicar sobre o chip.Ele vem antes do arrebatamento ou depois?

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.