Devocionais #21 – 3 recados de Deus para quem está sofrendo

Postado por Presbítero André Sanchez, em Devocionais | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

“Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento” (Êxodo 3:7)

Você está passando por algum sofrimento? Se chegou até esse estudo é bem possível que esteja. Nós podemos sofrer por muitos motivos.

Às vezes por causa de nossas próprias “cabeçadas” que damos na vida, às vezes por circunstâncias que não conhecemos muito bem, como quando ficamos doentes ou perdemos o emprego inesperadamente.

Às vezes pessoas nos causam sofrimento. Enfim, o sofrimento pode vir de muitos lados e nos atingir. E, certamente, todo ser humano irá passar por eles.

O povo de Israel foi feito escravo pela tirania dos faraós do Egito. Ficaram nessa vida de escravidão por cerca de 430 anos (Êxodo 12:40). Muito tempo, não?

Mas podemos ver que em um determinado momento algo aconteceu. Eles receberam um recado de Deus, ou melhor, três recados. E esses recados fizeram toda a diferença no ânimo deles para enfrentar aquele sofrimento até que chagasse ao fim.

Esses mesmos três recados Deus também costuma falar aos Seus servos que passam por aflições. Vale à pena conhecê-los e guardá-los em nosso coração para sabermos colocar os nossos sofrimentos da vida no devido lugar deles e enfrenta-los com o ânimo correto.

Recado de Deus 1 – “Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo…”

Deus vê. Talvez o nosso maior medo quando passamos pelos sofrimentos seja o medo de que Deus tenha nos abandonado, que não esteja a par do que estamos passando.

Mas o recado de Deus é que Ele está vendo. E se Ele está vendo tudo acontecer e permitindo, é porque precisamos passar por aquilo e vencer. Saber que Deus vê e conduz todas as coisas deve trazer esperança ao nosso coração.

Esse é um poderoso recado de Deus aos sofredores. O barco da nossa vida não está navegando pela tempestade sozinho. Não está à deriva. Deus vê, Deus está vendo tudo e está acompanhando cada passo do nosso sofrimento.

Recado de Deus 2 – “Disse ainda o SENHOR… e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores”.

Deus ouve. Como é difícil não ter ninguém para falar sobre as nossas dores. Passar pelos sofrimentos da vida em silêncio é mil vezes mais doloroso do que quando temos alguém que possa nos ouvir e se compadecer de nós.

O povo de Israel, escravo, tinha todas as suas liberdades limitadas. Sua vida era trabalhar e ser pressionado e violentado pelos violentos feitores que controlavam cada passo de suas vidas, um grande e terrível sofrimento diário.

Mas os feitores não podiam controlar a oração que eles faziam ao Deus Todo Poderoso. O povo clamava. O povo se derramava perante Deus. O povo gritava ao Deus do céu, buscando a solução do grande problema que enfrentava.

E o recado de Deus foi que ele estava ouvindo. Ver e ouvir são duas ações que demonstram a atenção de Deus. Deus está atento ao sofrimento de Seus servos. Esse é mais um poderoso recado de Deus ao nosso coração!

Recado de Deus 3 – “Disse ainda o SENHOR… Conheço-lhe o sofrimento” (Êxodo 3:7)

Deus conhece. O nosso Deus sabe de cada segundo do nosso sofrimento. Sabe de cada dor, de cada pensamento, de cada angustia, de cada ansiedade que está presente em nosso coração.

O salmista fica maravilhado com o tamanho do poder de Deus: “Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda” (Salmos 139:4). Saber disso deve nos dar segurança.

O Pai está próximo, está vendo, está ouvindo e tem pleno conhecimento de tudo. Sabe das injustiças que passamos, dos males que recebemos e de tudo que precisamos.

Por isso, estamos assistidos por Deus mesmo em meio ao sofrimento. Não estamos sozinhos. Esse é um poderoso recado de Deus que nos dá esperança!

Após Deus declarar Seus recados ao povo de Israel, Ele determina Sua atitude: “por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel…” (Êxodo 3:8).

Deus está agindo. Ainda que estivermos passando pelo sofrimento, Deus está agindo para que ele termine. Ele irá acabar. O livramento virá, de uma forma ou de outra. Deus socorrerá Seu povo, mesmo que tenha que fazer milagres extraordinários como fez no Egito.

A pergunta que fica é: você crê?

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp