Por que Paulo diz “fruto do Espírito” e não “frutos do Espírito”, já que são nove?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu gostaria de entender melhor sobre o texto que fala do fruto do Espírito. Por que na Bíblia cita nove “frutos” do Espírito, mas cita no singular “fruto do Espírito” e não no plural? Pode me ajudar a entender essa questão, se houve algum erro de tradução ali ou o que aponta essa citação no singular?

Caro leitor, sua observação é bem interessante. Esse texto que narra o fruto do Espírito de fato é muito rico e o uso do singular tem sim explicações interessantes que nos ajudam a entender como é a atuação do Espírito Santo em nossas vidas. Vamos entendê-lo melhor.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Paulo diz “fruto do Espírito” e não “frutos do Espírito”?

(1) O texto citado se encontra em Gálatas 5:22-23, que diz: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

A primeira coisa a ser dita é que a construção nos originais em grego de fato está no singular. Paulo realmente quis dizer “fruto do Espírito” e não “frutos do Espírito”.

Então, qualquer hipótese de erro de tradução, não cabe aqui. Sabendo disso, o que será que Paulo quis ensinar, o que ele quis dizer, qual o ensino para esse uso no singular?

(2) O primeiro motivo de usar “fruto” aponta para a ideia de que todas as qualidades citadas (nove qualidades) devem formar uma unidade na vida do crente.

Todas devem estar presentes para que o fruto esteja completo e saudável. A ideia é de completude, unidade! Pensemos, por exemplo, em um cacho de uvas: um único cacho com várias uvas.

Esse cacho seria o “fruto do Espírito” e as uvas as qualidades. Se uma dessas uvas está podre contamina todas as outras. Poderíamos também citar a figura da tangerina, um único fruto com vários gomos. Se um deles está com problemas, toda a fruta fica comprometida.

Paulo parece querer mostrar a importância de todas essas qualidades estarem unidas e ativas na vida do crente na figura de um único fruto saudável.

(3) O segundo motivo de usar “fruto” aponta para a ideia de que Paulo está querendo diferenciar “dom” de “fruto do Espírito”.

O dom é algo que é distribuído por Deus para seus servos com o objetivo de servirem à Sua obra. Nem todas as pessoas têm o mesmo dom, ou seja, existe diferenciação, diversificação.

“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres” (Efésios 4:11)

Um pode ter o dom de ensino e o outro não, por exemplo. Já sobre o fruto do Espírito, Paulo quis mostrar que todo crente deve tê-lo, pois ao que tem o Espírito Santo em sua vida, espera-se que desenvolva (todas) essas qualidades (um fruto completo) ao passo que rejeita as obras da carne.

(4) O terceiro motivo de usar “fruto” é que fruto é o resultado. Ou seja, na vida do crente existe um resultado provocado pela ação do Espírito.

Esse resultado se apresenta sob diversas práticas positivas, abençoadas, guiadas por Deus. A esse resultado da ação do Espírito Santo, Paulo dá o nome de “fruto”, pois é algo único e precioso que nasce da ação de Deus na vida do crente.

O foco está todo naquele que provoca o nascimento dessas ações, o próprio Espírito Santo (como se fosse a árvore que nutre e provoca o nascimento e amadurecimento do fruto).

Essa ação provoca o nascimento de um lindo fruto saudável (resultado). A ideia é que se “abrirmos” esse fruto, olharmos ele por dentro veremos: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

(5) Todos esses motivos explicam porque Paulo usou fruto no singular e conseguiu, dessa forma, chamar a atenção de seus leitores para a grandeza da obra de Deus feita em nossas vidas.

E também da nossa responsabilidade em termos esse fruto vivo e saudável em nossa vida, fazendo a parte que nos cabe na produção dele!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp