Quantos Asafe temos na Bíblia e quem foram eles?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou estudando o livro de Salmos e percebi que em muitos subtítulos de Salmos é mencionado o nome “Asafe”, por exemplo, no Salmos 83, Salmos 82, Salmos 79, etc. Gostaria de conhecer com mais detalhes sobre quem foi esse Asafe, o que ele fazia, se tem algum texto na Bíblia que fala sobre como foi a vida dele. Pode me ajudar a entender melhor esse personagem?

Caro leitor, Asafe foi um personagem bíblico muito importante (esse mencionado em Salmos). Iremos estudar mais detalhes sobre ele. Porém, é preciso observar que não temos somente um Asafe na Bíblia.

Para não nos confundirmos, e também para aprofundar um pouco mais nosso conhecimento sobre os personagens bíblicos, iremos citar cada um deles neste estudo, quem foram e onde são mencionados na Bíblia. Vamos lá?

Quantos Asafe temos na Bíblia e quem foram eles?

(1) O ASAFE CITADO NO LIVRO DE SALMOS: vamos começar por aquele que mais vezes é citado na Bíblia. Esse primeiro Asafe foi filho de Berequias: “Seu irmão Asafe estava à sua direita; era Asafe filho de Berequias, filho de Simeia” (1 Crônicas 6:39).

Ele era um levita (ou seja, alguém que veio da tribo de Levi) e tinha um importante ministério na área musical no tabernáculo nos tempos do rei Davi:

“Ministravam diante do tabernáculo da tenda da congregação com cânticos, até que Salomão edificou a Casa do SENHOR em Jerusalém; e exercitavam o seu ministério segundo a ordem prescrita” (1 Crônicas 6:32).

Esse Asafe é justamente aquele mencionado nos subtítulos dos Salmos 50, 73 a 83 e também seu nome aparece em alguns salmos descritos como dos “filhos de Asafe”, uma espécie de corporação, de grupo de músicos que compôs vários dos cânticos de adoração de Israel: “Os cantores: os filhos de Asafe, cento e vinte e oito.” (Esdras 2:41).

(2) ASAFE, PAI DE JOÁ. Vejamos o que diz o texto de 2 Reis 18:18: “Tendo eles chamado o rei, saíram-lhes ao encontro Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista”.

Esse Joá, citado como filho desse Asafe, trabalhava como cronista do rei Ezequias. Cronista era uma espécie de historiador da corte ou mesmo um escriba real, alguém que cuidava das anotações e registros históricos do reinado de um rei.

Não temos maiores detalhes sobre esse Asafe no texto, apenas essa menção bem simples. No texto o foco fica em Joá, cronista do rei.

(3) ASAFE, GUARDADOR DAS FLORESTAS PERSAS. Esse Asafe aparece na história de Neemias. Neemias, com autorização do rei Artaxerxes (Neemias 2:7), pediu a ele madeiras para levar a Jerusalém para a reconstrução dos muros, portões, portas e estruturas importantes da cidade:

“como também carta para Asafe, guarda das matas do rei, para que me dê madeira para as vigas das portas da cidadela do templo, para os muros da cidade e para a casa em que deverei alojar-me. E o rei mas deu, porque a boa mão do meu Deus era comigo” (Neemias 2:8). 

Não temos maiores detalhes sobre esse Asafe, apenas essa menção simples.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp