Por onde começar a ler a Bíblia para entendê-la mais facilmente?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Sou nova convertida e estou com muito desejo no coração de entender mais da Palavra de Deus! Mas fico um pouco confusa, pois a Bíblia é um livro bem complicado de ler e entender. Como devo começar? Por onde? Você poderia dar algumas dicas de como um novo convertido pode começar a ler a Bíblia para entendê-la melhor?

Cara leitora, é sempre muito motivante para mim ter contato com pessoas que amam a palavra de Deus e desejam de coração aprender mais dela com muita vontade.

Vou te passar abaixo uma série de dicas bem interessantes baseadas em minha experiência de mais de 15 anos ensinando a palavra de Deus na igreja. Essas dicas, tenho certeza, te ajudarão muito no seu crescimento do estudo da Palavra do Senhor.

Como começar a ler a Bíblia?

(1) A Bíblia é um livro para ser estudado. A simples leitura sem uma certa organização não te dará um entendimento mais profundo sobre ela. Estamos falando de centenas de anos e centenas de histórias contadas, de uma cultura diferente da nossa, de leis dadas por Deus, profecias, etc.

Ou seja, temos muitas coisas a aprender. Sabendo disso, a primeira dica é que o iniciante tenha pelo menos dois objetos importante ao ler a Bíblia, que é a própria Bíblia e também um dicionário simples.

Isso porque, sabemos, cada pessoa tem uma compreensão de um certo número de palavras de nossa língua e, com certeza, na Bíblia ou mesmo em qualquer livro que lemos, existem palavras que não conhecemos e precisamos passar a conhecer.

Nada melhor do que aprender palavras novas ao ler a Bíblia! Isso faz toda a diferença na compreensão de um texto bíblico. Veja esse exemplo:

“Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do SENHOR; este desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor” (Isaías 5:7).

Provavelmente numa primeira leitura você não saberia ao certo o que está querendo dizer esse texto, pois existem 2 palavras pouco usadas atualmente, que são “dileta” e “quebrantamento”.

Numa pesquisa rápida no dicionário descobrimos que dileta significa “querida” e quebrantamento significa “violação”. Assim fica bem mais fácil compreender agora, não é verdade?

Uma outra forma interessante do iniciante aprender mais é usando uma versão da Bíblia com linguagem mais atual como a Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH) ou a Nova Versão Internacional (NVI).

(2) A segunda dica é começar pelos evangelhos. Quem acabou de se converter precisa inicialmente conhecer mais sobre Jesus Cristo, e é nos evangelhos que terá essas informações.

Então, comece por Mateus, Marcos, Lucas, João e Atos. Feita essa leitura, sempre recomendo que volte e leia novamente esses cinco livros. Certamente a visão dos fatos vai melhorar muito e trará ao iniciante uma visão mais aprofundada dos fatos ali narrados.

(3) Depois de feita essas duas leituras desses primeiros cinco livros do Evangelho, creio ser interessante mergulhar um pouco nos livros de sabedoria da Bíblia.

Após conhecermos mais de Jesus, precisamos aprender um pouco mais de sabedoria bíblica. Leia Salmos, Provérbios e Eclesiastes. Após terminar recomendo que volte e os leia novamente para fixar melhor as mensagens. Isso trará uma base muito boa para o iniciante, não só de conhecimento, mas também da prática da Palavra de Deus.

(4) Lidos os cinco primeiros livros do Novo Testamento, depois os Salmos, provérbios e Eclesiastes, ai creio ser um momento de encarar um plano de leitura bíblica de um ano começando em Gênesis e passando por cada um dos livros da Bíblia.

Para ler a Bíblia toda em um ano com tranquilidade basta ler 4 capítulos por dia, que dá um total de 20 a 30 minutos diários. Pegue uma folha de papel em branco e marque a data e os capítulos que está lendo para você controlar sua evolução. Mais ou menos assim:

01/06 – Gênesis 1 a 4

02/06 – Gênesis 5 a 8 e assim por diante, assim você fica animado com sua evolução :)

(5) Decorridos todos esses passos acima, com certeza já teremos um servo de Deus com cerca de quase 2 anos de leitura da Bíblia. Ou seja, já está mais experiente e consegue entender melhor as passagens bíblicas.

Minha recomendação agora é fazer leituras em blocos de livros. Por exemplo: Estude os livros proféticos (Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel).

Depois pode estudar as cartas de Paulo. Depois os profetas menores. Os Reis de Israel, etc. Esse estudo em blocos ajuda a entender melhor os blocos menores de livros num estudo mais focado e aprofundado.

(6) Caso tenha muita dificuldade de ler e entender a Bíblia, se se sente meio perdido a tantas informações, se quer mais dicas preciosas, quero citar aqui que escrevi um método muito interessante para ajudar aqueles que têm essas dificuldades, mas querem vencê-las e investir em suas vidas com Deus e colher muito crescimento. Você pode ver detalhes desse método clicando aqui.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp