Por que Jesus usou saliva com terra para curar o cego?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Por que Jesus Cristo, em uma das curas que fez usou saliva e barro e colocou isso no olho do cego? Tem alguma explicação clara para que ele tenha feito dessa forma e não tenha feito como em outras curas, só falando e a cura acontecendo?

Caro leitor, em duas ocasiões o Senhor Jesus utilizou saliva para realizar curas. Uma delas está narrada em João 9:6, onde Jesus cuspiu na terra e fez ali um lodo com saliva, aplicando nos olhos de um cego.

“Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego” (João 9:6).

A outra ocasião está registrada em Marcos 7:33, onde o Senhor Jesus tocou a língua de um gago com saliva, e ele foi curado.

“Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e lhe tocou a língua com saliva” (Marcos 7:33).

Aqui faço a observação de que os teólogos divergem se Jesus usou sua saliva ou se apenas tocou a língua do homem, que tinha saliva.

Esse tipo de cura, digamos, bastante curiosa, levanta muitas dúvidas na mente das pessoas. Por que Jesus teria utilizado saliva nessas curas? Será que tem algum motivo especial para ele ter feito dessa forma?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Jesus usou saliva em algumas curas na Bíblia?

(1) A primeira coisa que fica bastante clara no texto é que o próprio texto bíblico não nos mostra a razão objetivamente de Jesus ter utilizado saliva para fazer essa cura.

Isso precisa ficar bastante claro em nossa mente para que possamos então caminhar para construir algumas hipóteses que vão nos ajudar a tentar compreender as motivações de Jesus nesse tipo de cura.

Precisamos considerar que estamos diante de um texto descritivo. Os textos bíblicos descritivos narram a história conforme ela aconteceu sem se preocupar em fazer explicações muito detalhadas dos porquês ou então algum juízo de valor sobre a história.

(2) Dito isto é preciso considerar que Jesus não utilizava somente uma forma para fazer as suas curas. Ele fez, por exemplo, curas apenas mandando que a cura acontecesse:

“Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados—disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa” (Mateus 9:6).

Temos ainda curas que aconteceram de uma forma digamos indireta onde pessoas tocaram em Jesus e dele saiu o poder e a cura aconteceu:

“Contudo, Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder” (Lucas 8:46).

(3) Tudo isso para mim parece apontar para a razão de Jesus utilizar diversas formas para curar pessoas de formas diferentes:

O motivo de Jesus utilizar saliva naquela cura do cego e em outras ele apenas mandar que a pessoa se levantasse e, ainda em outras, apenas deixar que o poder saísse de forma indireta dele, parece estar ligado com a pessoa para quem o milagre estava direcionado.

Ou seja, quando Jesus utilizou saliva misturada com terra, ele estava querendo passar uma mensagem para aquela pessoa de forma individual. O texto não explica de forma exata qual mensagem era essa. Mas pensemos, por exemplo, no caso de Naamã:

Naamã tinha expectativa que o profeta Eliseu apenas declarasse a sua cura, mas Deus ordenou que ele fosse até o Rio Jordão e mergulhasse por sete vezes. Aquilo tinha a ver com Naamã; Deus queria provar a fé de Naamã e quebrar seu orgulho, por isso, fez daquela forma:

“Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso” (2 Reis 5:11).

No caso do cego, onde Jesus aplica saliva com terra sobre os seus olhos, não estaria Jesus querendo provar a sua fé de ir lá limpar os seus olhos na água e voltar? Essa é uma possibilidade!

(4) Então, o que podemos perceber é que Jesus fazia milagres de formas diferentes, sempre buscando alcançar de alguma forma a pessoa que era objeto do milagre.

Por isso, quando Jesus fazia um milagre, isso tinha a ver diretamente com a pessoa que era o objeto do milagre, por isso, ele fazia de formas diferentes para tratar especificamente cada pessoa.

Tudo isso nos mostra, então, a beleza da ação de Deus na vida do ser humano. Ele sabe agir especificamente com cada pessoa, do jeito certo, na necessidade de cada um.

Deus não está engessado em apenas um método de fazer a Sua obra! Ele pode fazer a obra da forma que Ele quiser, na hora que Ele quiser, do jeito que Ele quiser.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp