O que é ser salvo através do fogo em 1 Coríntios 3:15?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Gostaria de entender melhor o que Paulo quis ensinar quando disse em 1 Coríntios 3:15 que seriam salvos como que através do fogo. O que esse fogo significa nesse texto? Fiquei confusa, pois o mesmo Paulo afirma que a salvação é pela graça e não por obras ou outra coisa. Pode me ajudar a entender melhor essa questão?

Cara leitora, o fogo é uma figura muito usada na Bíblia e o significado dele em um verso necessita sempre de uma boa análise do contexto, para que possamos determinar qual é a aplicação correta ali. Vamos fazer isso juntos agora?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que é ser salvo através do fogo em 1 Coríntios 3:15?

(1) Paulo está tratando ali na igreja de Corinto de um problema sério.

Ele, inclusive, por conta desse problema, chama os crentes dali de “carnais” (1 Coríntios 3:1) e mostra que as atitudes deles apontam para pessoas imaturas que ainda estavam no “leite espiritual” (1 Coríntios 3:2-3).

O problema ali era um tipo de partidarismo, misturado com ciúmes e contendas: “Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?” (1 Coríntios 3:4).

Observe como as pessoas criaram grupos, “torcidas organizadas” para um ou outro homem de Deus!

(2) Paulo reage a esse mau comportamento mostrando que os servos do Senhor estão em uma mesma obra e não estão em uma hierarquia de inferioridade ou de superioridade.

Todos são servos do Senhor e a obra é direcionada pelo Pai: “Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus” (1 Coríntios 3:5-6).

Paulo continua sua fala destacando que cada um receberá o galardão pelo seu próprio trabalho como cooperadores do Senhor na Sua obra (1 Coríntios 3:8-9).

(3) Na sequência, falando sobre o trabalho de cada um no reino de Deus, ele alerta as pessoas de que o trabalho de cada um deve estar no fundamento correto:

“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo” (1 Coríntios 3:11). Agora ele usa a figura de alguns materiais que representam materiais de valor e materiais sem valor em uma “construção”.

A ideia é que cada pessoa realize a obra do Senhor da melhor forma possível: “Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha…” (1 Coríntios 3:12).

Os três primeiros materiais (ouro, prata, pedras preciosas) representam aqui materiais valiosos e duradouros e indicam alguém que realiza a obra de Deus com zelo, edificando com sabedoria e da forma correta.

Os outros três materiais (madeira, feno e palha) representam materiais de segunda categoria, indicando aqueles que realizam a obra sem zelo, com negligência, mal feita.

(4) Mas por que as pessoas deveriam se preocupar com a qualidade da obra de suas mãos? Paulo mostra que haveria um julgamento de Deus e é aqui que entra o verso de nossa análise:

“manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará” (1 Coríntios 3:13).

Observe que o fogo é usado aqui com o sentido de julgamento. O fogo aplicado no ouro, prata e pedras preciosas causaria pouco dano. Mas na madeira, feno e palha causaria muito dano.

A ideia é que o julgamento mostrará de verdade qual é a obra de cada um, se durável ou não, se edificada sobre fundamentos que agradam a Deus ou não.

(5) Mas Paulo não tinha em mente que os crentes de Corinto iriam ser condenados, pois os considerava salvos. Porém, também teriam suas obras julgadas:

“Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão” (1 Coríntios 3:14).

Observe que Paulo não está falando aqui de salvação, mas de galardão. Os que fazem sua obra de acordo com a vontade de Deus receberão a aprovação do Senhor.

Mas veja o que fala das pessoas que edificam mal: “se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo” (1 Coríntios 3:15).

Aqui Paulo mostra que esse tipo de pessoa, ainda que seja crente e salva, edificou de forma negligente, por isso, perderá o galardão (queimou e sofreu danos).

O julgamento (fogo) provará que ela não edificou bem. A figura “através do fogo” significa alguém fugindo, correndo (através) das chamas e escapando antes que um edifício desmorone. Ou seja, um cenário de grande perigo e não desejável!

(6) O que Paulo tem em mente é mostrar aos seus leitores que deveriam deixar os ciúmes, as contendas, os partidarismos e trocar tudo isso por um trabalho em conjunto na obra de Deus, fazendo da melhor forma possível todo o trabalho, direcionados pela vontade de Deus com empenho, carinho, diligência!

Feito assim o trabalho seria honrado pelo Senhor! Mas a negligência causaria perdas e sofrimentos, pois o Senhor da obra deseja ver Sua obra feita da melhor forma, aquela que Ele mesmo determinou em Sua palavra!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp