5 ferramentas que todo cristão deveria saber manusear muito bem

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Uma ferramenta é um instrumento facilitador, que nos ajuda a realizar determinadas atividades de forma mais produtiva. Com as mãos não conseguiríamos pregar um prego em uma madeira, mas a ferramenta martelo realiza e facilita esse trabalho. Com as mãos não conseguiríamos derrubar uma árvore, mas a ferramenta machado afiado realiza e facilita esse trabalho. Na vida espiritual essa verdade não é diferente! Existem muitas coisas que não conseguimos fazer sem as ferramentas espirituais dadas por Deus para nosso manuseio e bom uso. Usando-as podemos realizar os trabalhos dados por Deus de forma mais facilitada e eficaz.

A questão é que precisamos conhecer essas ferramentas e aprender a manuseá-las em nosso dia-a-dia.

Ferramentas, Oração, amor, Palavra de Deus, Jejum, Fé

5 ferramentas que o cristão deve saber manusear muito bem

1º ferramenta: Fé

A fé é uma ferramenta indispensável, pois ela é a exigência número um de Deus. Deus, por várias vezes, ensinou em Sua palavra que a ferramenta fé é indispensável para seus servos. Ele disse: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus…” (Hb 11. 6). Por esse fato precisamos aprender a manusear a fé! Jesus repreendeu várias vezes os seus discípulos por causa de sua falta de fé ou por eles não a usarem de forma eficaz: “Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?” (Mc 4. 40). Outras repreensões de Jesus pela falta de fé (Mt 8. 26; Mt 14. 31)

2º ferramenta: Palavra de Deus

Se a ferramenta fé nos habilita a crermos em Deus, a ferramenta Palavra de Deus nos habilita a fazermos a Sua vontade e influenciarmos positivamente a vida das pessoas. O Salmista, que amava a Palavra de Deus, declarou a utilidade dessa ferramenta em sua vida: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” (Sl 119. 105). A Bíblia ainda fala que esta ferramenta “é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas” (Hb 4. 12 – NTLH). Definitivamente precisamos saber manuseá-la bem!

3º ferramenta: Oração

Orar é falar com Deus, relacionar-se com Ele. Um crente que não manuseia bem a oração não está próximo de Deus. A oração é mostrada na Palavra de Deus como uma ferramenta indispensável na vida do cristão. Jesus exemplificou o bom uso dessa ferramenta, incentivando que a usemos em todo tipo de situação: (Mt 5. 44; Mt 26. 41; Mc 13. 33). Jesus também orientou como orar (Mt 6. 5). E diversas vezes vemos na Bíblia demonstrações do poder da oração. Antes de Pedro ser libertado da cadeia por um anjo, vemos escrito que “havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.” (At 12. 5). Essa ferramenta tem poder e deve ser muito usada!

4º ferramenta: Jejum

Essa ferramenta não é das mais utilizadas ultimamente pelos cristãos, mas é importantíssima! Temos muitas menções dela na Bíblia sendo usada por servos de Deus. Antes de ser tentado pelo diabo, Jesus jejuou: “E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.” (Mt 4. 2). Jesus também orientou que determinadas coisas no reino de Deus só podem ser bem realizadas se acompanhadas do jejum: “Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.” (Mt 17. 21). Assim, o jejum se mostra uma ferramenta muito importante para os servos de Deus que desejam servir a Deus plenamente e eficazmente!

5º ferramenta: Amor

Sem o amor não conseguimos manusear ferramenta alguma! A melhor definição da ferramenta amor que encontrei na Bíblia é: “E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.” (Cl 3. 14 – NTLH). Manusear bem o amor é fundamental para que todas as outras ferramentas funcionem bem. É através do amor que buscaremos a fé fervorosamente. É através dele que nos empenharemos na busca do conhecimento da Palavra de Deus. É com o uso dele que oraremos pelas mais diversas causas e dobraremos nossos joelhos diante do Pai. É com o amor que conseguiremos dizer não ao nosso corpo egoísta e jejuarmos diante de Deus, dizendo a Ele que O amamos mais que os alimentos. O amor faz todas as ferramentas ficarem amoladas e não enferrujarem.

Conclusão

Quando falamos de ferramentas faz-se necessário alertar que ferramentas precisam estar sempre afiadas para que possam funcionar eficazmente em nossa vida. E para isso elas precisam estar sempre sendo manuseadas, amoladas, preparadas. Assim, manuseie as ferramentas dadas por Deus frequentemente, para que, quando precisar usá-las, elas e você estejam familiarizados!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp