Se eu crer em Jesus serão salvos, eu e toda minha casa?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Já ouvi muitos pregadores usando o texto de Atos 16.31 para trazer alguma esperança às pessoas, dizendo que existe uma promessa de Deus na Bíblia que garante a salvação de todos os seus parentes, mais cedo ou mais tarde, se você crer em Jesus. Usam esse texto: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (Atos 16.31). Mas será que esse texto realmente significa isso? Para compreender corretamente essa expressão, precisamos fazer algumas considerações importantes e, então, chegar a uma conclusão:

cre-no-senhor-jesus-e-sera-salvo-tu-e-tua-casa

(1) Paulo e seus companheiros estavam em viagem missionária em Filipos, na Macedônia (At 16.12), e ali pregam a palavra de Deus poderosamente. Ali se converteu Lídia e toda a sua família (At 16.14-15). Ali também Paulo expulsou um demônio de uma jovem que fazia adivinhações e dava muitos lucros a certos homens. Por estar liberta, a jovem parou de fazer suas adivinhações e os seus “donos”, por não terem mais lucro com ela, impuseram-se com violência contra Paulo e Silas, acusando-os veementemente de cometerem crimes ali e colocando toda a cidade contra eles. Por isso, eles foram lançados na cadeia (At 16.16-23).

(2) Nesse contexto eles estavam sendo guardados por um carcereiro, que tinha a responsabilidade de fazê-los ficar presos conforme o determinado pelas autoridades superiores. Acontece, porém, que Deus age através de um terremoto e abre todas as portas e as correntes que prendiam os prisioneiros (At 16.26), o que fez o carcereiro se desesperar e tentar o suicídio (At 16.27). Porém, foi impedido pelo apóstolo Paulo, que o tranquilizou dizendo que nenhum preso havia fugido (At 16.28).

(3) Após essa manifestação grandiosa do poder de Deus, o carcereiro parece compreender que Paulo e seus companheiros vinham pregando uma mensagem diferenciada desde sua chegada à cidade. Provavelmente o carcereiro compreendeu todo o burburinho que havia na cidade por causa dos últimos acontecimentos envolvendo alguns discípulos de um tal Jesus Cristo, o Salvador. Então, ele pergunta: “Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” (At 16.30). A resposta é clara e precisa: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (Atos 16.31).

(4) A resposta ao carcereiro no verso 31 não pode ser considerada isoladamente, pois fere o principio bíblico de que a salvação é individual. Assim esse texto não pode ser compreendido como sendo uma promessa de que Deus salva todos os familiares daqueles que creem em Jesus Cristo. Somente pela experiência prática já fica claro que essa não é uma promessa de Deus: Em sua família já morreu alguém sem se render ao evangelho? Na minha já. Sendo assim, se fosse uma promessa de Deus, ela não poderia falhar, mas, considerando esse caso, ela já falhou em diversas famílias.

(5) A fala ao carcereiro deve ser considerada à luz dos próximos versos, que afirmam que a Palavra de Deus foi pregada a ele e a todos de sua casa (At 16.32) e, após isso, eles creram e foram batizados (At 16.33-34). Dessa forma, vemos que a salvação deles veio através da pregação da Palavra e da fé em Jesus Cristo e não por causa da fé do carcereiro. Se alguma das pessoas da família do carcereiro não cressem em Cristo não seriam salvas. Foram salvos porque creram, o que está condizente com as Escrituras Sagradas.

(6) Assim, devemos entender que o carcereiro foi um condutor da graça de Deus à sua família, levando a eles a possibilidade de ouvirem a mensagem, e não o salvador dela. Devemos ter esperança na salvação da nossa família e trabalharmos para isso. Porém, não é a nossa fé que os salvará automaticamente. Cada um deles deverá se render aos pés de Cristo. Mas podemos sim ser cooperadores com Deus nessa grande missão (1 Co 3.9).

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão