A Inveja alheia pode prejudicar a minha vida de alguma forma?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: gostaria de saber até que ponto a inveja alheia pode prejudicar alguém? Já ouvi de muitas pessoas que a inveja de uma pessoa pode até mesmo matar seus bichinhos de estimação, plantas ou até estragar as coisas, isso quando não acontece algo pior com a pessoa invejada, como ficar doente, sofrer um acidente, etc. Já até me aconselharam a orar pra Deus me proteger da inveja. Mas será que a inveja tem todo esse poder mesmo? Será que o famoso olho gordo ou olho ruim existe?

Cara leitora, essa questão da inveja alheia realmente é muito pregada em nossa sociedade. Lembro-me do nascimento de minha filha há alguns meses. Muitos parentes e amigos sempre aconselhavam que era bom não ficar saindo muito com o bebê, pois as pessoas iriam colocar “olho gordo”. Fui ao supermercado levando a minha filha e a caixa logo aconselhou que era bom colocar alguma roupa vermelha na menina, a fim de que toda inveja fosse repelida. Isso é somente um pequeno exemplo das diversas coisas que a sociedade pensa a respeito da famosa inveja alheia. Mas é sempre bom analisar a Bíblia (e não a opinião da sociedade) para termos um parâmetro saudável sobre as questões. Vamos fazer isso agora.

A Inveja alheia pode prejudicar a minha vida de alguma forma?

Inveja e olho gordo podem prejudicar minha vida?

(1) A Bíblia fala muito a respeito da inveja. Mas antes de meditarmos sobre o que a Bíblia diz, vamos relembrar o significado de inveja: “Desgosto pelo bem alheio. Desejo de possuir o que outro tem acompanhado de ódio pelo possuidor” (Dicionário Priberam). O invejoso é alguém que busca para si as realizações do outro, mas não como inspiração saudável, mas sim com desgosto e tristeza pelo fato do outro ter algo bom que ele queria ter.

(2) É Interessante notar que geralmente as pessoas falam da inveja que outras pessoas têm delas como um tipo de “poder” que o invejoso teria de trazer algum mal, de fazer algo ruim acontecer. Por exemplo, eu compro um carro novo. Pessoas invejosas poderiam me fazer até bater esse carro se eu não tomar providências, fazer alguma “oração forte”, benzer o carro ou coisa parecida. Existe uma fé em um poder subjetivo e sobrenatural dessa inveja. Esse é o pensamento da sociedade em geral.

(3) No entanto, quando pesquisamos a respeito da inveja na Bíblia não encontramos sequer uma passagem que afirme que a inveja alheia possa nos trazer algum mal subjetivo como, por exemplo, nos deixar doentes, atingir bichinhos de estimação, fazer algo de ruim acontecer conosco como resultado do poder da inveja de alguém. É claro que a inveja pode trazer males de forma objetiva. Por exemplo, alguém sente tanta inveja que assassina outra pessoa, ou tenta puxar o tapete dela no trabalho, ou fala mal dela para os outros, etc. Por exemplo, Jesus foi perseguido pelos sacerdotes movidos por inveja objetiva, que os levou a agir de má-fé contra Jesus: “Pois ele bem percebia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado” (Marcos 15:10). Assim, pessoas invejosas de má índole podem tramar ações que prejudiquem outras pessoas. Mas não podem provocar algum mal a outros só pelo fato de sentir inveja.

(4) Quando a Bíblia fala de inveja sempre a coloca como um pecado prejudicial na vida de quem a possui e não como um poder sobrenatural que alguém pode lançar sobre outros: “O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos” (Provérbios 14:30). O portador da inveja é sempre o mais prejudicado, pois é um sentimento comparado ao câncer.

(5) Dessa forma, o cristão não precisa se preocupar com esse tipo de crendice que o mundo ensina sobre a inveja (causar doenças nos outros, matar bichos de estimação, causar acidentes, etc.). O cristão deve, antes, preocupar-se em não ser um invejoso, em não cultivar em seu próprio coração esse sentimento prejudicial. Mas, claro, é sempre bom ter atenção com pessoas invejosas que podem nos prejudicar com ações contra a nossa vida (assim como os sacerdotes fizeram com Jesus). Desses invejosos precisamos saber manter certa distância.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp