O que são os sete espíritos de Deus citados em Apocalipse?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Dentro do livro Apocalipse, encontramos uma menção interessante aos sete espíritos de Deus. Gostaria de compreender quem eles são e qual o papel deles no céu. Esses espíritos são de caráter simbólico ou são literalmente reais? É possível, dentro da Bíblia, identificar sua identidade e compreender com mais detalhes quem eles são?

Cara leitora, creio que quando falamos do livro de Apocalipse devemos ter sempre em mente que ele contém muitas “figuras” que precisam ser analisadas com muito carinho para que saibamos seu real significado.

Isso dificulta um pouco o estudo, pois exige uma leitura mais detalhada para descobrir a que cada figura se refere, porém, é enriquecedor estudá-las. Vamos analisar juntos agora a questão dos sete espíritos de Deus, vem comigo.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que são os sete espíritos de Deus?

(1) O primeiro texto a citar os sete espíritos de Deus se encontra em Apocalipse 1:4, que diz: “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono”.

Aqui João está trabalhando a introdução do livro de Apocalipse. Ele já falou que a revelação está sendo dada através de Jesus Cristo e da parte de Deus (Apocalipse 1:1).

Aqui explica que a revelação será enviada escrita para as sete igrejas da Ásia, que menciona depois nominalmente uma por uma (Apocalipse 1:11).

(2) Para entender a que se refere os sete Espíritos de Deus é preciso observar o verso seguinte: e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados” (Apocalipse 1:5).

Observe que neste verso temos a menção de Jesus Cristo. No verso anterior temos a menção “daquele que é, que era e que há de vir” (Deus). Ou seja, nestas duas partes em destaque, temos a menção de Deus e de Jesus.

Observamos também que os sete Espíritos “se acham diante de Seu trono”, ou seja, diante do trono de Deus.

(3) Juntando tudo isso temos claramente que os sete Espíritos de Deus se trata do Espírito Santo. A trindade santíssima é citada de forma magnífica no início de Apocalipse.

O número sete, como sabemos, é símbolo da perfeição, da totalidade, da completude, da plenitude, daí temos a aplicação dele ao Espírito Santo para mostrar que Ele é totalmente pleno, que está junto de Deus e de Jesus Cristo, e que também está junto ao trono de Deus. Mais à frente temos uma citação interessante:

“Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra” (Apocalipse 5:6).

Observe a ligação dos sete Espíritos de Deus com Jesus. Isso nos remete a João 16, quando Jesus prometeu o envio do Consolador após Sua morte, o que de fato ocorreu.

Ele tem “sete olhos”, o que representa onisciência. Tudo isso coloca claramente o Espírito Santo como sendo os sete Espíritos de Deus.

(4) Alguns pensam que esses sete Espíritos pudessem ser seres angelicais, porém, em Apocalipse os seres angelicais sempre prestam adoração a Deus, diferente desses sete Espíritos, que nunca são citados adorando a Deus, claro, porque o Espírito Santo é o próprio Deus, o que recebe adoração.

Tudo isso mostra de forma clara que os Sete Espíritos de Deus é uma figura que aponta para o Espírito Santo. Temos ainda outras duas citações em Apocalipse sobre Ele, que estão em Apocalipse 3:1; 4:5.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp