O profeta Oseias casou com uma prostituta? Saiba a verdade!

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Já li o livro de Oseias, onde Deus manda ele casar com uma mulher prostituta e que teve três filhos, porém já li e reli o capítulo 3, onde Deus manda ele ir pegar a mulher do amigo, não entendi, que amigo é esse nessa passagem e por que Deus manda ele se casar com esse tipo de mulher?

A história do profeta Oseias é realmente muito impactante, porém, é preciso fazer uma leitura completa do livro para compreender o que Deus mandou ele fazer, pois muitas conclusões erradas são tomadas com base em versos isolados desse livro.

Comecemos com a ordem inicial que Deus deu a ele:

“Quando, pela primeira vez, falou o SENHOR por intermédio de Oseias, então, o SENHOR lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR” (Oseias 1:2).

O que salta aos olhos é que Deus usa em alguns textos o relacionamento humano de marido e esposa, como símbolo da sua relação com seu povo. Porém, nesse texto, esse relacionamento é disfuncional! Isso porque Deus é fiel, mas a esposa (povo de Deus) não! Oseias irá representar essa realidade com sua própria vida e relacionamento!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O PROFETA OSEIAS CASOU COM UMA PROSTITUTA?

Existe alguma discussão se essa esposa que Deus mandou Oseias tomar já era uma prostituta (ou mulher que saia com diversos homens) ou se ela se tornou uma traidora (adúltera) depois de já ter contraído relação com ele. Essa discussão se deve ao trecho “filhos de prostituição”, que parece dar a ideia de algo feito depois.

No entanto, a expressão “mulher de prostituições” talvez indique que essa mulher não era de confiança desde o início. Será que ela tinha uma vida dupla?

Será que Oseias sequer sabia se os filhos eram dele mesmo quando os teve? Será que ele tinha alguma desconfiança sobre isso, devido às atitudes reprováveis da esposa? São possibilidades!

Porém, a expressão mulher de prostituição e filhos de prostituição não explicam muitos desses detalhes. Deus parece desejar focar em um ponto específico: Essa mulher, assim como seu povo, é traidora e mal agradecida!

Ou seja, essa seria uma mulher que daria dores de cabeça ao profeta, exemplificando a conduta de Israel para com o Senhor, a qual Oseias representava aqui. E, de fato, ela deu dores de cabeça, como veremos na sequência.

Os filhos de Oseias com Gômer, a mulher de prostituições, demonstram também a mensagem que Deus queria passar! Observe os nomes que Deus manda colocar nos filhos: um deles, o primeiro menino, foi chamado de Jezreel (1:4), a menina teve o nome de Desfavorecida (1:6) e o outro menino chamou-se Não-Meu-Povo (1:9).

Todos esses nomes eram mensagem diretas ao povo de Israel, mas não mensagens positivas!

A grande reviravolta na vida do profeta vem com uma nova ordem de Deus, pesada e difícil:

“Disse-me o SENHOR: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de passas” (Oseias 3:1).

O texto parece indicar que houve um rompimento de Oseias e Gômer em algum momento, por conta de sua infidelidade. Ela quebrou a aliança, por isso, esse rompimento era natural, assim como o próprio Deus também rompeu com seu povo diversas vezes, deixando seu juízo ser derramado sobre eles.

Mas o texto não explica porque ela não foi condenada como a lei exigia. De alguma forma ela foi protegida dessas consequências mais pesadas para que a simbologia que Deus queria aplicar fosse até o final.

Mas porque essa “mulher, amada de seu amigo e adúltera” seria a mesma Gômer e não outra mulher? Essa conclusão é baseada na mensagem de Deus. Se Oseias representava Deus nessa profecia e Gômer o povo de Israel traidor, então, o amor de Deus apresentado (restaurador) deveria ser pela mesma pessoa (e mesmo povo)!

Oseias, assim como Deus, deveria amar sua esposa traidora, buscando a restauração da aliança com ela, mostrando seu amor sacrificial por ela em ações para constrangê-la a mudanças e a buscar a fidelidade!

Observe que Oseias obedece ao Senhor e paga um preço pela sua esposa: “Comprei-a, pois, para mim por quinze peças de prata e um ômer e meio de cevada” (Oseias 3:2).

O texto não explica de quem ele a comprou e nem o tipo de vida que ela vivia nesse momento, mas podemos entender que ela estava perdida e Oseias a resgatou como uma ação de amor, pagando um preço por ela! Como deve ter sido difícil para o profeta! Ele precisou entender o coração de Deus para agir como Deus age!

Toda essa história impactante mostra a realidade de Israel, uma esposa traidora, que quebrava sua aliança com o Senhor. O traía com outros deuses, buscando benefícios que vinham do próprio Deus, mas que eles creditavam a deuses, desprezando, assim, ao Senhor!

A graça de Deus se vê na aplicação de Seu amor! Apesar da justiça de Deus também ser vista, vemos o amor de Deus dando oportunidades de mudança e transformação. Deus é fiel em sua aliança, mas e nós?

Essa era a pergunta chave que deveria brotar no coração de qualquer que ouvisse essa história impactante do profeta Oseias!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp