O que é o vale da sombra da morte no Salmos 23?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Sem categoria | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: O Salmos 23 tem uma expressão que me intriga um pouco. Quando ele fala do Vale da Sombra da Morte, ele está se referindo a quê? Seria alguma região física mesmo que existia ali em Israel ou seria uma expressão figurada?

Caro leitor, o Salmos 23 é um dos mais lindos salmos sobre o cuidado de Deus pelas suas ovelhinhas (nós) e está recheado de poesia e figuras vivas que nos ensinam sobre como Deus nos pastoreia, cuida de nós. Vamos compreender melhor agora a expressão vale da sombra da morte.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que é o vale da sombra da morte no Salmos 23?

(1) O versículo 4 completo diz o seguinte: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (Salmos 23:4). Muitas pessoas não sabem exatamente o significado de vale. Vale é um tipo de desfiladeiro.

O desfiladeiro tem uma característica interessante, ele é uma passagem apertada entre montanhas, ou mesmo um tipo de ribanceira, aquele caminho que tem um parede montanhosa de um lado e do outro um penhasco com uma queda bem grande.

É certamente um caminho bem estreito, perigoso, difícil, pouco prazeroso de trilhar para a maioria das pessoas.

(2) Portanto, a figura do vale se encaixa com situações de aperto, de embaraço, que nos tiram o sono, que nos provam, nos tentam a desistir. Essa é a intenção do salmista aqui.

Na sequência ele usa a expressão sombra da morte. O caminhar pelo vale certamente expõe a pessoa a perigos grandiosos. A falta de atenção, o cansaço, um pequeno erro podem fazer com que a pessoa se precipite abaixo nesse vale. Ela pode cair a qualquer momento!

A figura da sombra é interessante. A sombra tem a forma da pessoa, mas não é a pessoa. Penso que o uso aqui indique que apesar de parecer que a morte virá e vencerá, as provações e dificuldades de todo tipo são apenas uma “sombra” e não a realidade. A sombra de algo não pode nos fazer qualquer mal!

Por exemplo, se você for atropelado pela sombra de um ônibus, nada te acontecerá!

(3) Mas isso só é possível porque o pastor está presente. Observe que o texto indica que “não temerei mal nenhum”, porém, existe uma explicação para essa coragem em meio a um vale tão difícil: “porque tu estás comigo”.

O pastor está ali fazendo seu trabalho de cuidar. Por isso, o vale difícil que projeta a sombra da morte sobre nós, ou seja, que quer nos fazer pensar que é o fim, que estamos perdidos, acabados, destruídos, não tem poder sobre nós! Essa é uma linda esperança do cuidado de Deus para com Seus servos!

(4) Dessa forma concluímos que o vale da sombra da morte é um caminho difícil que todos nós atravessamos. Ele é difícil, mete medo, traz angústias, ansiedades, porém, quando nos damos conta de que o pastor está conosco nessa travessia, atravessamos sob as ordens dele, guiados por ele!

A tal morte que nos metia medo, agora, diante de nossos olhos, não passa de uma sombra, de algo que não tem poder de nos fazer mal, pois o pastor está nos conduzindo e, debaixo da condução dele, não há como sermos destruídos. Jesus disse algo que ilustra fortemente essa realidade:

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:27-28). 

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp