Devocionais #28 – Você já decepcionou Deus? Então leia isto

Postado por Presbítero André Sanchez, em Devocionais | Imprimir Imprimir
Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como

“E o cabelo da sua cabeça, logo após ser rapado, começou a crescer de novo” (Juízes 16:22)

Diga a verdade: você já decepcionou Deus? Quantas vezes? Uma? Duas? Vinte? Ou já perdeu até as contas de quantas vezes fez com que Deus ficasse decepcionado com suas ações? O fato é que nós decepcionamos a Deus muitas vezes. Uma rápida olhada em nosso interior e em nossas atitudes revelam claramente o quanto decepcionamos a Deus várias vezes fazendo aquilo que não O agrada, sendo omissos, praticando pecados frequentes, etc.

Isso também aconteceu na vida de um personagem bíblico muito famoso chamado Sansão. Sansão estava debaixo de um voto chamado voto de nazireado. Esse voto exigia que Sansão não cortasse o cabelo, que não comesse ou bebesse qualquer alimento que tivesse uvas em sua composição e também não podia tocar em pessoas mortas. Além disso, Sansão fazia parte do povo de Israel e estava sob a aliança de Deus, devendo guardar os mandamentos do Senhor.

Leia também: O que significa nazireu e nazireado

Devocionais #28 – Você já decepcionou Deus? Então leia isto

Mas o que vemos na vida de Sansão foi que ele quebrou todos os itens de seu voto de narizeado, além de outros erros graves como, por exemplo, se envolver com mulheres de povos dos quais o Senhor havia ordenado que Seu povo não se envolvesse. O que ocorreu com Sansão após esses fatos foi que ele caiu em uma grande desgraça de vida, perdendo sua grande força, sua dignidade e até sua visão: “Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere” (Juízes 16:21).

Sansão virou um escravo de um povo ímpio. Essa foi uma dura pena! Mas pensemos: nós também muitas vezes viramos escravos do mundo, do pecado, das más atitudes! Todas as decepções que provocamos em nosso Deus ferem o coração Dele e a Sua justiça acaba por ser aplicada em nós para o nosso bem. Mas o sofrimento é muito grande! Imagine o sofrimento de Sansão, perdendo sua visão e sendo usado como diversão dos seus inimigos? Qual é a humilhação que você tem passado por conta de suas atitudes erradas?

O fato é que podemos escolher permanecer em uma vida de humilhação ou recorrer ao Deus das novas oportunidades! Sansão podia simplesmente aceitar sua nova condição humilhante, ignorar que Deus o havia chamado para uma linda missão, simplesmente abaixar a cabeça e ficar remoendo seus erros do passado, se sentindo culpado e sem esperança. No entanto, o que vemos em Sansão é que ele de forma humilde recorre ao Senhor: “Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos” (Juízes 16:28).

Podemos recorrer ao nosso Deus todo poderoso!

Podemos clamar por uma nova oportunidade agora mesmo. Podemos humildemente pedir a Deus que nos coloque novamente no caminho da vontade Dele. Sansão lembrou-se de sua missão de ser um libertador do povo de Israel, um líder que deveria proteger seu povo de povos tiranos, mas que tinha se perdido pelo caminho e queria uma nova oportunidade de fazer diferente.

E conseguiu novamente reaver a sua missão de vida e realizá-la com a ajuda de Deus: “Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e fez força sobre elas, com a mão direita em uma e com a esquerda na outra. E disse: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava; e foram mais os que matou na sua morte do que os que matara na sua vida” (Juízes 16:29-30). Deus deu novamente a Sansão a sua força! Deus é um Deus que nos dá novas oportunidades!

Deus deu a Sansão a força de que precisava para vencer o seu maior inimigo primeiro: ele mesmo. Depois disso Deus deu a ele a sua nova oportunidade e ele acabou com o inimigo, ele cumpriu a sua missão enquanto libertador do povo de Israel.

Você tem necessitado de novas oportunidades do Senhor para vencer seus inimigos, para vencer você mesmo, suas atitudes erradas? Peça agora mesmo a Deus e vença.

COMPARTILHE:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

>> GOSTA DE USAR CELULAR? Instale nosso aplicativo grátis com mais de 1300 conteúdos gratuitos, CLIQUE AQUI

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Bacharel em TeologiaCurso Livre Bacharel em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão