De que forma Deus endureceu o coração do Faraó?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Apesar de ver claramente na Bíblia que o Faraó tinha o coração muito duro, fico um pouco confusa quando a Bíblia diz que em um determinado momento ele queria libertar o povo israelita e Deus endureceu o coração do Faraó. Nesse caso Deus não interferiu no livre arbítrio da pessoa? E por que Deus fez isso, já que Deus queria que o Faraó libertasse o povo e era justamente isso que o Faraó queria fazer quando Deus endureceu o coração dele? Por favor, me ajude a entender isso!

Cara leitora, vamos avaliar juntos essa questão biblicamente para tentarmos entender a atitude de Deus nesse caso. De fato, parece algo muito estranho, porém, você verá que as coisas se encaixam perfeitamente dentro da justiça de Deus…

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa dizer que Deus endureceu o coração do Faraó?

(1) Podemos perceber que diante das pragas enviadas por Deus ao Egito, o próprio Faraó endureceu o coração por seis vezes (Êxodo 7:13; 7:22; 8:19; 8:32; 9:7; 9:34).

Isso mostra o nível de maldade desse tirano que, mesmo vendo claramente a mão de Deus agindo, não dava o braço a torcer, pois confiava em seus deuses e também se considerava ele próprio um deus.

(2) Em três das pragas enviadas (das chagas, dos gafanhotos e das trevas) observamos que Faraó sente o poder de Deus e dá sinais de que iria libertar o povo israelita, porém, o próprio Deus endureceu o coração do Faraó (Êxodo 9:12; 10:20; 10:27).

Somente na última praga Faraó libertou definitivamente os israelitas (Êxodo 12:29-36).

(3) Dito isto, agora temos de explicar o que significou o ato realizado por Deus de “endurecer” o coração de Faraó. Alguns entendem erroneamente que Deus obrigou o Faraó a fazer algo que era pecado, no caso, ir contra a própria ordem Dele mesmo de libertar os israelitas.

Ou seja, Deus mandou faraó libertar o povo, faraó queria libertar o povo e o próprio Deus não permite que faraó liberte o povo. Confuso, não?!

Isso fere o princípio bíblico ensinado em Tiago 1:13: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta”.

Ou seja, quando Deus endureceu o coração do Faraó de modo nenhum fez com que o Faraó realizasse o mal. Esse não é o significado de endurecer o coração do Faraó.

Mas agora temos um problema: O que Deus fez, então?

(4) A melhor explicação para entender essa questão é que Deus retira de Faraó qualquer aspecto de Sua graça comum que ainda poderia lhe dar a possibilidade de enxergar o que Deus estava fazendo.

A graça comum é a graça de Deus que é derramada sobre maus e bons e que permite que mesmo os maus tenham algumas boas atitudes. É importante observar que por seis vezes o próprio Faraó endureceu o seu próprio coração, o que demonstra uma maldade quase sem limites.

Quando Deus retira de Faraó o pouco da Sua graça que ainda sensibilizava o Faraó a enxergar a mão de Deus, o Faraó fica totalmente entregue a si mesmo, ou seja, entregue ao seu coração que já era extremamente endurecido e mal.

Nós vemos algo parecido em Romanos 1:24, onde Deus “entrega” pessoas que têm o coração totalmente endurecido aos seus próprios corações pecaminosos, o que as leva a agir com cada vez mais maldade e receberem por isso uma justa punição:

“Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si”.

Um dos maiores juízos que Deus pode derramar sobre homens é quando simplesmente retira deles qualquer aspecto restante da Sua graça e os entrega totalmente a si mesmos! Homens nessa condição trilham um caminho destrutivo para sua própria condenação!

(5) Por que Deus endureceu o coração do faraó? Porque toda essa situação fazia parte do plano de Deus, conforme Ele explica a Moisés:

Disse o SENHOR a Moisés: Vai ter com Faraó, porque lhe endureci o coração e o coração de seus oficiais, para que eu faça estes meus sinais no meio deles, e para que contes a teus filhos e aos filhos de teus filhos como zombei dos egípcios e quantos prodígios fiz no meio deles, e para que saibais que eu sou o SENHOR” (Êxodo 10:1-2).

Mesmo quando os maus são deixados por Deus à mercê de seus próprios corações malignos, eles não conseguirão frustrar os planos de Deus, antes, receberão em si mesmos a justiça de Deus como punição, assim como ocorreu com Faraó.

E os planos de Deus nunca poderão ser frustrados por qualquer coração humano que esteja endurecido! Mesmo o coração mais endurecido do mundo nunca poderá ir contra a totalidade do plano de Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp