Existe algum pecado na doação de órgãos? O que a Bíblia diz?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Existe algum pecado na doação de órgãos? O que a Bíblia tem a nos dizer a respeito dessa questão? Já ouvi alguns serem contrários a doação baseados naqueles textos que falam que iremos ressuscitar no último dia e se alguém doar seu órgão para outra pessoa teria problemas com relação ao seu corpo. Pode nos esclarecer quanto a isso biblicamente?

Cara leitora, existe muita confusão na mente das pessoas em relação a esse assunto. Mas podemos encontrar na Bíblia clareza suficiente para nos posicionar com muita tranquilidade sobre o tema. Vamos refletir juntos?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Existe algum pecado na doação de órgãos?

(1) Evidentemente que a Bíblia não traz nenhuma orientação direta sobre esse tema, pois nos tempos em que a Bíblia foi escrita nem se sonhava que um dia seria possível tirar um coração de uma pessoa falecida e transplantar em uma pessoa viva.

Nesses casos, buscaremos princípios na Palavra de Deus que nos ajudarão a refletir se haveria ou não pecado na doação de órgãos.

(2) A primeira coisa a refutarmos é o argumento de que na ressurreição final nossos corpos serão ressuscitados e um órgão doado a outra pessoa traria problemas.

É verdade que a Bíblia fala de uma ressurreição final de todos, vejamos: “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:52).

Essa ressurreição, no entanto, será uma transformação de nossos corpos para a participação do juízo final e, posteriormente, vivermos a vida eterna (no céu ou inferno, de acordo com o julgamento de Deus).

Pois o nosso corpo mortal não pode gozar do mundo espiritual como ele era aqui na terra. Deus irá transformá-lo.

(3) Isso deixa claro que não importará se a pessoa doou seus órgãos, se foi cremada, se morreu em um acidente, se morreu em um naufrágio e foi comida pelos peixes, etc. Nada disso é um problema para Deus!

O poder de Deus irá trazer de volta esse corpo transformado e incorruptível no final dos tempos para participar do juízo final. Isso deixa claro que não existe pecado na doação de órgãos sob a ótica bíblica, pois o nosso corpo morto se desfaz de qualquer forma.

Além disso, temos pessoas que morreram queimadas, afogadas e de diversos jeitos, onde seus corpos físicos ficaram dilacerados. Isso não será um problema para Deus!

Um outro texto interessante que cabe aqui é o Vale de Ossos Secos (Ezequiel 37:1-14). De forma interessante, na visão de Ezequiel, Deus, em um cemitério, faz com que ossos secos tornem à vida, nascendo neles tendões, músculos, pele e órgãos.

Isso deixa claro o poder de Deus sobre nós, ainda que nossos corpos tenham sido decompostos pela ação da morte.

Leia também: Cremação é pecado segundo a Bíblia?

(4) Além disso, quando uma pessoa morre e é enterrada ou cremada, o que ocorre com seus corpos? Voltam ao pó! Isso nos indica que não existe pecado na doação de órgãos, antes, existe bênção.

Não é muito melhor pegar um coração que iria virar comida de vermes ou uma poeira sem serventia e doá-lo para que alguém que sofre de uma doença de coração, por exemplo, possa ter uma melhor qualidade de vida? Não sejamos loucos em nosso pensar.

A doação de órgãos é uma bênção de Deus e um ato de amor ao próximo. Não existe qualquer impedimento bíblico mínimo que seja que proíba essa prática que hoje é possível pela bênção das mãos de Deus à nossa medicina.

(5) Por fim, finalizo dizendo que Jesus Cristo para mim é o maior doador de todos os tempos. Ele derramou seu sangue por nós, Ele se deu completamente, todo o Seu corpo, para nos trazer vida. Esse é o nosso exemplo maior.

Por isso, ainda em vida, comunique seus parentes que deseja ser doador após a sua morte. Deixe claro que você entende que não existe pecado na doação de órgãos.

Esse será um grande ato de amor pelo próximo e em nada irá te atrapalhar ou mesmo ir contra qualquer mandamento do Senhor na Bíblia! Pelo contrário, ser doador cumpre esta palavra do Senhor:

“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:12-13).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp