Não devo orar a Deus dizendo “faça Sua vontade, Senhor?” É falta de fé?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Assisti uma mensagem na Internet de um pastor que afirmou que não devemos orar a Deus dizendo “faça Sua vontade, Senhor”, pois isso é falta de fé. Ele disse que se temos certeza que nosso pedido é da vontade de Deus devemos orar com firmeza, declarando que aquela oração será respondida, tomando posse da bênção. Isso é bíblico mesmo? Ajude-me a entender.

Cara leitora, infelizmente tem se disseminado pela internet muitas mensagens de pessoas que não trazem uma visão bíblica correta das coisas, levando muitos a crer em determinados pensamentos que são pensamentos de homens e não de Deus.

Vamos analisar essa questão que você levantou com base na Bíblia. Vejamos:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Não devo orar a Deus dizendo “faça Sua vontade, Senhor?”

(1) Sua dúvida está bem alinhada a um grupo de pessoas que têm pregado que podemos determinar a Deus certas coisas, exigir nossos “direitos”.

Nesse sentido, então, para eles, usar “faça Sua vontade, Senhor” na oração seria falta de fé e uma espécie de bloqueador das bênçãos de Deus.

Com toda sinceridade, nunca li coisas mais estúpidas do que essas! Em primeiro lugar podemos observar que nos modelos de oração bíblicos, a vontade de Deus é sempre expressa na oração como o objetivo principal daquele que está orando, algo que está acima de sua própria vontade humana.

(2) Na oração do Pai Nosso, Jesus mostrou isso. Vejamos: “venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10).

Observe que o desejo pela vontade de Deus sendo feita em tudo ganha papel central no Pai nosso.

Observe ainda que os pedidos contidos nele (O pão nosso de cada dia dá-nos hoje; não nos deixes cair em tentação, etc) são pedidos que nós já sabemos que são da vontade de Deus para nossas vidas, porém, mesmo assim, está incluso na oração o desejo do orador de que “faça Sua vontade, Senhor”.

Isso não é falta de fé, mas reconhecimento de que Deus é Senhor sobre tudo e todos; é Senhor sobre as minhas vontades.

Só esse verso já estoura, destrói o pensamento daqueles que acham que dizer “faça Sua vontade, Senhor” na oração é falta de fé. Mas temos mais!

(3) O próprio Jesus, sendo coerente com Seus ensinos, quando passando por uma situação de terrível dificuldade, na proximidade de ser traído e entregue para ser crucificado, não determinou, não exigiu, não fez qualquer menção desse tipo de coisa em Sua oração a Deus!

Ele sabia que a vontade do Senhor era a crucificação, mas sabia também que Ele era Deus e podia fazer o que quisesse! Mas veja como Ele orou a Deus:

“Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mateus 26:39).

Observe como Ele evoca “faça Sua vontade”! Alguns poderiam argumentar: A oração de Jesus foi com falta de fé, por isso que Deus não o atendeu e Ele foi crucificado! Mas como atribuir a Jesus falta de fé? Impossível, não é verdade?

Paulo nos explica dessa forma: “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:8). A vontade de Deus está acima da nossa, sempre! Mesmo sendo Deus e sabendo que tinha a opção de desistir da Sua missão, Jesus colocou a vontade do Pai acima de tudo!

(4) Por fim, quero ressaltar ainda um texto bíblico que condena esse tipo de comportamento orgulhoso e altivo de exigir, de achar que temos qualquer poder de realizar coisas determinando a Deus ou mesmo achando que somos os “fortes”, os “poderosos”.

Tiago 4:13 mostra esse grupo de pessoas: “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros”.

Observe que essa atitude desse grupo é muito parecida com a daqueles que acham que conhecem toda a vontade de Deus e se sentem no direito de fazer exigências, de se tornarem os donos de seus caminhos. A resposta do texto bíblico é clara sobre como deve ser a ação correta:

“Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tiago 4:15).

Fica muito claro o nosso papel de humilde submissão a Deus em tudo que fizermos, seja ações, pensamentos, planos, orações.

Faça Sua vontade, Senhor, é um frase necessária que demonstra a humildade e submissão aos planos e vontade do Senhor e não falta de fé!

Quando dita de coração a Deus ela demonstra que quem está orando está se colocando em total submissão ao Senhor e isso agrada a Deus: “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Salmos 51:17).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp