10 versículos bíblicos para ansiosos, estressados e nervosos

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu sou uma pessoa muito ansiosa. Eu sei que isso não é o ideal e que ansiedade, estresse e coisas do tipo faz mal para nós, mas é algo muito forte na minha vida! Você poderia me ajudar me ensinando versos da Bíblia que falam de ansiedade, estresse, nervosismo?

Que atire a primeira pedra quem nunca ficou ansioso por situações diversas, ou nervoso ou mesmo estressado. Essas coisas podem acontecer em nossas vidas e acontecem.

Porém, o grave problema que vivemos hoje é que muitas vezes acabamos ficando com esses sentimentos diariamente em nosso coração, trazendo graves problemas para nossa vida espiritual, psicológica e, em muitos casos, até mesmo para o nosso físico, que é altamente afetado quando cultivamos emoções negativas.

A boa notícia é que Deus sabe disso e espalhou por toda a Bíblia Sagrada diversos versos nos instruindo a respeito do estresse, do nervosismo e da ansiedade, nos ajudando assim a lidarmos e vencermos esses problemas.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Verso 1 – Quando a raiva aparecer não peque

“Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Efésios 4:26)

Sentir ira é algo que acontece com todos. Mas a orientação de Deus é que saibamos que esse sentimento virá, pois ele é próprio do ser humano, mas não deixemos ele nos dominar ao ponto de nos acompanhar quando formos dormir e acordar junto conosco pela manhã. Resolver as iras o quanto antes é algo fundamental!

Verso 2 – Não colha frutos ruins!

“Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal” (Salmos 37:8)

Quando você cultiva uma árvore frutífera, você certamente comerá dos frutos que ela te dará em troca de todo o seu cuidado para com ela.

Se você cultiva sentimentos negativos como raiva, ódio, fúria, irritação, ansiedades, eles também te darão frutos. Aliás, os piores.

E o pior: Você terá que “comê-los”. E o pior ainda: te farão muito mal. Sabendo disso, por que não parar de plantar esse tipo de “árvore” em sua vida?

Verso 3 – Mais oração, menos ansiedade

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4:6).

Ansiedade já foi definida como excesso de futuro. Ou seja, um pensamento exagerado naquilo que nem chegou ainda. A orientação de Deus é simples: faça uma troca!

Troque a ansiedade pela oração. Peça a Deus sobre seu futuro e ponto. Sabendo que Deus está com seu futuro em mãos, olhando por você, curta o seu presente prazerosamente sem a ansiedade por perto.

Verso 4 – Cuide da parte mais preciosa da sua vida: a sua mente

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).

É dentro da mente que tudo acontece. Sabemos que se comermos porcarias por muito tempo e exageradamente, isso resultara em obesidade e problemas de saúde graves.

A mesma coisa acontece quando colocamos porcarias para dentro da nossa mente. Proteja sua mente, não deixe que nada que desagrada a Deus entre nela e faça morada e gere lixo indesejável.

Verso 5 – Colher bons frutos requer paciência

“Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas” (Tiago 5:7).

Não é fácil ser paciente em meio ao desconforto e à dor. Mas é necessário. De que adianta o estresse, a ira, a ansiedade?

Um agricultor nervoso, estressado e ansioso não conseguirá, tendo esses sentimentos, acelerar a produção dos frutos de sua lavoura, não é verdade?

Nós também não conseguimos resolver coisas mais rápido e melhor com esses sentimentos. Troque todos eles pela paciência, ainda que seja difícil.

Verso 6 – Simplesmente não desista

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança” (Romanos 5:3).

Perseverança é a capacidade de permanecer firme em seus propósitos mesmo com oposições fortes e desafiadoras.

Aproveite os problemas não para arrumar outros problemas como estresse, ansiedade e nervosismo, aproveite-os para exercitar a sua perseverança e fazer dela algo que possa sempre ser acessado quando as tribulações aparecerem.

Uma vez que você aprendeu a usar a sua perseverança, nenhum problema será capaz de destruí-la!

Verso 7 – Coma alegria!

“Todos os dias do aflito são maus, mas a alegria do coração é banquete contínuo” (Provérbios 15:15)

Os médicos dizem que a pessoa é o que ela come, referindo-se à importância da alimentação. Quem cultiva um coração alegre “comerá” um banquete contínuo. Isso é uma capacidade adquirida.

Alegria pode estar presente mesmo em meio às lutas. Paulo e Silas cantavam louvores à meia noite presos com os pés no tronco após pregarem sobre Cristo. De onde veio a alegria deles?

Verso 8 – Você já se deu conta de quem está ao seu lado?

“O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra” (Salmos 121:2)

Nos sentimos seguros quando estamos com pessoas de confiança ao nosso lado. Um amigo, um familiar, uma autoridade.

Mas por que será que temos tanta dificuldade em descansar e não permitir que sentimentos ruins tomem conta de nós?

Nos esquecemos de que temos um Deus forte que cuida de nós, que é chamado na Bíblia de Todo-Poderoso, o nosso socorro forte nos momentos tensos da vida. Precisamos crer nisso de verdade!

Verso 9 – Uma ajudinha extra para você ficar mais tranquilo

“não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41:10)

Quando temos um carro logo vem à nossa mente que talvez seja importante fazer um seguro. Um seguro vai nos proteger se houver uma batida, caso haja algum dano ao patrimônio e até mesmo se der uma pane no veículo.

Coisas que poderiam tirar a nossa paz, mas que se amenizam quando temos um bom seguro.

Deus é o nosso seguro. Ele nos garante força, proteção, companhia, sustento nas horas difíceis. Apenas saber disso e refletir sobre essa questão já muda nossa forma de encarar as coisas.

Verso 10 – Trabalhe mais em sua fé

“Tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:23)

Como anda a sua fé? Uma fé enfraquecida, inoperante, adormecida, geralmente gera pessoas que se deixam dominar por sentimentos negativos, que levam a ações negativas, que levam a resultados negativos.

Quando a Bíblia ensina que tudo é possível ao que crê ela não está brincando, mas revelando algo poderoso pelo qual devemos trabalhar: a nossa fé! Você dúvida que isso é possível? Então experimente!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp