O livro de Malaquias foi escrito somente para os sacerdotes?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Ultimamente tenho ouvido muitas pregações, principalmente contrárias aos dízimos, dizendo que o livro de Malaquias foi escrito para os sacerdotes, ou seja, não eram orientações para o povo em geral. Qual sua opinião sobre isso? Gostaria de entender se o livro de Malaquias foi escrito para os sacerdotes ou para todo o povo de Israel.

Caro leitor, eu também já ouvi tais pregações dizendo que Malaquias teria sido escrito para sacerdotes. Mas será que essa é a realidade do livro? Hoje iremos analisar dentro do próprio livro a quem foram endereçadas as mensagens trazidas pelo profeta.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O livro de Malaquias foi escrito para os sacerdotes?

(1) Malaquias profetizou quando Israel tinha voltado do exílio babilônico e estava retornando a sua vida normal, reconstruindo aquilo que havia sido destruído.

No entanto, ainda era uma comunidade que estava abatida e desesperançada. Apesar do exílio vivido algum tempo antes, o povo estava voltando às práticas pecaminosas que Deus havia condenado.

O profeta é enviado, então, para trazer não somente palavras de condenação, mas de orientação e esperança na futura vinda do Messias.

Malaquias escreveu para os sacerdotes?

(2) O capítulo 1 já demonstra que esse primeiro trecho não foi escrito especificamente para os sacerdotes. Vejamos:

“Sentença pronunciada pelo SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias. Eu vos tenho amado, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não foi Esaú irmão de Jacó? —disse o SENHOR; todavia, amei a Jacó…” (Malaquias 1:1-2).

Observe que a primeira acusação de Deus é ao povo como um todo (observe que Deus fala de Sua escolha desse povo), povo esse que desafiava o amor de Deus, questionando-o.

Na sequência, no próximo trecho, Deus se dirige aos sacerdotes de forma específica, que não O estavam honrando, pois faziam um trabalho mal feito ao Senhor:

“Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? —diz o SENHOR dos Exércitos” (Malaquias 1:8).

Vejam também Malaquias 1:6, onde está claro a fala específica aos sacerdotes nesse trecho.

(3) No capítulo 2 de Malaquias Deus continua falando duramente com os sacerdotes, mostrando a eles que suas atitudes receberiam duros castigos:

“Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos e vos mostrastes parciais no aplicardes a lei” (Malaquias 2:9).

Podemos observar com isso que a liderança de Israel nesse período da história estava totalmente distante das leis de Deus, o que resultava também em um povo que seguia esses passos ruins.

Na sequência do capítulo dois Deus tira o foco dos sacerdotes e volta novamente ao povo, condenando a infidelidade deles:

Judá tem sido desleal, e abominação se tem cometido em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do SENHOR, o qual ele ama, e se casou com adoradora de deus estranho” (Malaquias 2:11).

Nesse trecho fica clara a reprovação direcionada de Deus com as atitudes do povo como um todo e não especificamente (e somente) de sacerdotes.

(4) Continuamos agora no capítulo 3 onde Deus fala da vinda do precursor do messias (Malaquias 3:1-5), que mais tarde foi identificado como sendo João Batista.

Evidentemente essa profecia tem foco em todo o povo e não somente nos sacerdotes. Segue-se o famoso texto sobre dízimos e ofertas. Para quem Deus está falando ali?

Vejamos: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?” (Malaquias 3:6-7).

Observe que essa parte da acusação de Deus é feita ao povo e não a sacerdotes. Fica fácil de identificar isso no trecho destacado acima e mais ainda em Malaquias 3:9-10, quando Deus acusa a “nação toda” de roubá-Lo e manda trazer os dízimos à casa do tesouro.

Quem trazia os dízimos? O povo, claro! Em Malaquias 3:12 Deus finaliza olhando para todo o povo e dizendo que as nações os chamarão de felizes por causa das bênçãos do Senhor sobre eles.

Evidentemente está falando para a nação como um todo e não com sacerdotes de forma exclusiva.

(5) Creio que até aqui conseguimos perceber claramente que Malaquias trouxe sentenças direcionadas a sacerdotes, mas também a todo o povo.

É um grave erro de interpretação dizer que Malaquias inteiro foi escrito para sacerdotes de forma específica.

Conforme demonstrei acima, Deus quis falar sim com os líderes do povo, mas também com o próprio povo, já que os pecados tratados estavam enraizados na nação toda e não somente na liderança.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp