5 razões bíblicas claras pelas quais você não pode perder a salvação

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Existe muita polêmica entre os teólogos sobre se o crente pode perder a salvação. Alguns defendem que sim, que é possível o crente perder a salvação dependendo da vida que ele leva. Outros defendem que não, pois uma vez que Deus salva, Ele salva definitivamente e plenamente. Eu, pessoalmente, concordo com o fato de que salvação não se perde. E vou exemplificar isso de forma bem clara mostrando cinco razões bíblicas que demonstram que é um erro pensar que alguém pode perder a salvação.

5 razões bíblicas claras pelas quais você não pode perder a salvação

Razões pelas quais não é possível perder a salvação

(1) A salvação não depende de nossos esforços

Uma vez que a Bíblia é clara quando nos ensina que a salvação não depende de nossas obras, seria no mínimo estranho pensarmos que algo que não nos custou nada, algo que foi feito única e exclusivamente por obra do próprio Deus em nossas vidas, poderia ser perdido por alguma obra nossa. Se não depende de nossos esforços conseguir a salvação, parece óbvio que não depende de nossos esforços permanecer salvos, mas sim da ação do Espírito Santo de Deus em nós: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9). Se as nossas obras tivessem qualquer poder sobre a nossa salvação, seja para ganhá-la, mantê-la ou perdê-la, então não seria por graça, mas por esforço nosso.

(2) A salvação é conduzida por Deus do início ao fim

É bem contraditório pensarmos que Deus nos salva e depois nos deixa como um barco à deriva nas águas tumultuadas da vida e cada um que se vire! Não. A Bíblia é clara quando afirma a ação de Deus no processo de salvação do início ao fim. E Deus é a garantia plena de que o salvo cumprirá o propósito Dele de que essa pessoa seja salva: “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:30-31). Quem, ou o que teria tamanho poder capaz de ser contrário a uma obra feita por Deus? Quem poderia revogar a salvação dada por Deus a alguém?

(3) A salvação é plenamente garantida por Deus

Alguns podem pensar que os poderes do mundo, da carne, do diabo, teriam a capacidade de seduzir o salvo a ponto de tirá-lo definitivamente da presença de Deus. É verdade que mesmo o salvo pode, por não dar ouvidos a palavra de Deus, ser atraído pelo mundo, pela carne ou pelo diabo (os lobos). Porém, a Bíblia é clara quando nos mostra que os salvos são ovelhas de Deus e que ninguém pode definitivamente tirar essas ovelhas das mãos do Supremo Pastor: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:27-28). Jamais perecerão e ninguém as arrebatará da minha mão me parecem expressões claras da garantia plena que Deus dá aos salvos.

(4) A Bíblia não define parâmetros de perda de salvação

Aqueles que defendem que as pessoas podem perder a salvação trazem apenas dores e confusão às pessoas. Onde na Bíblia podemos encontrar qualquer texto que informe algum parâmetro para essa perda de salvação que é defendida? Não existe! O que uma pessoa teria de fazer para perder a salvação? Mentir, roubar, prostituir-se, corromper-se, abandonar a fé? A Bíblia mostra isso? Não existe qualquer parâmetro que possa indicar o que faria alguém perder a salvação (claro, porque nenhum salvo vai perder a salvação). Isso leva as pessoas a um desespero e a uma confusão terrível. Alguém pode acordar e pecar, então entende que perdeu a salvação. Depois se arrepende e ganha de novo a salvação? Na hora do almoço, por um deslize pecou de novo, logo, perde de novo a salvação? Arrepende-se e ganha novamente a salvação? À noite acaba não vigiando e peca novamente. Pronto, perdeu de novo a salvação? Que bagunça! A Bíblia não nos mostra que é assim!

(5) Podemos ser feitos filhos de Deus e depois perdermos a qualidade de filhos?

A Bíblia nos ensina que quando somos salvos passamos a ser filhos de Deus: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:12-13). A minha pergunta aos que acham que podemos perder a salvação é: Podemos ser feitos filhos de Deus e, por causa de algum deslize nosso, perdermos essa filiação, ou seja, deixarmos de ser filhos? Podemos nascer como filhos de Deus pela “vontade de Deus”, como diz o texto, e depois sobrepormos a nossa vontade e revogarmos a vontade de Deus?

(6) Colocando os pingos nos “is”

Alguns argumentam que o fato de não perdermos a salvação cria na pessoa um sentimento de poder pecar o quando desejar, já que não vai perder a salvação. Esse pensamento é um grande erro já que a ação de Deus na vida do salvo o fará perseverar e desejar o bom caminho. Ainda que possa ser coração duro, o Espírito Santo o quebrantará e o trará de volta. Já aqueles que dizem que são salvos, mas vivem uma vida longe dos caminhos de Deus, podem ser simplesmente convencidos e não convertidos, assim como o apóstolo João bem observou: “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos” (1 João 2:19). Ou seja, aqueles que são “dos nossos”, os salvos, sempre permanecem conosco, sempre permanecerão nos caminhos de Deus, nunca se perderão, pois é Deus quem os conduz!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão