Devocionais #8 – Não terceirize a sua culpa

Postado por Presbítero André Sanchez, em Devocionais | Imprimir Imprimir
O que você acha de no ano de 2019 você realmente conseguir ler e ENTENDER de verdade a Bíblia Sagrada de Capa a Capa? Entre em nosso projeto Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse) e experimente algo novo, um curso através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular... SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

“Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” (Gênesis 3.12-13)

Somos muito velozes em retirar de nós mesmos a culpa que temos em muitas coisas que não deram certo em nossa vida e transferi-la para qualquer outra coisa ou pessoa que esteja perante nós.

Devocionais #8 - Não terceirize a sua culpa

Adão terceirizou a sua culpa de ter desobedecido a Deus para Eva. Por sua vez Eva terceirizou sua culpa para a serpente. Ou seja, Adão e Eva, na visão deles mesmos, eram uns pobres coitadinhos, foram enganados, foram ludibriados, foram levados a pecar! Não tinham culpa, a culpa era de alguém, mas não deles mesmos!

Da mesma forma que Adão e Eva fizeram também gostamos de terceirizar a nossa responsabilidade para outras pessoas ou coisas. Adão fez isso quando não assumiu sua responsabilidade de ser o líder do lar, de repreender Eva por ter ido em direção ao fruto proibido e também por não dizer “não” quando ela o convenceu de que também deveria comer o fruto proibido, desobedecendo a ordem dada por Deus.

Infelizmente agimos muito dessa forma em nossa vida cristã.

Se não estamos indo à igreja colocamos a culpa em alguém ou em alguma coisa. É o meu trabalho, é a minha família, é aquele irmão que não me cumprimenta na igreja, é a chuva, é o sol, é o calor, é o frio… tudo isso é o “culpado” de eu estar mal em minha vida cristã, de eu não frequentar a igreja, de não ter comunhão com Deus, etc.!

Se não oro e não leio a Bíblia é porque não dá tempo, é porque estou cansado, é porque minha família não ajuda, é porque fico com sono… é porque isso, porque aquilo… nunca o porque está ligado a nossa culpa, sempre a culpados “terceirizados” que apontamos. E assim vamos vivendo nessa mentira.

Terceirizamos a culpa e a responsabilidade que é nossa! As coisas acima podem até oferecer certa resistência, colocar diante de nós obstáculos, porém, a decisão será sempre nossa de fazer ou não fazer, de se dedicar ou não se dedicar. Se queremos algo fazemos, se lutamos vencemos. O contrário também é verdadeiro: Se não queremos algo não fazemos, se não lutamos perdemos.

Deus não aceitou as desculpas esfarrapadas de Adão e nem de Eva. Ambos receberam a penalidade de seu erro, ou seja, eles eram sim culpados.

E eles foram considerados culpados porque tinham todas as condições de fazer o que é certo e não o fizeram. Não havia justificativa plausível, não havia desculpa que pudesse ser aceita como razoável. Eles tinham condições e não fizeram. Inventaram muitas desculpas, certamente, mas perderam a oportunidade de assumir e realizar seu papel no palco da vida.

Nós também temos condições! Não fazemos muitas coisas que são prioridades em nossa vida porque acreditamos que as nossas desculpas amenizam a nossa responsabilidade. Terceirizamos a nossa vida. Ao invés de sermos, com a ajuda de Deus, os autores de nossa vida, aceitamos ser apenas coadjuvantes, sendo levados pelas circunstâncias, terceirizando nossas responsabilidades e sendo altamente criativos em nossa terceirização da culpa pelos nossos erros. A quem enganamos com esse comportamento? A Deus? Não! As pessoas? Talvez. Nós? Com certeza!

Nós também somos culpados. Tanto quanto Adão e Eva! Enquanto ficarmos terceirizando a nossa culpa ao invés de assumi-la com humildade, estaremos em um circulo vicioso que só nos levará a achar mais e mais culpados para as “burradas” que fazemos e nunca conseguiremos se arrepender verdadeiramente, deixar os erros para trás e avançar em direção aos acertos e a vontade de Deus para nossa vida.

Que Deus nos livre de terceirizar nossa vida!! Que sejamos atores da nossa história, cooperadores com Deus!! E quando formos culpados, que assumamos a nossa responsabilidade!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão