Ensino dos 10 mandamentos: Um prefácio feito por Deus

Postado por Presbítero André Sanchez, em Ensinos dos 10 mandamentos | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Por André Sanchez

Antes de entrarmos no estudo de cada um dos mandamentos e aprendermos àquilo que Deus quis nos ensinar, creio ser interessante darmos alguma atenção para a introdução aos 10 mandamentos. Poucas pessoas dão devido valor a ela, mas creio ser importante observarmos algumas coisas nas palavras ditas pela boca de Deus antes de pronunciar cada um dos 10 mandamentos.

Vimos no artigo anterior que o próprio Deus falou os 10 mandamentos ao povo: “Então, falou Deus todas estas palavras:” (Ex 20. 1). Mas antes dele pronunciar cada um deles Ele disse:

ensino dos 10 mandamentos: prefacio de Deus“Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.” (Ex 20. 2)

1- Deus lembra o povo quem Ele era: “Eu sou o SENHOR, teu Deus”

Quando a palavra “SENHOR” aparece toda em maiúsculas em nossa tradução da Bíblia, significa que naquele lugar, nos originais hebraicos, aparece o nome próprio de Deus, JEOVÁ. Sem entrar em polêmicas a respeito do nome de Deus, quero apenas destacar aqui que Deus se diferencia de todos os deuses das nações, como um Deus único. As nações também tinham deuses que eram chamados de “deus” ou de ‘senhor”, mas JEOVÁ é só um, é único, é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, que se revelou a Moisés no Monte Sinai: “Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó…” (Ex 3. 6).

Assim, Deus se identifica ao povo claramente. Ou seja, os mandamentos que serão dados, o serão pelo Senhor do universo, o Deus dos antepassados do povo. Não é qualquer um! Não é um deus criado pelo ser humano, fictício.

2- Deus lembra ao povo o que Ele fez: “que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.”

Quando Deus, antes de pronunciar os 10 mandamentos, relembra ao povo o que Ele fez, traz à memória do povo os seus feitos, presenciados por toda aquela geração. As pragas do Egito, a libertação da escravidão, o mar sendo aberto, as águas amargas tornando-se doces, o maná… Todas essas coisas testemunhavam a favor daquele que falaria cada um dos mandamentos, o Senhor todo-poderoso, o Deus daquele povo. Assim, JEOVÁ ratifica diante do povo a Sua autoridade e grandeza para decretar mandamentos que deveriam ser cumpridos, pois os Seus planos e promessas foram cumpridos na libertação do povo da escravidão.

3- Deus quer que o povo seja obediente: “que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.”

Sabemos que a salvação dada por Deus é pela fé, assim, a obediência aos mandamentos não salvaria  a alma daquele povo. Porém, a obediência aos mandamentos surge de um coração grato que reconhece o Deus a quem se submete e que reconhece a grandeza de Sua misericórdia e bênçãos. Isso é verdadeiro, pois Deus expressa isso relembrando ao povo quem Ele era e o que fez, buscando que o povo cumprisse sua parte na aliança, a obediência.

Conclusão

Assim, a introdução aos 10 mandamentos é um ensino fabuloso que chama a todos nós para reconhecermos o nosso Deus, a grandeza de Sua soberania e também a grandeza de Seus planos e benefícios para com o Seu povo. A obediência aos mandamentos que serão dados a partir de agora, é um ato de amor e temor perante o Pai.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão