Existe algum pecado na doação de órgãos? O que a Bíblia diz?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
Se você fizesse uma análise dos seus últimos 6 meses de vida, você acha que está indo bem em seus estudos da Bíblia ou precisaria melhorar um pouco (ou quem sabe melhorar muito)?

Eu sou o Presbítero André Sanchez, autor desse site, que já tem mais de 2000 estudos. Eu ajudo pessoas a entender de verdade e com facilidade a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse. E o que você precisa?

APENAS ter 1h30 minutos por semana, o que dá 15 minutos por dia mais ou menos. Você tem esse tempo? Mas precisa ter mais uma coisa: um CHAMADO de Deus no coração para melhorar, para crescer no conhecimento da Palavra!

Se você tem essas 2 coisas, eu quero te convidar a fazer parte de um movimento de estudo bíblico que já tem mais de 35 mil pessoas participando! É o Método Texto na Tela, que te ajudará a conhecer a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse!

Diga sim para Deus, diga sim para o chamado do Senhor! Nada acontece por acaso. Não é por acaso que você está aqui!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento - ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: Existe algum pecado na doação de órgãos? O que a Bíblia tem a nos dizer a respeito dessa questão? Já ouvi alguns serem contrários a doação baseados naqueles textos que falam que iremos ressuscitar no último dia e se alguém doar seu órgão para outra pessoa teria problemas com relação ao seu corpo. Pode nos esclarecer quanto a isso biblicamente?

Cara leitora, existe muita confusão na mente das pessoas em relação a esse assunto. Mas podemos encontrar na Bíblia clareza suficiente para nos posicionar com muita tranquilidade sobre o tema. Vamos refletir juntos?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Existe algum pecado na doação de órgãos?

(1) Evidentemente que a Bíblia não traz nenhuma orientação direta sobre esse tema, pois nos tempos em que a Bíblia foi escrita nem se sonhava que um dia seria possível tirar um coração de uma pessoa falecida e transplantar em uma pessoa viva.

Nesses casos, buscaremos princípios na Palavra de Deus que nos ajudarão a refletir se haveria ou não pecado na doação de órgãos.

(2) A primeira coisa a refutarmos é o argumento de que na ressurreição final nossos corpos serão ressuscitados e um órgão doado a outra pessoa traria problemas.

É verdade que a Bíblia fala de uma ressurreição final de todos, vejamos: “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:52).

Essa ressurreição, no entanto, será uma transformação de nossos corpos para a participação do juízo final e, posteriormente, vivermos a vida eterna (no céu ou inferno, de acordo com o julgamento de Deus).

Pois o nosso corpo mortal não pode gozar do mundo espiritual como ele era aqui na terra. Deus irá transformá-lo.

(3) Isso deixa claro que não importará se a pessoa doou seus órgãos, se foi cremada, se morreu em um acidente, se morreu em um naufrágio e foi comida pelos peixes, etc. Nada disso é um problema para Deus!

O poder de Deus irá trazer de volta esse corpo transformado e incorruptível no final dos tempos para participar do juízo final. Isso deixa claro que não existe pecado na doação de órgãos sob a ótica bíblica, pois o nosso corpo morto se desfaz de qualquer forma.

Além disso, temos pessoas que morreram queimadas, afogadas e de diversos jeitos, onde seus corpos físicos ficaram dilacerados. Isso não será um problema para Deus!

Um outro texto interessante que cabe aqui é o Vale de Ossos Secos (Ezequiel 37:1-14). De forma interessante, na visão de Ezequiel, Deus, em um cemitério, faz com que ossos secos tornem à vida, nascendo neles tendões, músculos, pele e órgãos.

Isso deixa claro o poder de Deus sobre nós, ainda que nossos corpos tenham sido decompostos pela ação da morte.

Leia também: Cremação é pecado segundo a Bíblia?

(4) Além disso, quando uma pessoa morre e é enterrada ou cremada, o que ocorre com seus corpos? Voltam ao pó! Isso nos indica que não existe pecado na doação de órgãos, antes, existe bênção.

Não é muito melhor pegar um coração que iria virar comida de vermes ou uma poeira sem serventia e doá-lo para que alguém que sofre de uma doença de coração, por exemplo, possa ter uma melhor qualidade de vida? Não sejamos loucos em nosso pensar.

A doação de órgãos é uma bênção de Deus e um ato de amor ao próximo. Não existe qualquer impedimento bíblico mínimo que seja que proíba essa prática que hoje é possível pela bênção das mãos de Deus à nossa medicina.

(5) Por fim, finalizo dizendo que Jesus Cristo para mim é o maior doador de todos os tempos. Ele derramou seu sangue por nós, Ele se deu completamente, todo o Seu corpo, para nos trazer vida. Esse é o nosso exemplo maior.

Por isso, ainda em vida, comunique seus parentes que deseja ser doador após a sua morte. Deixe claro que você entende que não existe pecado na doação de órgãos.

Esse será um grande ato de amor pelo próximo e em nada irá te atrapalhar ou mesmo ir contra qualquer mandamento do Senhor na Bíblia! Pelo contrário, ser doador cumpre esta palavra do Senhor:

“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:12-13).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp