Qual o significado do Dragão vermelho, com sete cabeças, dez chifres e sete diademas em Apocalipse?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Vi seu vídeo explicando sobre a mulher vestida do sol. Naquele mesmo contexto aparece um dragão, citado como sendo grande, com sete cabeças, dez chifres e sete diademas. Quem seria esse dragão e os significados de todos esses elementos citados no texto de Apocalipse 12:3?

Caro leitor, relembremos o texto que você citou de Apocalipse. Ele nos traz uma figura grotesca, chamada de dragão. Vejamos:

“Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas” (Apocalipse 12:3).

Todos esses simbolismos citados têm significados que nos apontam como é a atuação do maligno e como ela se intensifica nos últimos tempos.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem é o dragão de Apocalipse 12?

(1) Comecemos pela explicação mais fácil. O dragão mencionado é identificado no contexto como sendo o diabo, o tentador:

“E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos” (Apocalipse 12:9).

O que percebemos é que o diabo sofre derrota após derrota. Ele não consegue frustrar os planos de Deus, os planos da vinda do Messias, mesmo com todas as perseguições feitas por ele ao povo de Deus.

No entanto, isso não significa que ele não tem poder e nem que não faz estragos. O texto usa figuras muito profundas e pesadas aplicadas ao diabo e a sua atuação. Agora entendamos cada uma delas:

Dragão

(2) O dragão era uma serpente imaginária, um tipo de monstro, um indicativo de um animal assustador que povoava o imaginário popular e que apontava para algo horrendo e que causava medo nas pessoas.

O diabo é chamado de dragão não por ter um aspecto físico apavorante, mas por causa da sua ação lá no Éden, quando convence o ser humano a pecar. É um destruidor de vidas! Nesse sentido, é assustador!

E o grande fato que Apocalipse 12 mostra é que esse dragão ainda está atuante no mundo. O crente deve estar atento a isso!

Grande, vermelho

(3) A Bíblia não nega o poder do dragão. A palavra “grande” mostra que ele tem poder. Mas o contexto mostra que é um poder domado por Deus.

No entanto, o leitor deve saber dos perigos relacionados a esse dragão. Não devemos brincar com ele.

Ele é vermelho porque é facilmente reconhecido por suas ações. O vermelho também é a cor do sangue. Ele persegue, quer a morte, a crueldade, o pecado!

Mas os caminhos do maligno podem ser desmascarados, são visíveis, claros, estão diante das pessoas, que muitas vezes escolhem andar por eles, infelizmente.

Note que o apóstolo parece querer mostrar que esse dragão poderoso está visível ao mundo. Basta ver sua “cor de sangue”! Como um ser desse poderia passar despercebido?

No entanto, não são características físicas que estão em foco aqui, mas sua ação! Ela é uma ação sanguinária, cruel, terrível, maldosa!

Observe o que Jesus disse desse ser: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade…” (João 8:44)

Com sete cabeças

(4) Cabeça aqui indica influência, liderança. Cristo é o cabeça da igreja, a dirige. O dragão é o cabeça do sistema mundano. Ele o dirige, o direciona, o seduz, exerce poder sobre ele.

É por isso que Paulo o chama de deus deste século e o caracteriza como alguém que cega as pessoas na incredulidade:

“nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:4).

O número sete é símbolo de algo completo. Aponta uma influência universal, completa dentro do sistema mundano. O dragão dirige o sistema mundano, pecaminoso em todas as suas esferas de poder!

Isso deve levar os servos de Deus a entender a fala de Jesus que disse que eles são como ovelhas enviadas ao meio de lobos! Por isso, devemos viver com cautela nesse mundo!

Dez chifres

(5) Na cultura judaica e em outras culturas antigas o chifre (usado como figura de linguagem) indicava poder, força. A ideia aqui é mostrar a capacidade destrutiva que esse dragão tem!

Ele usa seu poder para trazer mal, a destruição de forma global. Enganam-se aqueles que desprezam a ação do dragão.

João quer que seus leitores tenham sabedoria e se apeguem com Deus, o único que vence o dragão e nos dá capacidade de vencê-lo também!

Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja (Mateus 16:18). No entanto, o dragão exerce poder no mundo, na vida daqueles que o servem!

Nas cabeças, sete diademas

(6) Diadema é um tipo de coroa. Isso significa que o dragão tem o seu governo atuante. Tem seus súditos. Ele, como príncipe deste mundo, está atuante e tem um sistema de governo mundano e espiritual que o apoia!

As sete diademas (número sete) mostram um governo universal, que não tem uma limitação a um povo, a uma tribo, ou nação. O dragão está agindo em todas as partes do mundo, em todos os tipos de pessoas.

O dragão reina nas vidas de pobres e ricos, de negros e brancos, de todo tipo de pessoa que se dobra a sua vontade e rejeita o Senhor Jesus Cristo!

O que tudo isso significa a respeito do dragão de Apocalipse?

(7) Todo esse simbolismo mostra o poder do diabo. No entanto, não é da vontade de Deus causar medo ou pânico em Seus servos.

Antes, o contexto mais amplo de Apocalipse mostra a superioridade do poder de Deus, colocando-O totalmente acima desse poderoso dragão.

Ao mesmo tempo, Deus não deseja que Seus servos o menosprezem. Pois esse dragão, por um breve tempo, ainda exercerá domínio e poder sobre o sistema mundano.

É por isso que se diz de forma clara que, ainda que o dragão seja grande e poderoso, grande influenciador de nações e reinos, o destino dele está traçado:

“O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 20:10).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp