O que é contexto bíblico? Aprenda contexto bíblico fácil e rápido!

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Ouço muita gente falar que não podemos ler a Bíblia sem considerarmos o contexto. Mas fico perdido com isso. Qual é o contexto de um texto bíblico? Até onde esse contexto vai para que eu consiga realmente compreender o que aquele texto bíblico realmente quer dizer? Me ajude a entender isso, pois isso tem me travado no meu estudo da Bíblia.

Caro leitor, sua pergunta é bem interessante e gostaria de trabalhar um pouco esse tema agora para que você consiga compreender e melhorar seus estudos. Entender o contexto de um texto bíblico é uma regra fundamental para que você estude a Bíblia corretamente. Vem comigo aprender mais sobre isso…

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Como entender o contexto bíblico de um texto?

(1) Uma coisa que todos nós sabemos é que usar um texto bíblico (ou qualquer texto) isoladamente, sem considerar o seu contexto, sempre traz problemas e pode distorcer o sentido do que realmente foi a intenção da mensagem daquele um texto. Mas o que é o contexto?

De acordo com o dicionário online Priberam, contexto é o “conjunto de elementos linguísticos à volta de som, palavra, locução, construção, frase, parte de discurso, etc. (ex.: contexto fonético, contexto semântico). Modo pelo qual as ideias estão encadeadas no discurso”.

Isso significa que o contexto é muito importante para que um texto seja compreendido de fato com a ideia que o autor quis colocar ali no texto e não seja distorcida a sua mensagem. Daí a grande importância de sempre que estudarmos um texto da Bíblia, termos atenção ao contexto daquele texto.

Tipos de contextos bíblicos:

(2) Na Bíblia, podemos simplificar o estudo com pelo menos dois contextos: O contexto bíblico imediato e o contexto amplo. O contexto bíblico imediato é aquilo que vem antes ou depois do verso que lemos.

Devemos ler alguns versículos antes e depois e, se possível, incluirmos na leitura também alguns capítulos antes ou depois do que estamos lendo.

Esse contexto é obrigatório em nossa leitura, pois ele vai nos situar melhor no assunto que está sendo tratado ali.

Já o contexto bíblico amplo é aquele que iremos recorrer para aprofundar o entendimento daquele texto e que pode estar não só naquele livro estudado, mas até em outros livros da Bíblia ou até mesmo fora da Bíblia, na arqueologia, livros de história, por exemplo.

Um exemplo: quando estudamos o sacrifício de Jesus, vemos no contexto imediato o que aconteceu ali, como foi o sacrifício, o que Jesus fez, o que as pessoas fizeram, a traição, a perseguição, o sofrimento na cruz, etc. (contexto bíblico imediato).

Mas se você buscar entender porque Jesus se sacrificou, aí terá que avançar para o contexto bíblico amplo, onde irá descobrir que Deus prometeu um Messias ao seu povo (lá no Antigo Testamento), onde Jesus é apresentado figuradamente como sendo o cordeiro sacrificado pelos pecados, semelhante aquele animal que no antigo testamento era sacrificado para que Deus perdoasse o pecado de seu povo, etc.

Observou como funciona?

Como estudar o contexto bíblico sem conhecer muito da Bíblia?

(3) Evidentemente, nem sempre temos um conhecimento bíblico tão profundo para conseguir ligar todos esses contextos imediatos e amplos para entendermos um texto. O que fazer nesse caso?

Na própria bíblia já temos algumas ajudas. Uma delas chama-se referência cruzada. Você já deve ter observado que em algumas bíblias temos junto a alguns textos algumas letras bem pequenas.

Essas letras indicam que esse texto está ligado a outro em outro lugar. Basta pegar essa letra, achar a referência dela no rodapé da Bíblia, que ela vai te indicar em que outro texto está falando um assunto parecido.

Outro recurso importante são as Bíblias de estudo. Elas te ajudam a cortar caminho, pois os autores colocam notas explicativas, ajudando no entendimento do contexto bíblico imediato e amplo do texto estudado. Recomendo muito que você tenha uma.

(4) Mas a grande dica que quero dar é que você não leia a Bíblia de forma aleatória. Ou seja, abrindo em qualquer lugar, de forma aleatória, e lendo textos isolados.

Leia a Bíblia de forma sequencial para que você compreenda as histórias, compreenda melhor os contextos e, com o tempo, sua leitura ficará mais rica, pois você conseguirá ligar com mais facilidade cada contexto e cada entendimento que você já tem.

Escrevi um texto ensinando um pouco sobre isso aqui: Por onde começar a ler a Bíblia para entendê-la mais facilmente? (clique) Espero que as informações sobre como usar o contexto bíblico para seus estudos tenham sido relevantes!

Se puder assista o vídeo que coloquei no começo desse texto, nele trago a você ainda mais informações sobre o tema e mais detalhadas ainda!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp