Por onde começar a ler a Bíblia para entendê-la mais facilmente?

Postado por em: #VocêPergunta Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como

Você Pergunta: Sou nova convertida e estou com muito desejo no coração de entender mais da Palavra de Deus! Mas fico um pouco confusa, pois a Bíblia é um livro bem complicado de ler e entender. Como devo começar? Por onde? Você poderia dar algumas dicas de como um novo convertido pode começar a ler a Bíblia para entendê-la melhor?

Cara leitora, é sempre muito motivante para mim ter contato com pessoas que amam a palavra de Deus e desejam de coração aprender mais dela com muita vontade. Vou te passar abaixo uma série de dicas bem interessantes baseadas em minha experiência de mais de 15 anos ensinando a palavra de Deus na igreja. Essas dicas, tenho certeza, te ajudarão muito no seu crescimento do estudo da Palavra do Senhor.

Como começar a ler a Bíblia para entendê-la mais facilmente

Como começar a ler a Bíblia?

(1) A Bíblia é um livro para ser estudado. A simples leitura sem uma certa organização não te dará um entendimento mais profundo sobre ela. Estamos falando de centenas de anos e centenas de histórias contadas, de uma cultura diferente da nossa, de leis dadas por Deus, profecias, etc. Ou seja, temos muitas coisas a aprender. Sabendo disso, a primeira dica é que o iniciante tenha pelo menos dois objetos importante ao ler a Bíblia, que é a própria Bíblia e também um dicionário simples. Isso porque, sabemos, cada pessoa tem uma compreensão de um certo número de palavras de nossa língua e, com certeza, na Bíblia ou mesmo em qualquer livro que lemos, existem palavras que não conhecemos e precisamos passar a conhecer. Nada melhor do que aprender palavras novas ao ler a Bíblia! Isso faz toda a diferença na compreensão de um texto bíblico. Veja esse exemplo:

“Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do SENHOR; este desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor” (Isaías 5:7).

Provavelmente numa primeira leitura você não saberia ao certo o que está querendo dizer esse texto, pois existem 2 palavras pouco usadas atualmente, que são “dileta” e “quebrantamento”. Numa pesquisa rápida no dicionário descobrimos que dileta significa “querida” e quebrantamento significa “violação”. Assim fica bem mais fácil compreender agora, não é verdade? Uma outra forma interessante do iniciante aprender mais é usando uma versão da Bíblia com linguagem mais atual como a Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH) ou a Nova Versão Internacional (NVI).

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui)
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
- Outros Materiais (Comece aqui)

(2) A segunda dica é começar pelos evangelhos. Quem acabou de se converter precisa inicialmente conhecer mais sobre Jesus Cristo, e é nos evangelhos que terá essas informações. Então, comece por Mateus, Marcos, Lucas, João e Atos. Feita essa leitura, sempre recomendo que volte e leia novamente esses cinco livros. Certamente a visão dos fatos vai melhorar muito e trará ao iniciante uma visão mais aprofundada dos fatos ali narrados.

(3) Depois de feita essas duas leituras desses primeiros cinco livros do Evangelho, creio ser interessante mergulhar um pouco nos livros de sabedoria da Bíblia. Após conhecermos mais de Jesus, precisamos aprender um pouco mais de sabedoria bíblica. Leia Salmos, Provérbios e Eclesiastes. Após terminar recomendo que volte e os leia novamente para fixar melhor as mensagens. Isso trará uma base muito boa para o iniciante, não só de conhecimento, mas também da prática da Palavra de Deus.

(4) Lidos os cinco primeiros livros do Novo Testamento, depois os Salmos, provérbios e Eclesiastes, ai creio ser um momento de encarar um plano de leitura bíblica de um ano começando em Gênesis e passando por cada um dos livros da Bíblia. Para ler a Bíblia toda em um ano com tranquilidade basta ler 4 capítulos por dia, que dá um total de 20 a 30 minutos diários. Pegue uma folha de papel em branco e marque a data e os capítulos que está lendo para você controlar sua evolução. Mais ou menos assim:

01/06 – Gênesis 1 a 4

02/06 – Gênesis 5 a 8 e assim por diante, assim você fica animado com sua evolução :)

(5) Decorridos todos esses passos acima, com certeza já teremos um servo de Deus com cerca de quase 2 anos de leitura da Bíblia. Ou seja, já está mais experiente e consegue entender melhor as passagens bíblicas. Minha recomendação agora é fazer leituras em blocos de livros. Por exemplo: Estude os livros proféticos (Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel). Depois pode estudar as cartas de Paulo. Depois os profetas menores. Os Reis de Israel, etc. Esse estudo em blocos ajuda a entender melhor os blocos menores de livros num estudo mais focado e aprofundado.

(6) Caso tenha muita dificuldade de ler e entender a Bíblia, se se sente meio perdido a tantas informações, se quer mais dicas preciosas, quero citar aqui que escrevi um método muito interessante para ajudar aqueles que têm essas dificuldades, mas querem vencê-las e investir em suas vidas com Deus e colher muito crescimento. Você pode ver detalhes desse método clicando aqui.

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

Compartilhe a Bênção:


> Curso Livre Bacharel em Teologia - Sem mensalidades e 100% online (vagas abertas - clique)

Recomendado Pra Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

13 comentários

  • Joelma disse:

    Olá Presbítero André, gostei muito destes assuntos inclusive sobre a oração que você falou que não devemos determinar Deus, irei repensar sobre isto e modificar a forma de orar, pois muitas das vezes eu oro determinando que não vai acontecer issso ou aquilo, é isso mesmo que vc quis dizer, ou entendi errado.

    Responder
  • licia disse:

    Muito grata presbítero, gostei e quero continuar os estudos . Fique com deus.

    Responder
  • Wagner Jose Santos disse:

    Parabéns vaso

    Responder
  • Sara Rabelo disse:

    Olá presbitério!
    Meu nome é Sara, e tenho 15 anos, eu queria saber como fortalecer me espírito, pois estou muito distante e não da pra ler a Bíblia, sabe se tem outro modo?

    Responder
  • Como ler a bíblia disse:

    Muitobom mesmo

    Responder
  • Adriana Gonçalves disse:

    Bom dia, Presbítero gostei muito das dicas, não esperava jamais ter de começar pelos evangelhos antes de Gêneses. Vou por em prática pois sinto que devo saber mais da palavra de Deus.

    Responder
  • Dênis Barbosa Batista disse:

    Muito bem explicado. Sempre com dicas valiosas pra nos ajudarem. Que Deus o abençoe por toda essa sua dedicação e empenho na Obra d’Ele, que traz tantos benefícios a todos nós, seus leitores!

    Responder
  • Alex disse:

    Muito bom esse blog!
    Messengens como pequenas ministrações.
    Que Deus retribua o que o Pb André tem nos proporcionado por esse excelente trabalho.

    Responder
  • VALDIR GOMES MARTINS disse:

    Bom dia. Ainda ontem vi um vídeo dizendo que a comemoração do Natal é uma festa pagã adaptada no Cristianismo, mas continua pagã devido a origem, que já vem cerca de 2.000 anos antes de Cristo. O que tem de verdade nisso?

    Responder
  • marli macedo disse:

    eu so tenho que agradecer a Deus por encontrar, o irmão André, nem tenho palavras agora vou começar a ler a biblia toda.

    Responder
  • Sabrina Ribeiro do Nascimento disse:

    Bom Dia! Gosto muito dos seus estudos. Eu tenho um blog e estou à procura de parceiros para o meu blog e gostaria de firmar parceria com você, pois vejo que você é ungido por Deus. Uma troca de conteúdos, troca de posts. Um abraço e a Paz de Cristo

    Responder
  • Sabrina Ribeiro do Nascimento disse:

    Vou confessar que usei alguns de seus estudos no meu blog, mas porque são muito bons.

    Responder
  • Nicolina Maria disse:

    encontrar seu Blog foi como achar um preciso tesouro que Senhor continui usando poderosamente sua vida para abençoar mais e mais pessoas até próxima

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.