5 atitudes que você deve ter diante de situações difíceis e desesperadoras

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Quem nunca passou por situações desesperadoras? Para alguns, pode ser desesperador apresentar um trabalho de final de curso na faculdade, para outros, pode ser uma grave doença na família ou mesmo a perda de emprego e outras instabilidades que a vida sempre traz sobre nós. O fato é que todos nos passaremos por algumas dessas difíceis aflições e precisamos aprender a como lidar com elas, o que fazer diante delas. Apesar de cada aflição e situação desesperadora exigir ações específicas de nossa parte, existem algumas ações que a Bíblia nos ensina que, certamente, funcionarão para qualquer situação.

Mas antes de falar dessas cinco coisas, quero citar que o personagem que irá nos ajudar a ver o ensino de Deus sobre isso é Jairo, chefe da sinagoga, citado em Marcos 8:41. Jairo vivia uma situação desesperadora. Sua filha de 12 anos estava morrendo. Mas, é diante dessa situação desesperadora que veremos cinco coisas que Jairo fez e que fizeram toda a diferença para que ele passasse por essa situação de forma vitoriosa.

5 atitudes que você deve ter diante de situações difíceis e desesperadoras

Atitudes que devemos ter diante de situações difíceis

(1) Jairo procurou Jesus

Jesus estava fazendo a sua missão como de costume. Mas naquele dia um homem saiu de sua zona de conforto, saiu do lugar da inércia e buscou ao Senhor Jesus. Ele era Jairo, chefe de uma sinagoga: “Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés” (Marcos 5:22). Situações desesperadoras e difíceis exigem que intensifiquemos a nossa busca, que derramemos o nosso coração, que, mais do que nunca, nos empenhemos em buscar o Senhor todo poderoso, que é a resposta para as nossas dores. Jairo fez isso. Poderia ter ficado chorando, murmurando, lamentando-se da dificuldade que estava vivendo, mas ele preferiu sair de seu lugar e buscar a Jesus.

(2) Jairo clamou a Jesus

Ao encontrar Jesus, Jairo sabe diante de quem está, do poderoso Deus, e suplica ao Senhor o socorro que precisava: “e insistentemente lhe suplicou” (Marcos 5:23). Jairo sabia aquilo que buscava, sabia onde procurar e sabia que podia clamar a Jesus com fé, pois seria ouvido. A ousadia de Jairo é uma ousadia que precisamos ter quando passamos por situações desesperadoras. Devemos resistir a vontade de desistir ou mesmo de murmurar, e nos entregar ao clamor e a suplica.

(3) Jairo creu que Jesus podia mudar a sua situação

Jairo estava tão focado em sua busca, com a sua fé operando de tal forma, que teve até mesmo a ousadia de dizer a Jesus aquilo que o mestre deveria fazer. É claro que Jairo não estava desrespeitando Jesus aqui, mas apenas demonstrando o tamanho de sua fé no poder de Jesus Cristo de mudar a situação dele: “Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá” (Marcos 5:23). Diante de uma situação desesperadora a nossa fé é a nossa maior arma. Precisamos crer, precisamos colocar a nossa fé em ação.

(4) Jairo não desanimou diante das más notícias

Aqueles que estavam cuidando da filha de Jairo logo vieram até ele para trazer a má notícia: a menina havia morrido. Em outras palavras, toda a disposição de Jairo, na visão deles, havia falhado, ele não havia conseguido o milagre que com tamanha fé e disposição tinha ido buscar. Porém, Jairo, mostra uma fé impressionante. Enquanto os outros estavam pedindo para que Jesus não fosse mais incomodado e alguns estavam rindo da fala de Jesus de que a menina estava apenas dormindo (Marcos 8:40), Jairo se mantém ao lado de Cristo até ver a sua missão cumprida, que era a de levar Jesus para impor as mãos sobre sua filha. Nem mesmo diante da notícia da morte da sua filha Jairo teve sua fé abalada. Ele creu na palavra de Jesus e não desanimou diante das más notícias.

(5) Jairo testemunhou o milagre de Jesus

Toda a boa disposição de Jairo o levou a testemunhar o milagre de Deus em sua vida: “Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados” (Marcos 5:42). Mas e se Jairo tivesse ficado se lamentando, se não tivesse ido a Jesus, se não tivesse vencido as más notícias com a sua fé, o que poderia ter acontecido? Não sabemos! Mas, certamente, muitas pessoas têm sido vencidas pelas situações desesperadoras, quando poderiam estar colhendo o fruto da sua fé, quando poderiam estar vendo os milagres acontecerem e glorificando a Deus pelo cuidado Dele.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp